12/04/2018 às 09h24 - Música

Orquestra Sinfônica apresenta concerto do Barroco Italiano

A estreia acontece nesta quinta-feira, 12, no Teatro Atheneu.

Por: JornaldaCidade.Net

 

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) estreia nesta quinta-feira, 12, a partir das 20h30, mais uma temporada da “Série Laranjeiras” de Concertos, no Teatro Atheneu.  Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, o grupo realizará o concerto “Uma noite em Veneza”, inteiramente dedicado a obras do Barroco italiano, abordando compositores como Antônio Vivaldi, Arcangelo Corelli, Tommaso Albinoni e Alessandro Scarlatti.

 

Entre os destaques, o público também poderá assistir a diversos concertos de Vivaldi executado por grandes instrumentistas da Orquestra, entre eles, Andressa Souto, Fabiano Santana, Sílvio Jackel e Thiago Salvino. Os ingressos custam R$10, para estudantes, melhor idade e professores, e R$20 para o público em geral. Eles estão disponíveis para venda na bilheteria do Teatro Atheneu. A ORSSE é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Pritty Reis

Segundo o maestro Guilherme Mannis, apesar do grupo utilizar instrumentos modernos, a abordagem da interpretação levará em conta muitos aspectos da época. “Todo o nosso trabalho tentará recriar musicalmente, no Palco do Teatro Atheneu, o que se fazia na Veneza do Século XVII.

 

Além de proporcionar ao público uma viagem artística a esta espetacular cidade, nossa interpretação entra no túnel do tempo e revive muitas características daquela época, sendo uma das quais a regência paralela à performance ao cravo, instrumento este que é o coração da composição orquestral barroca”, afirmou.

 

No concerto serão executados os concertos “Primavera”, uma das “Quatro Estações”, de Vivaldi, além de Concertos para Piccolo e Violoncelos. Além disso, serão apresentados Concertos Grossos (peças caracterizadas por diálogos entre pequenos grupos concertantes e a orquestra) de Corelli e Scarlatti, além do famoso Adagio, de Tommaso Albinoni, trilha sonora de um grande número de produções cinematográficas.

 

Repertório:
Arcangelo CORELLI
Concerto Grosso op. 6 nº1
Antonio VIVALDI
Concerto para 2 Violoncelos e Orquestra em Sol menor, RV 531
Tommaso ALBINONI (Remo Giazotto)
Adagio
Antonio VIVALDI
Concerto nº1, em Mi maior, “A Primavera”, RV 269, da série “As Quatro Estações”
Antonio VIVALDI
Concerto grosso RV 151 “Alla rustica”

Concerto para Piccolo e Orquestra, RV 443
Alessandro SCARLATTI
Concerto Grosso em Ré maior

Comentários

comments powered by Disqus