seta anterior

Anterior

Impedido

10/07/2017 às 07h43 - Periscópio

Nas secretarias

Nesta segunda-feira, o governador interino, Belivaldo Chagas (PMDB), começa a preparar sua agenda para o tempo em que estará no comando do Estado.

Nesta segunda-feira, o governador interino, Belivaldo Chagas (PMDB), começa a preparar sua agenda para o tempo em que estará no comando do Estado. Belivaldo já definiu que vai despachar nas secretarias, juntamente com sua equipe. “Ao invés de receber os secretários, vamos às secretarias”, disse o governador. Na terça ele estará na Secretaria de Educação, acompanhado dos secretários da Fazenda e do Planejamento.

 

Nas secretarias 2


“Vamos ver se conseguimos adiantar alguma coisa. A Educação é uma pasta muito grande e às vezes precisa de alguma atenção especial, para agilizar alguma coisa. É uma das secretarias que vêm sendo priorizadas pelo governador Jackson Barreto”, disse Belivaldo, que também pretende despachar nos gabinetes dos secretários da Saúde e Educação.

 

Normalidade


Fora isso, Belivaldo Chagas explica que em sua interinidade não haverá nenhum sobressalto ou mudanças, já que como titular da Casa Civil ele já atua como em uma antessala do governador. “Vou continuar minha agenda do dia-a-dia, recebendo todos que me procuram, não terá muita modificação. Se no decorrer do período aparecer alguma obra para inaugurar ou ordem de serviço para assinar, ele cumprirá suas obrigações.

 

Em Brasília 1


Na próxima semana, o deputado estadual Robson Viana (PEN) aproveita o período de recesso na Assembleia Legislativa para ir a Brasília, onde agendou reunião com a senadora Maria do Carmo (DEM), os deputados Jony Marcos (PRB), Laércio Oliveira (SD) e Fábio Reis (PMDB), entre outros. Além de se inteirar sobre a conjuntura política nacional, Viana vai tratar de assuntos que interessam ao Estado.

 

Em Brasília 2


Ainda em Brasília Robson participa de reunião com a direção nacional do PEN. Vai falar sobre a situação da sigla no estado e a perspectiva de crescimento da mesma. 

 

Pouco produtivo


Sobre o primeiro semestre na Assembleia Legislativa, Robson considerou que não foi muito produtivo. “Temos que produzir mais no segundo semestre. A conjuntura política nacional e as coisas que aconteceram no país acabam atrapalhando, mas poderíamos ter debatido mais projetos durante o ano, ao invés de votar vários no último dia, o que é muito cansativo, porque são diversas comissões e reuniões seguidas”, falou o parlamentar.

 

Inativos


O Censo Previdenciário realizado pelo Sergipeprevidência apontou que Sergipe possui 18.524 servidores estaduais inativos e mais 6.606 pensionistas. Entre os servidores inativos, 73% são mulheres – entre os ativos o número é praticamente meio a meio. Outro dado importante: 77,64% dos pensionistas são mulheres. Uma curiosidade: nove aposentadas possuem mais de 105 anos (representam 0,04% dos servidores inativos).

 

Na capital


O Censo Previdenciário aponta ainda outro dado relevante: 58,83% dos servidores estaduais estão lotados na capital. São delegados, policiais militares, professores, auditores, técnicos administrativos etc. Ou seja, Sergipe possui 75 municípios, mas metade dos servidores estão em Aracaju, que possui cerca de 25% da população do Estado.

 

Fora carroças 1


Já é hora de acabar com as carroças em Aracaju. Em pleno Século XXI não faz mais sentido utilizar veículos de tração animal, com cavalos sendo maltratados, desfilando pelas ruas sendo chicoteados, com feridas abertas, cascos podres, carrapatos e doenças. Além dos maus-tratos, é um risco à saúde pública. Os carroceiros não possuem condições financeiras nem locacionais para dar um tratamento digno aos animais.

 

Fora carroças 2


No trânsito pelas ruas estreitas de Aracaju, onde muitas possuem apenas duas faixas, elas são um contratempo, atrapalhando a fluidez. Além disso, muita gente ainda contrata carroceiros para se livrar de entulho, restos de construção, galhos de árvores podadas e toda sorte de detritos, que são descartados em locais irregulares, contribuindo para manter a cidade suja.

 

A favor


Em conversa com a coluna, o deputado federal Valadares Filho (PSB) confirmou que vai votar favoravelmente à abertura de ação penal contra o presidente Michel Temer. Em Sergipe, apenas o João Daniel (PT) havia confirmado que votaria a favor da aceitação da denúncia. André Moura (PSC) e Laércio Oliveira (SD) serão contrários. Fábio Mitidieri (PSD) informou à imprensa que ainda não sabe. Adelson Barreto (PR), Fabio Reis (PMDB) e Jony Marcos (PRB) não se pronunciaram.

 

Desenvolvimento 1


O deputado Valadares Filho (PSB-SE) esteve esta semana em Portugal, participando do 24º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, realizado na cidade de Covilhã. Como presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), Valadares Filho foi convidado pela Universidade da Beira Interior, de Portugal. Segundo ele, os assuntos em discussão podem ser transpostos para a situação brasileira. 

 

Desenvolvimento 2


“Estamos discutindo temas que são importantes para o desenvolvimento regional no mundo inteiro, inclusive para o Brasil”, destaca. O parlamentar do PSB de Sergipe destaca que o debate sobre cultura, que compreende as contribuições da arte, do folclore e de outras manifestações artísticas, traz assuntos relevantes para o desenvolvimento regional. “Temas de cultura popular – nos quais o Nordeste é particularmente rico – devem estar cada vez mais na pauta do desenvolvimento regional, que gera renda e produz empregos”, explicou.

 

Pagamento 1


O Governo do Estado deu prosseguimento ao pagamento de servidores nesta sexta-feira, dia 7. O calendário referente ao mês de junho teve início dia 1°, quando receberam, integralmente, todos os servidores da Secretaria de Educação, Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados do Funprev. No dia 7, receberam os celetistas das Fundações de Saúde e servidores do Samu, Emdagro, Cohidro, Emgetis, Emsetur, Codise, Cehop e Pronese.

 

Pagamento 2


No dia 11, será efetuado o pagamento dos estatutários da Saúde e Fundações, DER, Adema, Jucese, Detran, ITPS, Fundap, Fundação Renascer, Fapitec e demais secretarias de Estado. A data de pagamento de aposentados e pensionistas do Finanprev será divulgada nesta segunda, dia 10.

Comentários

comments powered by Disqus