05/05/2017 às 10h06 - Periscópio

Eduardo Amorim (PSDB) optará por disputar a reeleição

Nos meios políticos comenta-se muito que “se o deputado federal André Moura (PSC) for candidato ao Governo de Sergipe...

Por: JornaldaCidade.Net

Nos meios políticos comenta-se muito que “se o deputado federal André Moura (PSC) for candidato ao Governo de Sergipe, o senador Eduardo Amorim (PSDB) optará por disputar a reeleição”.

 

Sem privatização 1

Durante a audiência na Assembleia Legislativa, o presidente do Sindisan, Sérgio Passos, disse que já se reuniu com 14 deputados estaduais da situação e oposição e todos se manifestaram contrários à privatização da Deso. Vereadores de 13 Câmaras Municipais em Sergipe e das Dioceses de Aracaju, Propriá e Estância também estariam contra o processo. 

Sem privatização 2

Sérgio Passos disse ainda que os governos da Paraíba e de Alagoas recuaram de estudar a privatização dos serviços de abastecimento e esgotamento. O sindicalista ressaltou que 90% da população já tem acesso a água potável da Deso e falta pouco para universalizar o serviço. “Esperamos que o governador Jackson Barreto recue, como fizeram os governos da Paraíba e de Alagoas”, falou.

Reestatizadas
Autora do requerimento que propôs a audiência sobre a privatização da Deso, a deputada Maria Mendonça (PP) destacou que em muitos países a privatização não deu certo – e eles tiveram que optar pela reestatização. “Houve prejuízos grandes para a população no que diz respeito às tarifas. A experiência não vingou porque a partir daí a população se manifestou e os governos foram obrigados a reestatizar”, garantiu a parlamentar.
 
Quem vota
Maria também destacou a importância da audiência, lembrando que no momento certo quem vai votar para que a empresa seja privatizada são os parlamentares. “Eu já explicitei o meu posicionamento contrário, tendo em vista as experiências que já não deram certo em outros estados e outros países, no que diz respeito a pegar o patrimônio do povo e entregar”, falou ela.

Lixo
No próximo dia 14 encerra o prazo de execução do contrato emergencial da coleta de lixo de Aracaju. E aí, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) terá que escolher uma empresa para executar os serviços.

Sem fazer muito barulho, o ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, tem conversado com amigos e aliados sobre a possibilidade de ser candidato a senador da República em 2018. Caso encontre muito apoio, manterá seu nome para esse cargo. Mas dá a entender que poderá ser candidato a deputado federal. No problem.

Pagamento 1
O Governo do Estado dá prosseguimento ao pagamento de servidores estaduais nesta terça-feira, dia 9. O calendário referente ao mês de abril teve início no último dia 29, quando receberam os servidores da Secretaria de Educação, Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados e pensionistas do Funprev. Na terça recebem os celetistas das Fundações de Saúde e servidores do Samu, Emdagro, Cohidro, Emgetis, Emsetur, Pronese, Codise, Cehop e Codise.
 
Pagamento 2
No dia 11, recebem os servidores estatutários da Secretaria de Saúde e Fundações, servidores do DER, Adema, Jucese, Detran, ITPS, Fundação Aperipê, Fundação Renascer, Fapitec e demais secretarias.  Aposentados e pensionistas do Finanprev receberão dia 12.

Inauguração
O governador Jackson Barreto (PMDB) entregará hoje a nova quadra poliesportiva do Colégio João XXIII e a reforma da Escola Estadual Josué Passos, ambos em Ribeirópolis. Juntos, os investimentos somam R$ 1,2 milhão. Para melhor atender a alunos, professores e funcionários, a Escola Estadual Josué Passos passou por recuperação em sua estrutura física. A reforma correspondeu a um investimento de R$ 71.889,05 e foi realizada pelo Departamento de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Rejeitou
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) rejeitou ontem as contas do ex-prefeito do Município de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco. O conselheiro Luiz Augusto, relator do processo, decidiu ontem pela rejeição das contas anuais da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, referentes ao exercício 2002. Ainda cabe recurso.
 
Aniversário
O maior fórum de Sergipe, o Gumersindo Bessa, localizado no Bairro Capucho, em Aracaju, completou 20 anos. Inaugurado em 31 de janeiro de 1997, ele recebe, diariamente, mais de 1.500 pessoas. 

Alô Deso
Os moradores do povoado Sítios Novos, localizado no município de Poço Redondo, estão há exatos sete dias sem água.
 
Quem será?
O vereador Cabo Amintas (PTB) também lembrou ontem que o contrato emergencial da coleta do lixo estará encerrando no dia 14 de maio. E questionou: “Quem vai limpar a cidade a partir do dia 15? É necessário ter transparência. Não pode deixar tudo para resolver na última hora. O prefeito precisa explicar como o processo está sendo feito e qual a empresa que vai começar a trabalhar”, cobrou o parlamentar.
 
Parque ecológico
O vereador Américo de Deus (Rede) defendeu ontem a incorporação do Bairro Jabotiana na demarcação do Parque Ecológico. Américo disse que o Parque Ecológico será destinado à preservação ambiental e também ao lazer, pois as áreas verdes atuam como elementos de equilíbrio do meio ambiente urbano, mostrando cada vez mais a necessidade de se discutir a implementação de novo Plano Diretor.
 

Comentários

comments powered by Disqus