05/07/2018 as 09:49

Idade nova

Walter Franco faz comemora aniversário nesta quinta, 5



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hoje é aniversário do empresário e ex-deputado Walter Franco. O aniversariante do dia, conhecido por suas posições corajosas e firmes, foi um dos primeiros defensores das “Diretas já” no Brasil. A história registra e depõe!

 

 

 

Ministro

O governador Belivaldo Chagas (PSD) e o ministro dos Esportes, Leandro Cruz Fróes da Silva, assinam hoje ordem de serviço para reforma do Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. A solenidade ocorre às 16 horas, no Constâncio. Orçada em R$ 201.752,55, a reforma inclui a recuperação do piso da quadra de esportes. No momento, o ginásio encontra-se interditado. O piso de madeira será substituído por piso de alta resistência.  

Não falou 1

Ontem, a deputada estadual Silvia Fontes (PDT) desabafou por meio de uma nota, afirmando que em nenhum momento falou que seria pré-candidata a vice-governadora na chapa de Eduardo Amorim (PSDB). “Falei sobre os projetos que foram pautados e demonstrei minha indignação pelos projetos que foram retirados de pauta e aqueles que nem chegaram à Assembleia para serem votados”, afirmou.

Não falou 2

Ainda na nota, Silvia Fontes falou sobre a votação ocorrida na Casa Legislativa. “Fiz algumas ressalvas aos projetos que no meu entendimento precisavam de melhorias para a aprovação e terminamos votando a favor depois de várias discussões. Quero reafirmar que não falei em ser vice-governadora com ninguém. Sou pré-candidata à reeleição”, pontuou.

Portal da transparência 1

Ontem, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) lançou o portal da transparência da Prefeitura de Aracaju. O conteúdo abriga informações relevantes para o cidadão poder acompanhar diretamente como vem sendo aplicado o orçamento na administração municipal – como a receita, despesa, relatório de gestão, convênios, folha de pagamento, balancetes com as contas anuais.

Portal da transparência 2

Após a solenidade, Edvaldo disse para esta coluna que o portal é uma forma da prefeitura ser transparente com a sociedade, “permitindo que o cidadão acompanhe o que a prefeitura faz cotidianamente. Eu defendo que cada vez mais a administração pública seja transparente para que a sociedade possa ajudar o poder público ser mais ético, efetivo e eficiente”, ressaltou.

Cotas

Logo após o lançamento do portal, Edvaldo Nogueira sancionou a lei que estabelece cotas para os negros nos concursos públicos e processos seletivos da Prefeitura de Aracaju. “Foi um projeto de iniciativa nossa e aprovado na Câmara de maneira célere”, frisou.

PCdoB

O presidente do diretório regional do PCdoB, vereador Professor Bittencourt, disse que ainda está construindo uma aliança com Belivaldo Chagas (PSD). “É nessa perspectiva que toda direção do partido tem construído o diálogo, precisa alguns ajustes, mas está para esse sentido”, falou sobre o apoio que será dado.

CPI

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) julgou improcedente o pedido de anulação da CPI do Lixo por parte da presidência da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA). A decisão do TJ saiu no último dia 25 de junho. “Foi extremamente desarrazoado esse pedido do presidente Nitinho para que a CPI do Lixo pudesse vir a ser anulada. Ganhamos em todas as instâncias para que CPI fosse instalada”, disse o vereador Elber Batalha.

Pavimentação

Antes de viajar, o prefeito Edvaldo Nogueira assina hoje a ordem de serviço para início das obras da pavimentação e drenagem nos bairros Atalaia e Coroa do Meio. No total, serão quase R$ 21 milhões em investimentos em pavimentação asfáltica, terraplenagem, limpeza da rede de drenagem, construção de canal e implantação de meio-fio. Os locais receberão obras de complementação da pavimentação e drenagem que vão garantir maior bem-estar aos moradores da região.

Apoio 1

Na tarde de ontem, dirigentes do Sindiprev/SE realizaram uma reunião para declarar apoio à pré-candidatura de Henri Clay Andrade (PPL) para o Senado Federal. Participaram do encontro cerca de 20 diretores do Sindiprev, além do coordenador geral, Joaquim Antônio, que enfatizou a necessidade em ter uma representação da classe trabalhadora no Senado, uma vez que o advogado e ex-presidente da OAB em Sergipe, Henri Clay, milita na advocacia operária há mais de 25 anos.

Apoio 2

“A nossa pré-candidatura tem base social, tem compromisso com os direitos dos trabalhadores, compromisso com o serviço público, com a ética, com a democracia. Portanto, é uma pré-candidatura que tem história de luta. É uma pré-candidatura apoiada, referendada, chancelada por pessoas dignas, trabalhadores, por servidores públicos e que também militam num sindicato combativo, que tem valor e tem história”, pontuou o pré-candidato.

ICMS 1

Os municípios sergipanos têm até o dia 2 de agosto para apresentar impugnação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) com relação aos índices percentuais provisórios de ICMS referentes ao ano de 2019, desde que devidamente comprovada alguma incorreção nas informações prestadas pelos contribuintes. A data corresponde ao final do prazo de 30 dias contados a partir da publicação dos índices no Diário Oficial do Estado (DOE).

ICMS 2

Vale destacar o valor adicionado fiscal (VAF) referente à empresa Vale Fertilizantes, que no ano base 2017 foi informado com rateio apenas para os municípios de Rosário do Catete, Carmópolis e Capela, enquanto o do ano base 2016 foi informado com rateio também para os municípios de Maruim, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Siriri, Pirambu, Divina Pastora, General Maynard, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Japoatã, Malhador e Moita Bonita.