16/05/2017 às 15h48 - Saúde

Hemose retoma serviço de transfusão nesta quarta

A suspensão do atendimento foi ocasionada pela necessidade de obras de reparos na estrutura física do prédio.

Por: JornaldaCidade.Net

Nesta quarta-feira, 17, a partir das 8h, a diretoria executiva da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) responsável pelo gerenciamento do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) restabelecerá o serviço de transfusão de sangue e hemocomponentes realizados no ambulatório da unidade. A suspensão do atendimento foi ocasionada pela necessidade de obras de reparos na estrutura física do prédio, que teve como finalidade, garantir a segurança dos profissionais, pacientes e acompanhantes assistidos no hemocentro. 

No espaço foi realizada obra de recomposição do telhado, substituição de telhas, colocação de bloco de gesso, substituição de vidrarias no setor de preparação de medicamentos, pintura e reparos na parte elétrica. Os serviços foram executados através da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e FSPH. 

O diretor geral da Fundação Parreiras Horta, Ari Leite, explica que os serviços seguiram o cronograma de um mês, com início no dia 17 de abril, data que celebra o Dia Mundial da Hemofilia e sendo encerrado no dia 17 de maio. “Estamos cumprindo o ciclo de um mês entre o início da obra e a entrega do espaço para os usuários. A proposta é proporcionar mais conforto aos pacientes que realizam transfusão de sangue no ambulatório do Hemose. Para isso, iremos restabelecer o atendimento ao público dentro do prazo”, confirma.

Conforme o gestor da FSPH, no período em que o setor suspendeu as transfusões, os pacientes foram assistidos pela rede hospitalar do Estado. “Todos os usuários que procuraram o Hemose nesse período, foram direcionados para outras unidades hospitalares para continuar seus tratamentos. E os pacientes hematológicos, que fazem uso da transfusão sanguínea, como tratamento terapêutico, foram direcionados para o Hospital de Urgência de Sergipe – Huse”, ressalta Ari Leite.

O ambulatório do Hemocentro de Sergipe realiza atendimento regular a cerca de 120 usuários portadores de doenças hematológicas, a exemplo da hemofilia, anemia falciforme, doença de Gaucher e doença de Won Willebrand, além de pacientes oncológicos. Na unidade os usuários são acompanhados por equipe multiprofissional, médicos oncohematologistas, pediatra, odontólogo, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social, farmacêutico, dentre outros. No serviço os pacientes passam periodicamente por avaliações médicas e laboratoriais, para receber transfusões de sangue, infusão de medicamentos, tratamento dentário e, acompanhamento por fisioterapeuta que visam controlar as doenças e proporcionar mais qualidade de vida. 

 

Atendimento ambulatorial

 

Para ter acesso aos serviços, os usuários devem procurar a unidade com documento de identidade e o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico de hemoglobinopatias – anemia falciforme e talassemia e coagulopatias hereditárias, a exemplo da hemofilia tipo A, hemofilia tipo B e doença Won Willebrand. O ambulatório funciona diariamente de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000 e 3225-8046.

Comentários

comments powered by Disqus