09/08/2018 as 07:40

Belivaldo e Eliane

Belivaldo afirma que Eliane Aquino terá papel importante na área social

O atual governador, que concorre à reeleição, fez a declaração se referindo à próxima eleição cuja chapa é formada com Eliane Aquino, como vice-governadora.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Finanças 1
Está aberta a temporada das promessas. Todos os candidatos vão prometer mundos e fundos, vão dizer que vão melhorar tudo. Mas parece que a maior parte deles desconhece a realidade financeira do Estado e as limitações orçamentárias. Veja por exemplo a Secretaria de Educação, uma das áreas mais lembradas pelos pré-candidatos: 74,1% dos recursos da pasta são usados para pagar o salário do magistério.

Finanças 2
Em 2018 a pasta deve contar com um orçamento de R$ 1,2 bilhão. Mas 72,6% destes recursos serão destinados à folha de pagamento. Deste percentual, apenas 1,1% é voltado ao pagamento de cargos comissionados sem vínculos com o Estado – o que também acaba com o discurso de alguns candidatos, de que diminuindo esses cargos sobraria mais recursos para administrar.

Sem renovação
Havia uma perspectiva de grande renovação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), como há muito não se via. Isso em decorrência das condenações no caso das verbas de subvenções, que atingiu a maioria dos deputados. Depois que o TSE absolveu todos, eles vão disputar a reeleição e são favoritos – pois possuem mais “estrutura”, como os políticos gostam de falar.

Registros
Luciano Bispo contou para esta coluna que os registros dos pré-candidatos do MDB estão sendo encaminhados para o Tribunal Regional Eleitoral. Sobre a situação dele especificamente, Bispo falou que está “tudo normal”. “Já está tudo no partido, todas as certidões. Agora é esperar”, acrescentou.

Alese 1
Todos sabem que este ano atípico, em virtude da eleição, poderá acarretar a queda na frequência dos deputados e ainda no andamento da Assembleia Legislativa. Ontem, para se ter uma ideia, o registro de presença na tela constava nove parlamentares na plenário. Porém, de fato, na abertura da sessão só estavam quatro.

Alese 2
Até onde se sabe, para iniciar a sessão é necessária a presença de oito deputados, conforme regimento interno. Mas o “x” da questão é esse: presença física ou de registro no pleno para aparecer o nome na tela?

Falta

Por falar em presença, nem terça-feira e nem ontem o deputado Paulinho da Varzinhas (PSC) estava na sessão da Alese. No portal da Casa ainda não possui nenhuma justificativa e a coluna também não conseguiu falar com o mesmo.

Belivaldo e Eliane
Do governador Belivaldo Chagas (PSD): “Eu não fui um vice-governador decorativo no governo Marcelo Déda, nem tampouco no governo Jackson Barreto, então por que Eliane seria uma vice decorativa em meu governo? Jamais! Ela estará ao meu lado, o tempo todo, trabalhando e decidindo junto comigo, e terá um papel extremamente importante na área social”.

Desmentiu
O prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins (PSC), segue apoiando a candidatura de Eduardo Amorim (PSDB) para o Governo do Estado. Ele desmentiu a informação de que apoiaria apenas a candidatura de André ao Senado no grupo de oposição e seguiria Belivaldo para o governo. “Sigo na oposição ao governo estadual. Tenho compromisso com a candidatura a governador de Eduardo Amorim, essa é a verdade”, garantiu Alexandre Martins.

Soluções 1
O pré-candidato ao governo Valadares Filho (PSB) aponta soluções para os principais problemas de Sergipe. Ele defende que a educação precisa ser prioridade, em todos os níveis, mas com atenção especial para educação básica. “Sabemos que a empregabilidade de nossos cidadãos depende do grau de instrução, desenvolvimento científico e tecnológico”, ressalta o parlamentar sergipano.

Soluções 2
Ele afirmou que o Estado de Sergipe possui o maior índice de analfabetos da Região Nordeste e, em âmbito nacional, ocupa a quinta posição. Para Valadares Filho, esse é o maior indício do atraso, pois não pode haver crescimento econômico se não há valorização da educação.

Matadouro

O deputado estadual Robson Viana (PSD) solicitou a reforma e adequação do abatedouro de animais do Município de Cedro de São João. “O nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego, renda e agregar valor ao produto primário da região”, explicou Robson. O município é famoso pela carne do sol, mas não possui lugar adequado para o abate.

Apoio 1
O candidato ao Senado pelo MDB Jackson Barreto recebeu apoio do sindicalista e servidor público Waldir Rodrigues. Waldir presidiu o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) durante anos e usou seu perfil pessoal no Facebook para expressar adesão à candidatura do emedebista ao Congresso e ressaltar a atuação de Jackson, enquanto governador do Estado, para implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores públicos.

Apoio 2
No primeiro ato após a convenção que homologou a candidatura de Belivaldo Chagas (PSD) e de Eliane Aquino (PT) ao Governo do Estado, a presidente da Câmara de Vereadores e candidata a suplente ao Senado de Rogério Carvalho (PT), Maria da Taiçoca, reuniu lideranças e moradores da região em sua residência e declarou apoio a Belivaldo.