14/02/2018 às 15h36 - Cidades

Seis tartarugas marinhas são encontradas mortas em Aracaju

Monitoramento localizou as tartarugas ao longo do litoral.

Por: JornaldaCidade.Net

Foto: Maria Odília

 

Monitores localizaram seis tartarugas marinhas mortas ao longo do litoral de Aracaju, somente nesta quarta-feira (14), entre a Praia do Viral e o Orlinha da Coroa do Meio. O trabalho de captura foi feito pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITPS).

 

De acordo com o coordenador de Núcleo da FMA, Ricardo Araújo, ainda não se pode precisar o que ocasionou a morte das tartarugas, pois depende de alguns processos, inclusive laboratoriais, porém, o número bastante expressivo para apenas um dia liga um alerta. “Para nós que lidamos com a preservação do meio ambiente marinho, a morte dessas tartarugas nos preocupa bastante. Não é apenas um caso isolado, foram seis tartarugas. Ainda não podemos precisar a causa da morte, mas, o padrão verificado em Sergipe, normalmente, é relacionado à atividade da pesca ou à ingestão de lixo”, afirmou Ricardo. 

 

O número se soma aos demais registrados que, somente em 2018, já chega a 39 tartarugas encontradas mortas no litoral de Aracaju, em sua maioria da espécie Oliva, que é a mais comum em Sergipe. 

 

A atividade de monitoramento das duas entidades é executada através de um condicionamento ambiental licenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de responsabilidade da Petrobras. 

Comentários

comments powered by Disqus