seta proxima

Próxima

PPS

01/11/2017 às 08h21 - Periscópio

Encerra 1

\"Sergipe precisa renovar seus quadros políticos\"

Por: JornaldaCidade.Net

O pré-candidato ao Senado Federal, João Fontes, acha que em 2018 é preciso encerrar o ciclo político de Albano Franco, João Alves Filho, Valadares e Jackson Barreto. “Sergipe precisa renovar seus quadros políticos!”, diz ele.

 

Encerra 2

Fontes disse à coluna: “Em 2018 tenho a percepção que vai acontecer o fenômeno de 1974, com o fim do ciclo de Leandro, e em 1994, com o fim do ciclo de Lourival. Em 1974 ganhou para Leandro o médico Gilvan Rocha e em 1994 Zé Eduardo mandou para casa Lourival Baptista.

 

Dificultando 1

A coluna recebeu a informação de que o líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, estaria tentando prejudicar o Estado. Ele usaria sua influência, utilizando inclusive o nome do presidente Michel Temer (PMDB), para barrar ou atrasar a liberação do novo empréstimo ao Governo de Sergipe, que será destinado principalmente à reconstrução das rodovias.

 

Dificultando 2

A coisa seria ainda mais grave do que parece. Chegou ao Governo do Estado que para a liberação desses recursos a administração estadual teria que destinar pelo menos R$ 20 milhões em obras para uma prefeitura do Vale do Cotinguiba. Com isso André estaria disposto a não tentar travar a liberação dos recursos. Ou seja, é o velho “criando dificuldades para vender facilidades”. 

 

Fica na CMA

Em conversa com esta coluna, o vereador Nitinho (PSD) assegurou que não existe desejo para ser candidato a cargo eletivo em 2018. Contudo, o parlamentar sinalizou que poderá mudar de decisão caso seja “uma missão do partido”. “Se for do partido a necessidade de somar para poder ajudar, eu posso até vir a ser, mas eu acho muito difícil”, disse.

 

Estrago 1

O senador Eduardo Amorim (PSDB) registrou na rede social, em seu perfil pessoal: “O Governo do Estado está tomando mais um empréstimo. O que tem sido dado como garantia para tomar esses empréstimos é o FPE. A dívida pública de Sergipe está cada vez mais estratosférica. O estrago que está sendo feito nas finanças do Estado é para mais de 30 anos”.

 

Estrago 2

Ainda no perfil, Amorim continuou: “Sergipe é um paciente que está na UTI e isso me deixa muito triste. Só os sergipanos podem salvar nosso Estado dando o remédio na hora certa”.

 

Calendário 1 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), anunciou o calendário de pagamento dos servidores da administração municipal e deixou os vencimentos dos aposentados e pensionistas para serem pagos a partir do dia 13. A medida adotada pela gestão gerou críticas do deputado federal Valadares Filho (PSB). “A incompetente gestão Edvaldo Nogueira começa a penalizar os servidores”, comentou em sua rede social.

 

Calendário 2

Valadares Filho afirmou ainda que Edvaldo Nogueira prometeu durante a campanha só para vencer a eleição. “Com sua falta de planejamento estratégico, demonstra o conceito da velha política. Minha solidariedade aos servidores e aposentados de Aracaju que mais uma vez foram enganados”, registrou.

 
 
Ministros 1
O II Congresso Internacional de Contas Públicas, que será realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) nos dias 6, 7 e 8 de novembro, com o tema “Governança e Gestão das Cidades”, terá entre os palestrantes dois ministros do Tribunal de Contas da União (TCU): José Múcio Monteiro Filho e João Augusto Ribeiro Nardes.
 
 

Ministros 2
Vice-presidente e corregedor do TCU, José Múcio Monteiro Filho participará da conferência de abertura do evento, às 9h30 da segunda-feira, 6, que terá como presidente da mesa o deputado federal André Moura, líder do governo no Congresso Nacional. Já o ministro Augusto Nardes vai proferir palestra na terça-feira, 7, às 10h, no painel temático sobre os índices de efetividade da gestão municipal (IEGM), geral de governança (IGG) e de efetividade da gestão estadual (IEGE).
 
 
 

Foto: Divulgação

Nomeações
O senador Eduardo Amorim cobra a nomeação de concursados para diminuição da insegurança em Sergipe. Segundo Amorim, Sergipe tinha em 2016 o segundo menor efetivo policial militar do país, com 5.019 servidores. “Fato é que temos uma grande defasagem, tanto nos efetivos da Polícia Militar, quanto da Civil e a necessidade de que os concursados sejam nomeados é uma demanda antiga”, disse, ao reafirmar que quando buscou o envio da Força Nacional de Segurança para o Estado foi bastante criticado pelo atual governador.
 
 

Preocupada 
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) revelou ontem a sua preocupação com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), segundo a qual, só este ano, Sergipe deve registrar 450 novos casos de câncer de mama. No Brasil, a estimativa é que esse número chegue a 58 mil. “É um número altíssimo e muito preocupante”, afirmou, ressaltando a necessidade da conscientização do diagnóstico precoce para que haja um maior sucesso no tratamento.
 

 

Foto: Divulgação

Sem medicamento 

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) fez um apelo durante sessão plenária a Monica Passos, diretora Administrativa Financeira (DAF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Tem medicamentos que são essenciais não só para o tratamento de algumas doenças crônicas, mas até no pronto-atendimento da unidade. Já denunciei a falta de insumos recentemente e agora a queixa da população é a falta de medicação. Um total descaso. Afinal, o posto de saúde está lá de enfeite? Será que não percebem que essa demora interfere na qualidade de vida e agrava a situação dos pacientes?”, questionou.
 

Comentários

comments powered by Disqus