05/01/2018 às 09h53 - Periscópio

Ministério Público Estadual ajuizou uma ação civil pública Maria da Taiçoca

A ação foi motivada pelo Movimento Atitude Sergipe (Mova-SE), após tentar buscar informações na Casa Legislativa Municipal.

Por: JornaldaCidade.Net

Proposta indecente

Um ano após a denúncia feita pelo ex-vereador Acácio, de que rolou na Câmara Municipal de Aracaju uma proposta indecente, onde nove vereadores iriam receber R$ 50 mil para votar a favor do aumento da passagem de ônibus, não se tem novidades. Todo mundo quer saber os nomes dos vereadores que toparam a proposta e de quem ofereceu a grana. A suspeita é de que teria sido um empresário do ramo de transportes – mas não há nada concreto sobre isso.

 

Em primeiro 1

A assessoria de Edvaldo Nogueira informou que o prefeito não foi apontado como o “pior” do Brasil. Ao contrário disso, o levantamento realizado pelo portal G1, sobre as promessas cumpridas pelos gestores municipais de capitais, mostra que Edvaldo foi o prefeito do Nordeste que mais cumpriu integralmente promessas feitas na campanha eleitoral. 

 

Em primeiro 2

Em seu primeiro ano de governo, Edvaldo cumpriu 21,6% das promessas, entre elas a revogação do aumento anual de 30% do IPTU, a regularização do pagamento de salários e o programa de recapeamento de Aracaju.

Socorro 1
O Ministério Público Estadual ajuizou uma ação civil pública contra a presidente da Câmara de Nossa Senhora do Socorro, Maria da Taiçoca (PSD), por descumprimento da Lei de Acesso à Informação. A ação foi motivada pelo Movimento Atitude Sergipe (Mova-SE), após tentar buscar informações na Casa Legislativa Municipal.

Socorro 2
Para esta coluna, um dos integrantes do Mova-SE, Uilliam Pinheiro, contou que buscava informações da folha salarial do quadro de servidores efetivos, comissionados e vereadores. “Nós protocolamos por duas vezes um ofício solicitando e tivemos os pedidos negados. Então, nós fizemos uma representação e o MP aceitou. O promotor do órgão também tentou informações na Câmara e não conseguiu. Assim surgiu a ação”, contou.


Mova-SE
O movimento já vem atuando há algum tempo no Estado. Inclusive, foi este mesmo grupo que acionou a Justiça sobre o aluguel do prédio da sede da Secretaria Estadual da Saúde. Os integrantes asseguram que a iniciativa principal é exercer a cidadania plena e que, por essa razão, não possui nenhum viés político.
 
Consórcio
O consórcio público para realizar compras compartilhadas em grande quantidade é uma realidade em Sergipe. Para esta coluna, o prefeito de Amparo do São Francisco, Franklin Freire (PR), alertou que 40 municípios já são integrantes. “Mais da metade dos municípios do Estado, que contém 75”, destacou.
 
Insegurança 1
A chácara do governador Jackson Barreto (PMDB), localizada no Povoado Salvadorzinho, em Itaporanga D’Ajuda, foi invadida por marginais na última quarta-feira. No momento do crime JB não se encontrava no local, mas os bandidos armados renderam o caseiro e levaram alguns objetos.

Insegurança 2
Agora, se nem a área residencial do governador do Estado escapa da ação dos bandidos, imagine o que ocorre nos demais pontos de Sergipe. Até o momento do fechamento deste jornal, os assaltantes não foram capturados.

Carmem em SE 2
No convite formulado a Cármen Lúcia, o presidente da seccional da OAB afirma que a situação funcional do Copencam é calamitosa. “Uma bomba-relógio na iminência de explodir rebeliões. Há dois anos a OAB/SE vem alertando as autoridades a respeito do ambiente caótico daquele presídio, chegando até a postular judicialmente, juntamente com o Ministério Público do Estado de Sergipe, a sua desativação”, explicou Henry Clay.
 
Carmem em SE 3 
Henri Clay disse ainda no convite a Cármen Lúcia que “o Copencam funciona precariamente face à absurda superlotação; nefasta degradação humana; nenhuma atividade de ressocialização; quadro bastante insuficiente de agentes prisionais e absoluto descontrole do Estado diante das facções criminosas. Enquanto isso, a sociedade sergipana, apavorada, convive com a latência de gravíssimas rebeliões naquele complexo prisional”.

PIB de SE 1
O Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe registra variação média de 3,1% no período acumulado dos últimos 14 anos. A constatação é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, com base na pesquisa “Contas Regionais do Brasil 2002-2015”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
PIB de SE 2
Com o resultado, Sergipe apresenta a quinta melhor média regional do Nordeste, à frente dos Estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte. O melhor desempenho é obtido pelo Piauí (+4,8%). Em Sergipe, a variação é superior à média nacional (+2,9%), ao lado de outras 11 unidades federativas. No Estado, os setores da agropecuária, indústria e serviços contribuíram para a participação da região no PIB nacional, que alcançou R$ 38,55 bilhões em 2015.

Comentários

comments powered by Disqus