19/06/2018 as 07:49

Fafen

Belivaldo Chagas assinará na tarde de hoje decreto

A assinatura ocorrerá durante uma reunião com vereadores da região do Vale do Cotinguiba (Laranjeiras, Santo Amaro, Maruim, Riachuelo, Divina Pastora e Rosário do Catete).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Funcionamento
O funcionamento do Ministério Público Federal em Sergipe será alterado durante a Copa do Mundo 2018. Nos dias de jogo da Seleção Brasileira, a unidade adotará horários diferenciados, sem prejuízo da continuidade dos serviços essenciais e da movimentação processual necessária, de acordo com sua assessoria. O expediente será das 13h às 16h em 22 de junho e das 7h às 13h no dia 27. Nestes dias, antes e após este período, a procuradoria funcionará em regime de plantão.

Crítica “odienta” 1
Ontem, durante entrevista no programa “Jornal da Fan”, com George Magalhães, o vereador Nitinho (PSD) criticou a vereadora Emília Corrêa (Patriota), após ela ter dito que iria fazer um pedido de destituição da Mesa Diretora da Câmara de Aracaju.

Crítica “odienta” 2
Na oportunidade, Nitinho disse: “Não sei como é que ela anda com a Bíblia debaixo do braço. Vai na igreja todo dia e age dessa forma. É uma crítica odienta. Só quero desejar a ela boa sorte, porque quem tem que dizer se ela está certa é o povo de Aracaju. Digo à vereadora que ela não sabe o que faz. Eu perdoo a vereadora Emília”.

Malhadorense
Ontem, após a ordem de serviço para a pavimentação das ruas de Malhador, o governador Belivaldo
Chagas (PSD) recebeu o título de Cidadão Malhadorense das mãos do presidente da Câmara do Município, Adenualdo Santos.


Ação do MP 1
O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública, de obrigação de fazer, para que o Município de Nossa Senhora do Socorro apresente, no prazo de 60 dias, a publicação dos editais de projetos para execução de políticas públicas com o uso dos valores oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Ação do MP2
A Promotoria de Justiça dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência instaurou inquérito civil com o intuito de apurar em quais projetos estão sendo utilizados os recursos do FMDCA, bem como quem tem atribuição legal para gerir tais valores.

Riachão do Dantas
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) julga hoje a prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Costa. Ela é acusada de abuso do poder econômico na eleição de 2016. O grupo de Gerana teria divulgado pesquisa proibida pela Justiça Eleitoral na véspera da eleição. Isso teria induzido o eleitorado a votar nela.

Fafen 1
O governador Belivaldo Chagas assinará na tarde de hoje decreto instituindo um grupo executivo para apresentar alternativas ao fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe.  A assinatura ocorrerá durante uma reunião com vereadores da região do Vale do Cotinguiba (Laranjeiras, Santo Amaro, Maruim, Riachuelo, Divina Pastora e Rosário do Catete).

                                              

Fafen 2
O grupo será composto por 11 membros, representantes dos órgãos e entidades da administração pública e do setor produtivo e deverá estabelecer interlocução junto aos órgãos competentes, em especial junto à Petrobras, Sergás, Deso, Energisa e Prefeitura de Laranjeiras.

Fafen 3
Desde que foi comunicado sobre o possível fechamento da fábrica, em março, o Governo do Estado tem procurado alternativas para reverter a situação. No mesmo mês, a gestão estadual conseguiu um prazo de 120 dias, a partir de 30 de junho, para estudar alternativas para o funcionamento da unidade. Com o decreto desta terça, a intenção do Estado é que os estudos sejam intensificados.

Mão amiga 1
Tem início amanhã a agenda de entrega de cartões e novas senhas aos beneficiários do Programa Mão Amiga Cana. Realizado pela secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), o programa paga um benefício de R$ 760, dividido em quatro parcelas de R$ 190 nos meses da entressafra, aos trabalhadores do corte da cana de 21 municípios.

Mão amiga 2
Os primeiros municípios a receberem a visita da equipe do Departamento de Inclusão Produtiva da Seidh (DIP) na quarta-feira, 20, serão Areia Branca e São Cristóvão (de manhã); Divina Pastora e Santa Rosa de Lima (de tarde). No total, os quatro municípios somam 561 trabalhadores rurais atendidos. No mesmo dia, os beneficiários de Santana de São Francisco e Santo Amaro das Botas deverão retirar seus cartões (quem ainda não tiver) e novas senhas na agência do Banese dos respectivos municípios.

 

Turbinas
O Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, projeto da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), na cidade de Barra dos Coqueiros, acaba de receber três turbinas a gás 7HA, as mais eficientes do mundo segundo o Livro dos Recordes (Guinness). Os equipamentos desembarcaram pelo Terminal Portuário Inácio Barbosa e serão transportados para o canteiro de obras a partir do Sítio Pomonga. Uma das balsas que transporta os equipamentos já está ancorada no mercado central de Aracaju com uma das turbinas e dois geradores e ficará no local até o próximo dia 30.

Transparência 1
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) promoverá nesta quarta-feira, dia 20 de junho, às 9h, um encontro para apresentação das medidas de Transparência previstas pela resolução nº 311/2018, que trata da disponibilização de dados e informações nos portais da transparência das unidades jurisdicionadas, assim como procedimentos de avaliação, fiscalização e sanções a serem adotados pela Corte de Contas.

Transparência 2
Segundo o conselheiro-presidente Ulices de Andrade Filho, a ideia é que o cidadão possa ter acesso às informações atualizadas do seu município e do Estado, de forma simples e clara, em cumprimento ao que prevê a Constituição Federal, a LRF e a Lei da Transparência.