04/01/2018 às 15h05 - Professores

Câmara dos Deputados recebe inscrição para concurso de redação do programa Câmara Mirim

Podem participar professores regentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo país. Os 10 vencedores poderão levar até 30 alunos para participar das atividades do programa em Brasília no mês de outubro.

Por: ASN

O Câmara Mirim, um programa de simulação da atividade parlamentar, promovido pelo Plenarinho, portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados, com o objetivo de estimular a cidadania está com inscrições abertas para a edição 2018.  Professores interessados em levar seus alunos para participar do Câmara Mirim devem enviar, por e-mail, até o dia 22 de janeiro, uma redação com o tema: "Por que é importante que os estudantes participem do programa de simulação parlamentar Câmara Mirim 2018?".

 

As redações serão analisadas segundo critérios de adequação ao tema, correção ortográfica e gramatical. Podem participar da seleção professores regentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental em escola pública ou particular.

 

A divulgação dos resultados deve ocorrer em 26 de janeiro e os autores das dez melhores redações selecionadas terão o direito de levar até 30 alunos para participar do evento, com atividades previstas para os dias 25 e 26 de outubro. As despesas correm por conta dos próprios participantes.

 

Missão Pedagógica


Esses mesmos professores serão convidados para participar do processo seletivo de ingresso no programa Missão Pedagógica no Parlamento, também da Câmara dos Deputados, composto por três módulos, sendo um presencial e dois a distância. As despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem durante o período do módulo presencial são de responsabilidade da Câmara. O módulo presencial ocorrerá em Brasília, de 4 a 8 de junho de 2018.

 

Câmara Mirim


Todos os anos, no mês de outubro, 400 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental vivem a experiência, em Brasília, de analisar, discutir e votar projetos de lei feitos por crianças e adolescentes de todo o país. O programa é uma simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei. Os projetos selecionados integram a pauta de discussão e votação de deputados mirins, em dois eventos realizados em Brasília, na Câmara dos Deputados: uma Reunião Mirim de Comissão e uma Sessão no Plenário Ulysses Guimarães. As datas previstas para estes eventos são 25 e 26 de outubro de 2018, quinta e sexta-feira, respectivamente.

 

Mais informações podem ser obtidas no portal Plenarinho.

Comentários

comments powered by Disqus