16/06/2017 às 10h08 - Festejos

André Moura anunciou que os recursos conseguidos para o Forró Caju serão destinados ao interior

Agora veremos como transferir esses recursos adquiridos para municípios como Itaporanga, Estância, Areia Branca e outros, para abrilhantar mais nossas tradições”, falou Moura.

Por: JornaldaCidade.Net

O deputado federal André Moura (PSC) anunciou ontem que os recursos conseguidos para o Forró Caju serão destinados aos festejos juninos municípios do interior de Sergipe. “Atendi ao prefeito Edvaldo Nogueira. Minha parte foi feita. Infelizmente a Prefeitura não tem certidão negativa. Agora veremos como transferir esses recursos adquiridos para municípios como Itaporanga, Estância, Areia Branca e outros, para abrilhantar mais nossas tradições”, falou Moura.

Festejos juninos
O secretário estadual da Cultura, João Augusto Gama, parece estar bem realizado com a própria atuação na pasta. Não é para menos: em tempo de crise, Gama conseguiu planejar o Arraiá do Povo, festa no Gonzagão e até no Centro de Criatividade, que será reinaugurado. Com as ações, os sergipanos que estiverem em Aracaju poderão aproveitar os festejos juninos até o dia 30 deste mês.
 
Falha
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) disse ontem, pelas redes sociais, que ele e o ministro tentaram de tudo para ajudar o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e a Prefeitura de Aracaju, que segundo ele, “perdeu os recursos por falha da equipe”. Fábio disse que quando foi procurado por um intermediário do prefeito o município já havia perdido o prazo para atender às diligências.

Forró Caju 1
Até o final da manhã de ontem, durante a posse do novo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana de Oliveira, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) demonstrava não ter nenhuma certeza sobre a realização do Forró Caju, mesmo com a liberação da emenda.
 
Forró Caju 2
Edvaldo afirmou durante a solenidade que ainda iria averiguar se a emenda liberada poderia ser retirada no Sistema de Credenciamento da Proposta do Governo Federal. “Também vamos ver a questão junto com o Governo Estadual, porque o recurso seria por essa via. Mas até o momento não está nada certo”, contava Edvaldo. Ele foi surpreendido com a notícia da não liberação da emenda. Ficou sabendo através de entrevista concedida pelo líder do governo, André Moura (PSC).
 
Turismo
Ainda na posse de Jorge Santana, Edvaldo Nogueira demonstrou estar bem à vontade com a escolha na pasta. O gestor de Aracaju assumiu para todos que o turismo na capital não é “dos melhores” e vem depositando todas as fichas no comando de Jorge. Agora é esperar e ver essas mudanças tão esperadas.

Cidade Inteligente
Jorge Santana tomou posse já com “moral” e currículo extenso bem reconhecido. Trabalhando com Edvaldo Nogueira desde a campanha eleitoral, ele promete ser peça chave para o projeto “Cidade Inteligente”, que inclusive já tem o aval de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Uma ponta
O governador Jackson Barreto (PMDB) fez ontem uma “ponta”, como se diz no jargão artístico, na minissérie “Os dias eram assim”, da TV Globo. Ambientada durante o regime militar, a série mostrou o início da reabertura política, onde Jackson aparece no Congresso Nacional, já como deputado federal, conversando no plenário da Câmara.
 
Nota 
O vereador Anderson de Tuca (PRTB) recebeu com tristeza a notícia do cancelamento do Forró Caju deste ano. De acordo com o parlamentar, mesmo sendo uma possibilidade, a não realização do maior festejo junino da capital tinha grandes chances de acontecer, pois a verba no valor de R$ 1,4 milhão, que seria destinada ao evento, já estava reservada.
 
Antecipado 1
Caso faça o pagamento do artista de forma antecipada, caberá ao gestor municipal justificar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o porquê dessa excepcionalidade. Este foi o entendimento da Corte de Contas ao responder, no Pleno desta quinta-feira, 14, a consulta do prefeito do Município de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, acerca da possibilidade de adiantamento desse tipo de pagamento.
 
Antecipado 2
A consulta foi relatada pelo conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, corregedor-geral do TCE, que respondeu ainda questionamento do gestor sobre qual percentual desse pagamento pode ser adiantado. Neste caso, o Tribunal entendeu que o detalhamento deverá constar no contrato que será celebrado.
 
Energia
O senador Eduardo Amorim (PSDB) recebeu ontem representantes da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Centro-Sul de Sergipe (Cercos.) O objetivo do encontro foi solicitar ao senador apoio para que o Governo Federal possa atenuar a cobrança do reajuste de tarifas de compra e venda de energia elétrica da permissionária Cercos.
 
Celeridade
A vereadora Emília Corrêa (PEN) cobrou mais celeridade na tramitação dos projetos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Para Emília, parece que está existindo uma corrente contrária à tramitação dos seus projetos, protocolados no início da legislatura. Segundo ela, são projetos importantes, que visam a organização social da comunidade e que são barrados.

Vai parar 
Enfermeiros e agentes comunitários de endemias de Aracaju paralisaram ontem os seus serviços por 24h. Eles pedem recomposição salarial das categorias e nesse impasse o vereador Lucas Aribé (PSB) se mostrou bastante preocupado com a área da saúde de Aracaju. “A saúde está péssima. Continuamos vivenciando todas as situações que ocorriam na gestão anterior” declarou o vereador, que se mostrou preocupado com a possibilidade de parte da saúde de Aracaju entrar em greve no dia 21 de junho.

Comentários

comments powered by Disqus