07/06/2018 as 09:52

Periscópio

Valadares Filho lança sua pré-candidatura ao Governo



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na próxima sexta-feira, dia 8, às 9h, irá ocorrer o lançamento da pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) ao Governo do Estado. O evento será realizado na sede do partido. Para esta coluna, Valadares contou que os preparativos estão na reta final.

Lançamento 2

Por falar em lançamento, no dia 15, às 7h, será a vez de Mendonça Prado (DEM) oficializar a sua pré-candidatura ao Governo do Estado.

Colaborativo

Dr. Emerson (Rede), pré-candidato ao Governo do Estado, contou para esta coluna que o partido está realizando fóruns para elaboração do programa de governo colaborativo. “Até o final de junho a gente acaba. É possível que ainda antes do início da Copa a gente faça o lançamento das pré-candidaturas, ou seja, provavelmente na próxima semana”, disse.

Orientação

Ainda para a coluna, Dr. Emerson revelou que a Rede irá realizar no dia 16 de junho uma reunião com os pré-candidatos do partido. “Junto com a assessoria jurídica e contábil vamos passar orientações aos pré-candidatos quanto ao que pode e não pode fazer na campanha”, acrescentou.

CPI do lixo

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) alegou que, durante a oitiva dos delegados Danielle Garcia e Gabriel Ribeiro na CPI do Lixo, os vereadores foram proibidos de fazer questionamentos. “Caçar o direito de voz de um vereador desta Casa é muito conveniente, me parece um comportamento de quem teme algo. O intuito da CPI não é elucidar os fatos? O que teriam a esconder?”, alegou.

Sem credibilidade

O deputado Valadares Filho (PSB) afirmou ontem que o governo “Jackson Barreto-Belivaldo” está sem rumo, sem líder e sem gestão. “A desistência de Dr. Hamilton em assumir a Secretaria de Saúde demonstra a total falta de credibilidade de uma administração que acabou”, registrou o deputado.

Sem transparência

Não é das melhores a transparência no portal da Prefeitura de Aracaju. É possível, por exemplo, ver quem são os nomeados para os cargos comissionados, mas não dá para saber quanto cada um recebeu, nem onde estão lotados. Governo do Estado e órgãos como o Tribunal de Justiça já estão mais avançados neste quesito. A prefeitura precisa melhorar.

Sem meia 1

O vereador Américo de Deus (Rede) lamentou ontem a não execução da lei n° 5.024, que obriga as empresas de ônibus coletivo de Aracaju a cobrar apenas 50% da tarifa aos domingos. Segundo o parlamentar, a lei foi aprovada e precisa entrar em vigor para beneficiar a população.

Sem meia 2

“Quero me solidarizar com todos os usuários do transporte coletivo de Aracaju. Se a lei foi aprovada, ela tem que ser cumprida, não pode acontecer isso que determinaram. O benefício é para a população que precisa desta passagem, a meia-passagem é apenas aos domingos. O Setransp e a SMTT têm que colocar em prática essa lei”, enfatizou Américo.

Incra 1

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes, esteve na Liderança do Congresso Nacional ontem, atendendo pedido do deputado federal André Moura (PSC), para tratar de recuperação de estradas vicinais, de assentamentos, pavimentação e drenagem pluvial.

Incra 2

“Precisamos conceder boas condições para que os moradores dos assentamentos possam se locomover. A recuperação das estradas é importante porque ligam as zonas urbanas às rurais e promovem o escoamento e chegada de insumos agrícolas”, explicou André. Outros temas tratados foram obras para infraestrutura para contemplar os munícipios de Pacatuba, Japaratuba e Riachuelo e Estância, além da implantação e estruturação do Mercado da Agricultura Familiar.

Inverdades 1

A oposição deve se unir e contribuir para a apuração dos fatos relacionados à CPI do Lixo. Criar fatos inverídicos para pautar a imprensa só prejudica os trabalhos e principalmente a população. O alerta foi feito pelo presidente da CPI, vereador Vinícius Porto (DEM), ao se referir ao que classificou como inverdades propagadas pelo vereador Elber Batalha em relação à condução dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada com o objetivo de investigar contratos de coleta de lixo.

Inverdades 2

“A investigação realizada pela CPI do Lixo tem como parâmetro o período de 2010 a 2016 conforme requerimento feito pela própria oposição dessa Casa. Não fiz qualquer alteração de data e não há qualquer tipo de manobra para impedir a apuração dos fatos. O vereador me acusa de impedir de virem à tona os fatos ocorridos em 2017. Se esse ano não está sendo alvo das investigações é de responsabilidade da própria oposição, que não incluiu o período no requerimento”, reforçou Vinícius.

Lamenta

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Ulices Andrade, lamentou ontem o prematuro falecimento do radialista José Alvannilson Santana, presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe. “Com sua atuação no rádio, esse profissional da imprensa sempre defendeu e representou os interesses de sua classe, prestando também relevantes serviços à sociedade sergipana”, observou o conselheiro Ulices Andrade.