01/06/2018 as 10:37

Previdência

Belivaldo participa de "papo reto" e responde perguntas sobre a previdência



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador Belivaldo Chagas (PSD) participou ontem de mais um “papo reto”, momento em que ele responde ao vivo, no Facebook, perguntas dos internautas. Questionado pela coluna sobre o déficit da Previdência, Belivaldo descartou a possibilidade de aumentar a contribuição dos servidores da ativa ou de passar a cobrar contribuições dos aposentados.

Luto 1

Ontem a Câmara de Aracaju iniciou a 41ª Sessão Ordinária, mas encerrou logo em seguida. A Casa Legislativa Municipal decretou luto oficial de três dias devido ao falecimento do arcebispo emérito de Aracaju, Dom Luciano Cabral Duarte, e do ex-vice-governador José Carlos Teixeira.

Luto 2

Além da Câmara de Aracaju, a Assembleia Legislativa de Sergipe também suspendeu as atividades – seria a entrega dos Títulos de Cidadania Sergipana aos procuradores do Ministério Público Federal (MPF/SE), Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida e Lívia Nascimento Tinoco.

Luto 3

Sobre José Carlos Teixeira, o registro de autoridades e população sergipana no velório e sepultamento só ratifica o reconhecimento do trabalho que exerceu no Estado. A saudade irá tomar conta da família, mas a lição de vida será sempre lembrada.

Rejeita

O PPL confirmou Henri Clay, ex-presidente da OAB/SE, como pré-candidato ao Senado e rejeitou acordo com Eduardo Amorim (PSDB) e Belivaldo Chagas (PSD). A decisão foi tomada durante um encontro estadual do partido ontem que, na ocasião, não descartou a possibilidade de apoio com o PSB, de Valadares Filho.

Novo prazo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) prorrogou o prazo de entrega de documentos para a próxima segunda-feira, dia 4. A nova data contempla o envio da Prestação de Contas Eletrônica Mensal, referente ao mês de abril/2018, bem como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do 2º Bimestre e o Relatório de Gestão Fiscal - RGF 1° Quadrimestre.

Novo nome

O presidente do PPS, Clóvis Silveira, diz-se impressionado com o desempenho do advogado, ativista social e pré-candidato a deputado federal, Kleber Nascimento, nesses primeiros dias de movimentação pré-eleitoral.

Novas ideias

Segundo ele, além de ser reconhecido pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, das lutas sociais, das conquistas da classe trabalhadora e dos movimentos em defesa da igualdade racial, o novo protagonista do partido impressiona também pelo seu discurso articulado e as novas ideias e propostas postas em debate.

Expectativa

“Tenho certeza que o nosso pré-candidato Kleber vai fazer uma grande campanha, vai surpreender bastante a classe política com sua atuação, vai obter uma expressiva votação e tem tudo para estar entre os novos deputados eleitos para a Câmara Federal”, afirma o presidente do PPS.

Mobilidade urbana

Nesse período de gasolina “minguada”, onde nem o transporte público está com sua frota completa, os aracajuanos começam a pensar em plano B para poder circular na cidade, seja a pé ou de bicicleta. Por falar nisso, seria esse o momento ideal para discutir a mobilidade urbana. Inclusive, muitos iriam até fazer o uso do CajuBike – o projeto, que disponibilizava o aluguel de bicicletas, não foi renovado sob alegação de ser muito cara a manutenção para a administração municipal.

Pagamento

A notícia do pagamento antecipado, na noite desta quarta-feira, 30, aos servidores públicos ativos e inativos aracajuanos repercutiu bem na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA). O líder do prefeito, Antônio Bittencourt (PCdoB), e seu colega Jason Neto (PDT), elogiaram o prefeito Edvaldo Nogueira por conseguir manter o compromisso com os trabalhadores, mesmo com o país passando por uma situação adversa. Segundo eles, o esforço expressivo da gestão para equilibrar as finanças da capital está mostrando resultado.

Adiou

Por conta da continuidade da greve nacional dos caminhoneiros e da grave crise de desabastecimento de combustíveis que está afetando o país, o governador Belivaldo Chagas adiou para amanhã, 1° de junho, sua viagem para São Paulo, onde fará exames de revisão de um procedimento cirúrgico realizado em abril de 2017. O governador reassume a função no dia 4 de junho.

Assume

Durante esse período, assume interinamente a administração estadual o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira Neto, já que o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, não poderá assumir o comando do Executivo estadual, por motivos eleitorais. A transferência de cargo acontecerá às 15h, no Palácio dos Despachos.

Precisando

“Você não é ex-secretário, é meu eterno secretário de Governo. Aliás, na verdade você já descansou muito nas férias. Volte para a Segov (Secretaria de Estado de Governo) que estou precisando muito de você.”. A frase foi do governador Belivaldo Chagas, nesta terça-feira, 29, no Município de Santo Amaro, durante solenidade de assinatura de ordem de serviço, ao saudar os presentes no palanque, dirigindo-se ao ex-secretário Benedito Figueiredo.