10/04/2018 as 13:47

Dança da cadeiras nas secretarias



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dança da cadeiras nas secretariasArquivo JC

Educação

O governador Belivaldo Chagas fez publicar no Diário Oficial do Estado uma portaria nomeando José Everton Siqueira Santos, um técnico do serviço público, secretário de Estado da Educação,  interinamente, até que Josué Modesto possa passar a Sefaz para Ademário Alves e seguir para a SEED.  E muita gente pensou que Modesto tinha desistido da pasta ou Belivaldo desistido dele. Fofoca para todos os lados. No final da tarde de ontem, a calmaria de volta. Tudo foi esclarecido.

 

Privatização da FAFEN

O presidente Michel Temer disse ao ex-governador Albano Franco que também entende que a Petrobras deve preparar a FAFEN para a privatização e não decidir pela hibernação. A revelação foi feita durante conversa, na posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban, na noite da última sexta-feira, em Salvador. Após a solenidade, no encontro com Temer, Albano provocou o assunto e voltou a defender que se a Petrobras não quer mais continuar com o negócio de fertilizantes, deve privatizar as unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados ao invés de fechá-las. O presidente disse ter o mesmo entendimento e até lamentou que o encontro com Albano só acontecera após a solenidade, pois, se fosse antes, teria aproveitado o pronunciamento feito na ocasi&ati lde;o para tratar da questão que interessa muito a Sergipe e a Bahia.

 

Posse

Tomam posse hoje dos secretários de Estado da Educação e da Fazenda, Josué Passos e Ademário Alves. O secretário da Fazenda será empossado hoje às 10 horas na sede da Sefaz. Logo em seguida, às 11h30, é a vez do novo gestor da Educação, na Seed.

 

Supersecretário 1

Nas últimas semanas, o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa se fez presentes em diversas inaugurações de obras executadas pelo Governo do Estado sob o seu gerenciamento, a exemplo do estádio em Pedrinhas, a interligação das avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto, o ginásio poliesportivo de Itabaiana, a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, entre outras.

 

Supersecretário 2

Durante a inauguração da Rodovia Leudes Alves dos Santos (Japoatã/Propriá), a ex-Deputada Estadual e Conselheira de Contas Angélica Guimarães, filha do homenageado que dá nome à via, o referenciou como supersecretário, em reconhecimento à sua contribuição em obras estruturantes que modificaram o cenário sergipano.

 

Surpresa 1

Depois da denúncia de que a ala de nefrologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) teria sido desmontada após a inauguração, o governador Belivaldo Chagas (PSB) resolveu fazer uma visita surpresa ao local, na manhã de ontem – seu primeiro dia de trabalho no comando do estado. Nem mesmo o secretário de Saúde, Almeida Lima, havia sido avisado.

 

Surpresa 2

Almeida foi informado da visita através do radialista George Magalhães, a quem concedia uma entrevista. Ao saber que Belivaldo estava no local, o secretário de saúde encerrou a entrevista: “Não tenho nada a declarar, a nossa entrevista encerra nesse momento. A autoridade maior é o governador e eu tenho que me recolher. Darei os esclarecimentos necessários a ele", finalizou.

 

Solidariedade 1

O deputado estadual Gustinho Ribeiro informou a coluna de que todos os seus aliados que estavam filiados ao PRP estão sendo convidados a juntar-se ao Solidariedade. Alguns já atenderam ao convite.

 

Solidariedade 2

Em conversa com a coluna, Gustinho declarou: “Assumimos um partido bem maior que o anterior. Teremos toda uma estrutura partidária à nossa disposição. O Solidariedade tem uma capacidade de diálogo com a sociedade bem maior, já que tem como bandeiras o trabalhismo, a justiça social e o emprego. É um partido jovem que foi fundado em 2013, o que só aumenta nossa responsabilidade”.

 

Não conversou 1

Em conversas com a imprensa o governador Belivaldo Chagas (PSD) tem dito que usaria essa primeira semana para tomar pé das questões administrativas. A partir da segunda semana ele assumiria o comando das conversas com os partidos políticos. Ou seja, até agora Belivaldo não conversou com ninguém. Estão todos aguardando. Entre estes que esperam está o pessoal do PRB – que já pediu uma audiência com o novo governador, para discutir política.

 

Não conversou 2

O deputado federal Jony Marcos disse que até o momento a solicitação do PRB não foi respondida. Sobre as reuniões políticas acontecerem na próxima semana, Jony disse que ouviu isso na imprensa, mas não recebeu comunicado algum do governador. O deputado do PRB diz que seu partido continua conversando com todos, indistintamente e que mantem a porta do diálogo aberta.

 

Indefinição

O fato é que até o momento há muito pouca coisa definida no bloco da oposição. Valadares Filho diz que é pré-candidato ao governo, mas não fala qual seria o seu bloco e apoiadores. No grupo do senador Eduardo Amorim e do deputado federal André Moura, também não se sabe quem serão os candidatos ao governo e Senado. A demora para a definição tem gerado estranhamento.

 

Fantasmas 1

Ex-secretário de Articulação Política da Prefeitura de Aracaju, na gestão de João Alves Filho (DEM), Roberto Goes prestou depoimento ao Ministério Público Estadual, no âmbito da operação Caça Fantasma. Na ocasião ele deu uma declaração bombástica: ele disse que quando assumiu a secretaria, sucedendo o vereador Juvêncio Oliveira, encontrou 89 cargos comissionados – sendo que apenas dez trabalhavam.

 

Fantasmas 2

Roberto, que ficou apenas dez meses comandando a pasta, afirmou que pediu a relação dos cargos e ficou “estarrecido” ao descobrir os fantasmas. Ele teria procurado a então secretária de Governo, Marlene Calumby, que teria respondido a Roberto, que estava no posto como interino, que deixasse para o próximo secretário resolver.

 

Pagamento

O governo do Estado dá prosseguimento ao pagamento de servidores amanhã, quando recebem os servidores lotados nas autarquias, empresas e secretarias de Estado. Na quinta-feira (12), recebem integralmente os aposentados e pensionistas, finalizando a folha de pagamento. O Estado iniciou o pagamento de servidores no dia 30, quando receberam os professores e servidores da Educação lotados em escolas e servidores do Ipesaúde, Sergipeprevidência, Segrase e Agrese.