11/05/2017 às 16h02 - Saúde

Vacina contra a gripe: Dia D acontece neste sábado

A meta da campanha, que foi iniciada no dia 17 de abril e vai até 26 de maio, é imunizar 174 mil pessoas em Aracaju.

O "Dia D" de mobilização nacional da Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2017 será no próximo sábado, 13, e todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas das 8h às 17h para vacinar o público alvo. A meta da campanha, que foi iniciada no dia 17 de abril e vai até 26 de maio, é imunizar 174 mil pessoas em Aracaju.

 

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Débora Moura, ressalta que o "Dia D" é uma ótima oportunidade para quem ainda não se vacinou. "Todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado e não fecharão no horário do almoço, por isso, é uma ótima oportunidade para quem ainda não se vacinou. Inclusive, o inverno está chegando e é muito importante se imunizar", disse.

 

Este ano, o Ministério da Saúde (MS) definiu que os seguintes grupos deverão ser vacinados: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhador da área da saúde; pessoas com 60 anos de idade ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

 

Até o momento, em Aracaju, foram vacinadas 25.690 pessoas, número considerado baixo, segundo Débora. "As pessoas precisam se conscientizar da importância da vacina porque ela protege contra três tipos de vírus e reduz as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções provocadas pela gripe. Vacinamos, até o momento, apenas 21,24% do público alvo e esperamos aumentar este número no sábado e até o final da campanha", afirma a coordenadora de Imunização.

 

O que é preciso?


Para receber a vacina é necessário apresentar o Cartão de Vacinação. Os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais precisam levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores devem comprovar a atividade através de algum documento ou declaração da escola onde ensina. No sábado, além da vacinação contra a gripe, será feita também a atualização do calendário vacinal de crianças menores de cinco anos.

Comentários

comments powered by Disqus