19/07/2018 as 09:16

Periscópio

Construção civil e petróleo e gás são os mais atingidos pela crise

A crise econômica internacional segue forte no Brasil.


Construção civil e petróleo e gás são os mais atingidos pela criseFoto: Divulgação

Efeitos da crise 1


Os segmentos da construção civil e petróleo e gás continuam sendo os mais atingidos pela crise econômica internacional, que permanece forte no país. “A crise atingiu o petróleo e gás por conta da política da Petrobras de se desfazer dos ativos menos rentáveis”, comentou o economista Ricardo Lacerda.

 

Efeitos da crise 2


Além disso, Ricardo Lacerda mencionou o estouro da bolha imobiliária. “E em seguida a crise nacional atingiu em cheio o setor. Para completar, os financiamentos da Caixa e de outros bancos caíram muito”, acrescentou.


Sistema penitenciário


Após uma propositura do deputado estadual Robson Viana (PSD), a Secretaria da Justiça e de Defesa ao Consumidor de Sergipe (Sejuc) informou para a Assembleia Legislativa que, atualmente, existem 5.280 presos no Sistema Penitenciário de Sergipe.


Desabafo 1


Manoel Sukita, ex-prefeito de Capela, condenado pelo TRE a 13 anos e noves meses de prisão por corrupção eleitoral, desabafou falando que a procuradora Eunice Dantas “é uma mulher sem coração”. A afirmação foi ontem feita durante entrevista no programa “Jornal da Fan”.

 

Desabafo 2


Sukita disse ainda que foi investigado “de forma clandestina”. “Porque como gestor não poderia ser investigado dessa maneira, por ter foro privilegiado. Ela criou um terrorismo contra mim. Ela filtra só o que ela quer para me desmoralizar”, reclamou.

 

Plantonistas


O governador Belivaldo Chagas (PSD) disse na rede social, através do Facebook, como vem sendo a estratégia para combater a violência no Estado. “As 11 delegacias plantonistas que voltaram a funcionar pelo interior dão maior sensação de segurança para a população”, comentou.

 

Dom Távora 1


Famílias da comunidade quilombola de Brejão do Negros, no Município de Brejo Grande, estão entre as 5.393 atendidas pelo Projeto Dom Távora em Sergipe. Este projeto já apoiou 133 empreendimentos comunitários produtivos em 15 municípios sergipanos com o objetivo de reduzir a pobreza rural. Os recursos são originados de empréstimo internacional feitos pelo Governo do Estado de Sergipe junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).


Dom Távora 2


Nos municípios do Baixo São Francisco o projeto tem apoiado a produção de arroz, a carcinicultura e o turismo de base comunitária, que são as principais atividades econômicas da região. Os investimentos estão trazendo novas possibilidades de geração de renda para a comunidade, como a carcinicultura.

 

Parque


O prefeito Edvaldo Nogueira e o chefe-geral da Embrapa, Marcelo Ferreira Fernandes, convidam para o ato de assinatura do termo aditivo para cessão de área para ampliação do Parque Augusto Franco (Sementeira). A solenidade acontece hoje, às 8h, no auditório do Centro Administrativo Professor Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luiz Canelo de Noronha, n° 42, Conjunto Costa e Silva. 

 

Cleomar Brandi


Anunciadas no último mês de maio, as obras de reforma e recuperação da Orla Cleomar Brandi, também conhecida como Pôr do Sol, já foram iniciadas desde o início de junho. O espaço, que representa um dos mais importantes cartões postais de Sergipe, e está localizado às margens do Rio Vaza Barris, no Povoado Mosqueiro, recebe investimentos que totalizam R$ 1,8 milhão.


ICMS 1


O conselheiro Carlos Alberto Sobral, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), encaminhou ofício circular aos prefeitos dos municípios sergipanos informando os índices percentuais provisórios de ICMS para o ano de 2019, cujo prazo de impugnação segue até o dia 2 de agosto – 30 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).


ICMS 2


Enviado por meio do sistema Sagres, o ofício detalha ainda o relatório de contribuintes que declararam o Valor Adicionado Fiscal (VAF) no respectivo município no exercício de 2017. Segundo o conselheiro relator, as impugnações deverão ser entregues em papel e meio magnético, conforme disciplina a Portaria nº. 323, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

 

Voltou

 

Em uma solenidade simples dentro do gabinete, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), reassumiu o comando do Poder Legislativo após passar 11 dias como administrador do município de Aracaju, devido a uma viagem de estudos feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Durante este período, o vice-presidente, Juvêncio Oliveira (DEM), assumiu o comando da Casa Legislativa.

 

Posição pessoal

 

O ex-deputado federal Jorge Alberto (PPS) anunciou ontem que resolveu adotar a posição pessoal de apoiar a pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho (PSB) na disputa pelo Governo de Sergipe. “Adotei essa posição depois que alguns amigos andaram me pedindo para lhes revelar que rumo eu tomaria. Deixo claro que essa posição é pessoal e não do meu partido”, comentou.