08/02/2018 às 09h32 - Educação

Unit retoma convênio com o Fies

O acordo estabelece a segunda modalidade do novo Financiamento Estudantil (Fies) para aqueles que têm nota Enem, subsidiando até 80% do valor da mensalidade.

Por: JornaldaCidade.Net

O Grupo Tiradentes – mantenedor da Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França em Sergipe; do Centro Universitário Tiradentes, em Alagoas; e da Facipe, em Pernambuco – firmou, ontem, dia 7, convênio de cooperação técnica e financeira com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O acordo estabelece a segunda modalidade do novo Financiamento Estudantil (Fies) para aqueles que têm nota Enem, subsidiando até 80% do valor da mensalidade.

A partir do próximo dia 19, alunos poderão concorrer a vagas das instituições do Grupo Tiradentes em Sergipe, Alagoas e Pernambuco pelo Fies. De acordo com o superintendente do BNB em Sergipe, Antônio César de Santana, essa alternativa representa um salto para o alunato. 

“Por se tratar de um recurso subsidiado, carrega um diferencial em relação às demais fontes de recursos existentes no mercado. Por exemplo: se o aluno graduou em um curso de quatro anos, ao término, ele teria mais dois períodos de idêntico prazo para quitar as dívidas; a questão da taxa de juros que vai ficar em torno de 6.6 ao ano, isto é, pouco mais de meio por cento ao mês; e o BNB vai financiar até 80% do valor da mensalidade”, afirma Antônio César.

Com o acesso à universidade, o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, acredita na elevação da autoestima e qualidade de vida de pessoas. “Essa é uma ação que dignifica o país. Agora que celebramos convênio junto ao BNB – instituição que temos o maior respeito devido às suas contribuições para o desenvolvimento de nossa região –, acreditamos que mais pessoas poderão realizar seus sonhos profissionais e pessoais, contribuindo com o futuro educacional não só do Nordeste, como do país”, considera Uchôa.  

 

Retomada do Fies

Para o superintendente geral do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa Júnior, esse momento representa a retomada da força do Fies nas instituições mantidas pelo Grupo. “O BNB é um banco que historicamente investe em infraestrutura, comércio e indústria pelo Nordeste, mas agora se coloca para financiar a educação superior, algo ainda mais nobre. Portanto, ficamos felizes por este ser um projeto tão importante que impacta pessoas que realmente precisam do Fies para concluir seus cursos e terem suas profissões”, avalia o superintendente geral.

O superintendente administrativo financeiro do GT, Saumíneo Nascimento, comemora o feito. “É uma oportunidade que oferecemos aos alunos de acessarem o financiamento estudantil, com recursos subsidiados do FNE, taxas de juros baratas, prazos adequados e terão condições para honrarem os compromissos de suas mensalidades”, resume.

Inscrições Fies

Para entender como ter acesso a essa oportunidade a partir do próximo dia 19, a coordenadora do Fies Unit, Ariane Barroso, dá todas as coordenadas. “O interessado deve fazer a inscrição com a nota que obteve no Enem 2017, em seguida, vai escolher uma instituição e curso que tem interesse. Conforme a nota e quantidade de vagas (que ainda serão informadas pelo Ministério da Educação), a pessoa é pré-selecionada e pode continuar a inscrição preenchendo com os dados solicitados e escolher o BNB e a parceria com Unit”, explica.

 

Renovação Fies

Os alunos que já conseguiram Fies a partir de 2010 e estão cursando podem renovar seus contratos normalmente com as regras já estabelecidas até 2017 e fazer os aditamentos. “Quem tem desconto fornecido anteriormente continua tendo. Os aditamentos já foram liberados pelo MEC. Nesse momento, a instituição já está preparando o sistema para que o aluno valide e compareça para as renovações”, informa Ariane Barroso.

Quem já possui o Fies e se interessa por essa nova modalidade de financiamento da Unit junto ao BNB poderá migrar assim que a portaria for liberada, a partir do segundo semestre de 2018.

Comentários

comments powered by Disqus