11/06/2018 as 10:36

Visita

Belivaldo Chagas vai receber a visita de Gilberto Occhi

A cerimônia de assinatura dos recursos será realizada na Sala de Situação do Palácio dos Despachos, às 9h.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sem meia-passagem 1
Na última sexta-feira, a Justiça concedeu uma liminar anulando a lei municipal que garante a meia-passagem a todos os usuários do transporte público, aos domingos. A Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase) ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade, alegando que a lei deveria ser de iniciativa do Poder Executivo – e que também não indica a fonte dos recursos para custear tal iniciativa.

Sem meia-passagem 2
A Fetrabase já havia conseguido uma liminar barrando também a lei que garantia a meia-passagem para os maiores de 60 anos – outra lei que havia sido aprovada na Câmara Municipal de Aracaju. As peças jurídicas foram bem preparadas e embasadas, deixando claro os pontos de inconstitucionalidade.

Vaquinha não
Essa história do crowfunding, popularmente conhecido como vaquinha online, aquela onde eleitores doam recursos para custear as campanhas dos seus candidatos, definitivamente não vai pegar na política sergipana. Isso porque tem muito eleitor que está acostumado a receber dinheiro e não vai gostar dessa história de inverter o jogo.

Pré-candidatura
Antes de iniciar o lançamento oficial do nome de Valadares Filho (PSB) para disputar o Governo do Estado na sexta-feira, dia 8, o deputado estadual Luciano Pimentel defendeu a pré-candidatura de Antônio Carlos Valadares para o Senado. Para esta coluna, Pimentel disse que Valadares pai tem muita experiência no cargo.

Ciúme
Deputados estaduais e pré-candidatos que estão de olho em uma vaga na Assembleia Legislativa andam enciumados. A turma está indignada porque o ex-governador Jackson Barreto (MDB) estaria ajudando o pré-candidato Zezinho Sobral a conseguir algumas lideranças. Se o processo continuar, tem gente jurando que pode até deixar o bloco governista.

Linha de frente
Porém, Antônio Carlos Valadares não garantiu se irá disputar o pleito este ano. “Mais para frente vamos fazer uma análise profunda da situação. Se meu nome for importante para fortalecer esse novo modelo de fazer política em Sergipe, estaremos à disposição. Mas, se não for, estaremos como militante e também na linha de frente”, frisou.

Em Salgado
O prefeito Duílio (PSB), de Salgado, esteve na plenária partidária do partido e falou para esta coluna que é fiel ao partido. “Nós estávamos no governo. Até porque nós votamos no governo de Jackson Barreto. Ajudamos a eleger JB, nós estávamos nesse grupo há muito tempo. E com a saída do PSB do governo, nós acompanhamos. Eu sou fiel ao meu partido e continuamos nessa luta para vencer a eleição junto com Valadares Filho”, registrou.

Observatório
João Fontes, aquele que estava “colado” com Mendonça Prado (DEM), também esteve na plenária do PSB. Sem querer entrar em detalhes sobre o seu posicionamento político, ele falou pouco para esta coluna afirmando que é amigo pessoal de Valadares Filho. “Recebi um convite. Estou observando, pois as abóboras ainda não se ajeitaram na carruagem”, comentou.

Respeito
Falando no DEM, foi levantada uma hipótese do partido ser aliado do PSB para disputa do pleito. Mas Antônio Carlos Valadares já assegurou: “O DEM tem candidato próprio a governador e nós também. Nós temos o maior respeito pelos partidos que já têm pré-candidaturas lançadas, como é o caso”. E assim “morreu” o assunto sobre aliança.



Saúde 1
O governador Belivaldo Chagas vai receber, na segunda-feira, 11, a visita do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que virá ao Estado para liberar recursos para a Secretaria de Estado da Saúde. A cerimônia de assinatura dos recursos será realizada na Sala de Situação do Palácio dos Despachos, às 9h. O repasse de R$ 50,8 milhões será feito à Saúde, através do Fundo Estadual de Saúde, e é referente a uma emenda de bancada.

                                         

Saúde 2
No convênio também serão liberados R$ 3 milhões para o Município de Nossa Senhora do Socorro. Os recursos são destinados a despesas para o funcionamento dos hospitais de alta e média complexidade da rede pública estadual. Após a assinatura, às 10h, Gilberto Occhi visitará as obras do Centro Especializado de Reabilitação IV (CER IV), que já está com 90% das obras executadas. O centro é uma das obras do Proinveste. Em seguida, às 10h30, o ministro visita o serviço de radioterapia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

Sem festa
Considerando o início dos festejos juninos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) emitiu ofício circular na última quinta-feira, 7, endereçado aos gestores dos municípios sergipanos, alertando-os a respeito da necessidade de observância ao cumprimento da resolução TC n° 280/2013 (alterada pela Resolução TC nº 295/2016), que veda a realização de eventos festivos quando da decretação de calamidade pública ou em caso de inadimplência com os servidores.

 

Alckmin em Aju
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) convida todos os empresários e líderes empresariais para uma edição extra do Almoço com Negócios, no dia 11 de junho, no Radisson Hotel, com a palestra do pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin, que será ministrada entre às 10h e 12h, seguido de almoço.

Novo secretário
O governador Belivaldo Chagas anunciou na manhã desta sexta-feira, 8, o médico Valberto de Oliveira Lima como titular da Secretaria de Estado da Saúde. Ele é ex-secretário-adjunto e atuava interinamente na pasta desde o dia 2 de maio. “Valberto tem sido o braço direito do governador enquanto superintendente da secretaria”, afirmou Belivaldo Chagas.