29/03/2018 as 17:01

Mágoa

Jackson Barreto tem exposto sua mágoa em relação aos auditores fiscais

Ele não poupou críticas ao que considerou um posicionamento intransigente e insensível do Sindifisco.


Jackson Barreto tem exposto sua mágoa em relação aos auditores fiscais

Mudança
Além da possibilidade de mudar de sigla já levantada por Belivaldo Chagas (MDB), o deputado estadual Gustinho Ribeiro vem se preparando para deixar o PRP e ir de mala e cuia para o PDT. Segundo as informações que chegaram para esta coluna, Gustinho irá dividir o comando do partido com Fábio Henrique. Vale registrar que os dois são nomes que vão disputar espaço na Câmara de Deputados.

Fafen
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) discursou ontem na tribuna do Senado Federal sobre a situação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) e fez o registro no seu perfil pessoal na rede social. “Fui à tribuna criticar a falta de solução definitiva por parte do governo Temer, que adiou para o dia 31 de outubro o fechamento das fábricas da Fafen em Sergipe e na Bahia”, escreveu.

O governador Jackson Barreto tem exposto sua mágoa em relação aos auditores fiscais do Estado. Não poupou críticas ao que considerou um posicionamento intransigente e insensível do Sindifisco diante do quadro financeiro estadual, explicando que a categoria tem salários acima de R$ 20 mil e cruza os braços reivindicando uma gratificação de mais R$ 4 mil, enquanto parte considerável do funcionalismo recebe baixos salários.

Mágoa 2
JB citou ainda que os auditores lotados em Postos Fiscais trabalham um dia e folgam cinco e com a greve prejudicam ainda mais a arrecadação. “O governo foi sensível ao encaminhar uma lei para a Assembleia Legislativa evitando o fim da categoria, em consequência de uma derrota do Sindifisco na Justiça. Realizaram até um almoço de agradecimento, mas agora entram em greve e ameaçam as finanças do Estado”, externou.

Concursos
Jackson Barreto (MDB) anunciou ontem, durante entrevista no programa de rádio “Fala Sergipe”, que na próxima terça-feira, 3, irá assinar a autorização para publicação dos editais dos concursos dos agentes prisionais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Serão 300 vagas para soldados da PM e 30 para aspirante; 200 vagas para bombeiro e 12 para aspirante; e cem para guarda prisional.

Proinveste
A afirmação do governador Jackson Barreto de que os recursos do Proinveste foram usados irregularmente para pagamento de salários de servidores respinga nos secretários da Fazenda interino, Oliveira Júnior, e de Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Vai com Mendonça?
Ninguém estranhe se o senador Antônio Carlos Valadares puxar o seu PSB para uma aliança com o DEM de Mendonça Prado. Há rejeições a ele, ao MDB de Jackson Barreto e ao PSC de André Moura.

Em outro mundo 1
Na edição de ontem, esta coluna registrou o comentário do presidente da Câmara, vereador Nitinho (PSD), que elogiou a atuação de Almeida Lima no comando da Secretaria Estadual da Saúde. Contudo, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), em tom irônico, discordou apontando que os pontos positivos citados por Nitinho não condizem com a realidade.

Presídios 1
O presidente da OAB, Henri Clay, entregou um relatório para a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) relatando o cenário do sistema prisional e a situação da segurança pública em Sergipe. No material, a OAB indicou a superlotação como principal problema a ser enfrentado. Em resposta ao conteúdo, a Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) emitiu nota dizendo que procurou instituições para somar os esforços na causa.

Presídios 2
Segundo a Sejuc, atualmente os novos presídios sergipanos possuem 5.277 internos, sendo que 2.593 deles estão no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. Antigamente, o Copemcan, devido à superpopulação, era palco de constantes fugas. “No entanto, a Sejuc já está há um ano e dois meses sem registrar nenhuma fuga em todo o sistema prisional que administra”, expõe a nota.

Presídios 3
Além disso, a Sejuc disse que soa estranha a seguinte declaração do presidente da OAB ao se referir ao Copemcan e ao Presídio Senador Leite Neto: “São presídios que funcionam como bombas-relógio prestes a explodir, com gravíssimas consequências sociais”.

Reunião
O Professor Bittencourt, vereador e o presidente do diretório estadual do PCdoB, acompanhado pelo vereador Isac Silveira (PCdoB), recebeu a visita do empresário Breno Silveira. O encontro foi ontem e pautado no cenário político e o processo eleitoral que se aproxima. Bittencourt avaliou o encontro como positivo e elogiou a juventude e a inteligência de Breno diante das análises do momento político em que o Brasil e Sergipe vivem.

Contesta
O vereador Cabo Amintas (PTB) comentou ontem a ausência de questões pessoais envolvidas na iniciativa. “O vereador Vinicius Porto (DEM) disse a um órgão de imprensa que se sentiu traído pelos colegas vereadores que entraram com uma ação na Justiça pedindo sua saída da CPI do Lixo. De antemão, com todo o respeito que tenho, venho dizer que não tenho nada pessoal contra o vereador”, afirmou.