21/12/2017 às 08h49 - Periscópio

Liberou recursos 1

O deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, conseguiu liberar R$ 5,3 milhões para Sergipe

Por: JornaldaCidade.Net

Foto: Divulgação

Ao longo do segundo semestre deste ano, o deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, conseguiu liberar R$ 5,3 milhões para Sergipe. Foram beneficiados os municípios de Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Socorro, Pedrinhas, Pinhão, Riachuelo, Salgado, São Cristóvão, Telha, Tomar do Geru e Umbaúba.

 
Liberou recursos 2
Os recursos liberados pelo parlamentar foram destinados às áreas de saúde, infraestrutura urbana, infraestrutura turística e educação. Lagarto, Pedrinhas e Tomar do Geru receberam recursos para a pavimentação de vias. Itabaianinha, Itaporanga, Macambira, Maruim, Nossa Senhora Aparecida, Pedrinhas, Pinhão, Riachuelo, Salgado, São Cristóvão, Telha e Umbaúba receberam recursos para a área da saúde.
 

Deu 10
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) está satisfeito com a equipe que escolheu para comandar as pastas na Prefeitura de Aracaju. Sobre os secretários, o gestor comentou que as expectativas foram correspondidas neste primeiro ano. “A minha avaliação do secretariado é nota dez”, contou.
 
 
Mesmo time
Inclusive, sobre a equipe, Edvaldo Nogueira assegurou que deverá manter o mesmo time que o acompanha desde o início da gestão. “Na verdade, isso quem pode dizer é o tempo. Esse ano é eleitoral, possa ser que tenha alguns secretários que tenham interesses eleitorais e terão que agir. Claro que vamos analisar, não terei nenhum problema, mas não encaro isso como problema”, disse.
 
 
Caça-Fantasmas
Sobre a Operação Caça-Fantasmas, do Ministério Público, Edvaldo Nogueira informou que está atento e que irá atender qualquer recomendação do órgão. “O que o MP apontar, nós iremos apurar e, se for comprovado, vamos imediatamente fazer a demissão. Se encontrarmos, vamos demitir todos os fantasmas”, frisou.
 
 
Site novo
A Prefeitura de Aracaju lançou o novo portal ontem e, de acordo com gestão municipal, tem como meta a transparência e interação com o cidadão. “Mais eficácia e navegabilidade. Ele consiste em três eixos fundamentais: notícias, informações e serviços e interatividade”, contou o secretário Luciano Correa para esta coluna.
 
 
À disposição
Eliane Aquino (PT), vice-prefeita de Aracaju, falou para esta coluna que se as pesquisas que apontam o nome dela como pré-candidata para cargo eletivo em 2018 forem verdadeiras, não deve negar o pedido da população. “Não tenho direito de negar o desejo da população. Se isso mesmo for real, meu nome estará pronto”, disse.
 

Ainda dívidas 1
Após a apresentação do balanço de dados do primeiro ano da gestão de Edvaldo Nogueira, o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, apontou que a situação ainda será difícil no próximo ano. “Nós ainda teremos que equacionar problemas de dívidas, principalmente com fornecedores, mas também precisaremos locar recursos para poder garantir o pleno fornecimento desses serviços”, revelou.


Ainda dívidas 2
Em conversa com o JORNAL DA CIDADE, Jeferson Passos acredita, mesmo com os números da receita e da despesa no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, que o ano de 2018 será melhor que 2017. “Não vai ser um ano folgado porque aquilo que a gente conseguiu alavancar do ponto de vista de receita já está comprometido com despesas e compromissos passados. Mas nós teremos uma condição de melhor gerir esses recursos ao longo do próximo ano”, frisou.
 

Ainda dívidas 3
De acordo Jeferson Passos, este ano a Prefeitura de Aracaju passou por um processo de pagamento de dívidas deixadas pela gestão passada. “As finanças estavam totalmente desorganizadas. O patamar de despesa muito superior à receita e dívidas acumuladas dos anos de 2015 e 2016. A sensação agora é de dever cumprido porque aquilo que foi planejado foi atingido. Mas o problema não foi resolvido ainda”, contou.
 
 
Abre 1
A Emsurb informou que na véspera de Natal, 24, e no último dia do ano, 31, os mercados centrais (Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco) e o mercado Milton Santos, localizado no Conjunto Augusto Franco, irão funcionar até às 14h. Os mercados setoriais (bairros) abrem normalmente nas duas datas. Já as feiras livres não sofrem alteração. 
 
Abre 2
No Dia de Natal, 25, e no Ano Novo, 1º de janeiro de 2018, os mercados centrais, setoriais e as feiras livres não funcionarão. O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) mantém, nas quatro datas, seu horário habitual de funcionamento, das 5h às 21h.

 
Rejeitadas 1
Emendas direcionadas à valorização salarial dos servidores públicos, à preservação das prerrogativas do parlamento municipal e à ampliação do investimento em cultura e assistência social propostas pelo vereador Iran Barbosa (PT) ao projeto de lei n° 350/2017, do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Aracaju para o exercício de 2018, foram rejeitadas, durante a votação, na última terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju.
 
 
Rejeitadas 2
O vereador Iran apresentou oito emendas ao projeto, das quais sete foram rejeitadas pela maioria dos vereadores, na Comissão de Finanças e em Plenário, e apenas uma foi aprovada. Sobre as emendas rejeitadas, as que chamaram mais atenção foram as que propunham a garantia do reajuste do valor do piso salarial do magistério e a revisão geral anual para os salários dos servidores públicos.
 

Comentários

comments powered by Disqus