12/04/2018 as 14:50

Começou ontem o julgamento dos deputados estaduais Paulinho da Varzinhas e Augusto Bezerra

O relator do caso, que tramita no Tribunal de Justiça de Sergipe, é o desembargador Roberto Porto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Começou ontem o julgamento dos deputados estaduais Paulinho da Varzinhas e Augusto BezerraFoto: Divulgação

SUBVENÇÕES 1

 

Começou ontem o julgamento dos deputados estaduais Paulinho da Varzinhas e Augusto Bezerra, no caso das subvenções. O relator do caso, que tramita no Tribunal de Justiça de Sergipe, é o desembargador Roberto Porto, que pediu a condenação de ambos em 12 anos de prisão. O desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite pediu vistas do processo, que pode voltar à pauta na próxima semana.

 

SUBVENÇÕES 2

 

Antes do pedido de vistas, sete desembargadores do pleno do TJ/SE já haviam se manifestado a favor do posicionamento do relator. Além dos deputados, estão sendo julgadas outras pessoas, envolvidas na direção das entidades que recebiam as verbas de subvenção. A desembargadora Iolanda Guimarães abriu divergência quanto à pena dos parlamentares, pedindo 17 anos de prisão para Paulinho e Bezerra.

 

RAIVOSOS

 

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) parece ser a pessoa que mais odeia o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB). Basta ter um tempinho de folga e ACV aparece nas redes sociais expondo ácidas críticas, tratando o ex-aliado como uma espécie de inimigo eterno. A recíproca também parece ser verdadeira.

 

EM COLISÃO

 

Depois de um período de silêncio, onde inclusive teve que engolir alguns sapos, o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, concedeu uma entrevista e entrou em rota de colisão com o ex-governador Jackson Barreto. Mas esse entrevero pode acabar rapidinho. A solução está nas mãos do governador Belivaldo Chagas, que analisa nomear para a Secretaria de Saúde um indicado de Rogério. Além de fortalecer o PT, isso tiraria da gestão da saúde o primo do ex-governador. O troco estaria dado.

 

ESPECULAÇÃO

 

O deputado estadual Gustinho Ribeiro assumiu o comando do Solidariedade, um partido de porte médio e forte bancada no Congresso Nacional. Isso vem gerando muita especulação – e pressão. Em conversa com a coluna, Gustinho garante que até o momento só assumiu o compromisso de votar em André Moura (PSC) para o Senado. O outro voto, em Jackson Barreto, está encaminhado. Já para o governo, ele espera conversar e definir seu apoio mais à frente.

 

EQUIPE SEED

 

O secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, está com equipe pronta e disposto a viabilizar ações para a melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

 

REUNIÃO

 

Empossado no cargo de secretário da Educação na última terça-feira, o professor Josué Modesto se reuniu ontem com o Sintese e recebeu a pauta de reivindicações da categoria. O documento entregue pelo Sintese contém um diagnóstico da rede estadual, elaborado pelos professores, incluindo propostas de curto, médio e longo prazo para as escolas da rede pública estadual.

 

PATAQUADA

 

O pré-candidato a deputado federal José Carlos Machado foi entrevistado ontem pelo Programa Realidade, da FM Itabaiana, quando disse que não será fácil para o próximo gestor corrigir os problemas do Estado. “A última pataquada foi a ‘inauguração’ do Centro de Nefrologia, onde foi tudo forjado e desfeito no dia seguinte. Estão brincando com a saúde do povo de Sergipe”, criticou.

 

POVO PRESO

 

Já o vice-presidente do PT, Márcio Macedo, afirmou que a prisão do ex-presidente Lula “é a prisão do povo brasileiro”. Em entrevista ao Jornal da Fan, o ex-deputado federal disse: “É a prisão também da democracia brasileira, além de representar uma clara tentativa de tirá-lo das eleições deste ano. A liderança mais forte do nosso país, Lula, foi preso sem provas”, lamentou.

 

NOVOS PONTOS

 

Com o objetivo de substituir as antigas paradas de ônibus do município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da SMTT, assinou ontem ordem de serviço autorizando a construção de 75 novos abrigos de ônibus. A iniciativa de substituir os abrigos se deu em virtude da necessidade enxergada pelo prefeito Padre Inaldo em oferecer estrutura mais adequada e confortável aos cidadãos que utilizam o transporte público, gerando acessibilidade e mobilidade urbana.

 

ANA LULA 1

 

Em pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã de ontem, a deputada estadual Ana Lúcia informou sua adesão à ação promovida por 57 deputados do PT e de três do PCdoB na Câmara Federal, em que os parlamentares decidiram adicionar a palavra “Lula” aos seus nomes funcionais. A partir de agora, quando for chamada a fazer pronunciamentos na tribuna, é o nome Ana Lula que deverá ser anunciado.

 

ANA LULA 2

 

“Parlamentares de todo o país decidiram incorporar Lula ao seu próprio nome. É um nome muito forte para o exercício da cidadania e, nesse sentido, nós vamos permanecer buscando alternativas e ganhando força para libertar o nosso companheiro. Por solidariedade, por justiça, por Lula livre, meu nome agora é Ana Lula”, declarou a petista.

 

VAI AUDITAR 1

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) fará uma auditoria especial no processo seletivo simplificado (PSS) lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para a contratação temporária de 1.997 profissionais de nível superior, médio e técnico, além da formação de cadastro de reserva.

 

VAI AUDITAR 2

 

O pedido de realização da auditoria especial foi provocado pela equipe técnica da 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) e autorizado pelo conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, que é relator dos processos da área de controle da qual faz parte a Saúde estadual.