30/01/2018 às 07h23 - Saúde

Confira como viajar no Carnaval protegido da febre amarela

Os turistas precisam ficar atentos às recomendações de vacinação para prevenir as infecções por febre amarela silvestre.

Por: Governo do Brasil

Foto: O Globo/Divulgação
As confirmações de 130 casos se concentraram sobretudo em Minas Gerais, São Paulo, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

 

Antes de fazer as malas para viajar durante o Carnaval, saiba o que você precisa fazer para curtir o feriado com a imunização contra a febre amarela em dia:

 

Conferir a lista de estados vulneráveis

 

Ao todo, vinte estados e o Distrito Federal fazem parte da Área com Recomendação de Vacinação. Assim, quem for para algum desses locais deve se vacinar.

 

Procurar postos com antecedência

 

Os postos de saúde oferecem as doses da vacina à população. Para que a proteção seja efetiva, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar as unidades pelo menos dez dias antes da viagem.

 

Indicação

 

A imunização padrão contra a febre amarela é vitalícia. Depois de tomar uma dose ao longo da vida, não é preciso repetir a vacina.

 

Contraindicação

 

Apesar de ser comprovadamente segura, a vacina oferece riscos à parte da população: alérgicos a ovo, portadores do vírus HIV, pacientes com doenças autoimunes ou em tratamentos com quimio ou radioterapia. Nesses casos, o uso de repelentes é essencial para evitar a picada do mosquito Haemagogus ou Sabethes, que transmitem a doença.

Comentários

comments powered by Disqus