23/07/2018 as 15:36

Sem canudos

Vereadora protocola Projeto de Lei que proíbe a utilização de canudos plásticos

O objetivo da medida é reduzir o impacto do material plástico no meio ambiente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Situação fiscal

O senador Eduardo Amorim (PSDB) afirmou à coluna: “Quebraram um Estado para ganhar uma eleição. Isto é de uma irresponsabilidade absurda”. Segundo o tucano, deram o maior golpe eleitoral da história de Sergipe. “E hoje, todos nós sergipanos estamos sofrendo as consequências disso”, afirmou. Confira na página ao lado a entrevista que ele concedeu ao JORNAL DA CIDADE esta semana.

Petrobras e Fafen

Henri Clay, pré-candidato ao Senado pelo PPL, criticou o governo de Michel Temer (MDB) por ter a intenção de privatizar a Petrobras e a Fafen. HC afirmou que o governo espera chegar outubro e passar as eleições para tirar a Fafen de Sergipe. “A Fafen era para ser vendida agora, mas seguraram para enrolar o povo até o dia 7 de outubro. Mas temos que denunciar e trabalhar para que Sergipe não perca a Fafen e depois a Petrobras”, destacou.

Novela 1

Após um áudio ter vazado e caído nas redes sociais, em que Sukita revela detalhes da vida íntima que teve com Silvany Manlak (PTR) e os motivos que o teriam levado à separação, a prefeita de Capela retirou o apoio à pré-candidatura a Sukita e já sinalizou buscar as vias judiciais diante do episódio.

Novela 2

Na última sexta-feira, 20, Sukita disse durante entrevista ao programa de rádio “Jornal da Fan” que Silvany deveria deixar o município. “Peça perdão ao povo de Capela e vá embora”, falou.

Novela 3

A novela que envolve o nome de Sukita parece não ter fim. Mas vale lembrar e não esquecer que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o condenou por 13 anos e nove meses de prisão por corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei. Além disso, fica inelegível e não pode concorrer às eleições de 2018.

CPIs 1

O vereador Nitinho (PSD), presidente da Câmara de Aracaju, sempre frisa: “Estou de fora de todos esses debates sobre as CPIs”. Para esta coluna, esclareceu que os presidentes das comissões são os vereadores Vinicius Porto (DEM) e Seu Marcos (PHS).

CPIs 2

“Às vezes as pessoas confundem que Nitinho é o presidente da Câmara e acha que sou também das comissões. Quero deixar claro que não sou. Eles que devem falar sobre o andamento”, disse.

Sem canudos 1

A vereadora Kitty Lima (Rede) protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) um projeto de lei que proíbe a utilização de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais na capital. O objetivo da medida é reduzir o impacto do material plástico no meio ambiente, uma vez que ele é comumente descartado de forma indiscriminada e sem ser submetido a nenhum processo de reciclagem, prejudicando assim todo o ecossistema.

Sem canudos 2

De acordo com o texto, os canudos plásticos poderão ser substituídos por canudos de papel reciclável, comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material ou semelhante. “O popular canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico no mundo e por não ser feito de um material biodegradável pode levar até mil anos para se decompor no meio ambiente”, lembrou.

ICMS

A partir da próxima semana, mais de 10 mil empresas sergipanas vão poder realizar a regularização do recolhimento de ICMS, graças à iniciativa do Governo do Estado, que atende a um pleito antigo do setor produtivo sergipano ao conceder um prazo de 60 dias para que essas empresas façam as correções na escrituração das notas fiscais e o recolhimento de forma espontânea do imposto devido, evitando autuações. Com a iniciativa, o governo espera trazer à regularidade milhares de empresas que estavam com dificuldade de desenvolver-se por conta de pendências tributárias.

Centro de Convenções

Após a assinatura da ordem de serviço, ocorrida no dia 21 de maio, as obras para reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe foram retomadas. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, tem como nova empresa responsável pela obra a Sercol Saneamento e Construções. Para a reforma e ampliação o Governo de Sergipe investe R$ 19,3 milhões, recursos oriundos do Ministério do Turismo e da contrapartida do governo estadual.

Vacinação

A preocupação das autoridades de saúde com a dificuldade em se cumprir a meta de vacinação em Sergipe, bem como o aparecimento de doenças que já estavam erradicadas, tem sido um motivo de preocupação também para o vereador Dr. Gonzaga (MDB), que deu entrada em um projeto de lei, na Câmara Municipal de Aracaju, que obriga as escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental e médio do Município de Aracaju a exigir a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula das crianças e adolescentes.

Cara de pau 1

O ex-secretário de Saúde, Almeida Lima, ao saber que o contrato de reforma e aluguel do “Taj Mahal” seria auditado, rebateu, em um grupo: “Governador cara de pau. Embora legítima a auditoria em qualquer contrato, quem precisa de auditoria mesmo é o da Multiserv que existe uma glosa feita pela SES por determinação do TCE de mais de seis milhões de reais”.

Cara de pau 2

Segundo Almeida, Belivaldo ainda determinou o pagamento a essa empresa sem que ela tenha crédito. “A glosa é por ter faturado sem a realização do serviço ou por não ter colocado equipamentos, insumos ou recursos humanos por conta do que o contrato determina. Cobrou sem fazer”, concluiu Almeida.