28/08/2018 as 07:47

Apoio Político

Marcos Franco declara apoio a Belivaldo Chagas

O empresário Marcos Franco reuniu na tarde de ontem lideranças políticas de Riachuelo e selou o apoio político de seu grupo às candidaturas para as eleições deste ano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Apoio político 1

O empresário Marcos Franco reuniu na tarde de ontem lideranças políticas de Riachuelo e selou o apoio político de seu grupo às candidaturas  de Belivaldo Chagas,  a governador, Jackson Barreto, a senador, Fábio Reis,  a deputado federal, e Jeferson Andrade,  a deputado estadual, todos da   coligação “Pra Sergipe Avançar”. Ao lado da vice, Eliane Aquino (PT), Chagas recebeu o apoio dos vereadores Petinho de João Grande (presidente da Câmara), Carmen do Sindicato e Clécio do Central, todos ligados a Marcos Franco. O prefeito de Santa Rosa de Lima, Júnior Macarrão, e o ex-prefeito Juca de Bala, de Laranjeiras, também se fizeram presentes ao ato.

Apoio político 2

Em Laranjeiras, Belivaldo Chagas e Eliane Aquino seguiram para o povoado Pinheiro, onde, a convite de Marcos Franco, foram recepcionados pelo empresário Osvaldo Franco. Também no encontro estavam presentes o ex-prefeito Juca de Bala, o empresário Alexandre Sobral e o presidente da Associação Sergipana dos Plantadores de Cana, José Amado, que os aguardavam para também declarar apoio político à reeleição do governador.  E isso fizeram.  Também esteve presente o candidato a deputado estadual Zezinho Sobral.

Compromisso
“Marcos Franco é um amigo querido, um jovem e talentoso empresário e seu apoio e de seu grupo à nossa candidatura, sem dúvida alguma, fortalece muito o nosso projeto, não apenas nos municípios do Vale do Cotinguiba, mas em todo Estado”, declarou Belivaldo. O governador e candidato à reeleição Belivaldo Chagas afirmou ainda que “ficamos muito felizes e honrados com a somação de esforços capitaneada por Marcos Franco. Com isso, seguimos firmes e cada vez mais fortes rumo à vitória no próximo dia 7 de outubro”.

Onde moram?
Autoridades eleitorais precisam ficar de olho: alguns candidatos residem em imóveis que não constam na sua declaração de patrimônio. E mais: tal imóvel não é alugado. Em alguns casos, a curiosidade aumenta mais ainda: o bem também não pertence ao cônjuge – que, atuando na política, também declara o patrimônio à Justiça Eleitoral, durante as eleições. Que merece investigação, merece...


Analfabeto?
O MP Eleitoral pediu a impugnação da candidatura do folclórico vereador Vardo da Lotérica (PTB), por analfabetismo. “Ele é um vereador conhecido na imprensa. Ele deve comprovar de fato se é alfabetizado, ou não. Ele pode fazer um teste reservado no TRE, onde se faz um ditado ou dá um texto para ler para verificar se ele tem condições de fato de exercer o cargo tão relevante de deputado estadual”, registrou a procuradora Eunice Dantas.

Nota 1

Ivan Leite (PRB), vice-candidato ao Governo do Estado, emitiu uma nota sobre a ação de impugnação de registro da sua candidatura feita pelo MP Eleitoral. “Segundo avaliação antes do ingresso do pedido de candidatura, não há qualquer impedimento legal. A ação do MPE, feita em decorrência da lista publicada pelo TCE, será objeto de esclarecimento, com o que ficará resolvido”, afirmou.

Nota 2
Ainda na nota, Ivan registrou: “Por oportuno, esclareço que a denúncia feita pelo Sintese de que haveria seis diretores de creche nomeados como CC em junho de 2013, já havia sido encerrado o mandato em 31/12/2012. As nomeações respeitaram legislação municipal e não causaram danos ao erário. Nem houve rejeição de contas”.

Domicílio eleitoral 1
Por falar em procuradora regional Eleitoral, Eunice contou que o candidato Valdevan Noventa (PSC), que disputa vaga de deputado federal, deverá esclarecer o domicílio. “Ele pediu a desincompatibilização de presidente do Sindicato dos Motoristas em São Paulo e veio se candidatar aqui. Então, a gente pediu que ele juntasse as certidões de lá porque o domicílio eleitoral dele é aqui, mas o domicílio de fato é lá”, contou.


Domicílio eleitoral 2
Eunice Dantas afirmou que o MP Eleitoral tem o cuidado de verificar origem do CPF e carteira de identidade. “Se são sergipanos que moram aqui. Não entramos com registro de impugnação de candidatura, mas fizemos um parecer que o deferimento do registro fique condicionado em apresentar certidões ou comprovações”, pontuou.

Defesa
Inclusive, sobre as ações de impugnação de registro de candidatura, a procuradora regional Eleitoral, Eunice Dantas, afirmou durante a coletiva feita na última sexta-feira, dia 24, que todos os 13 impugnados podem se defender. “Não quer dizer que estão inelegíveis. Isso é só uma impugnação”, afirmou.

Carreatas 1
O candidato André Moura, que disputa o Senado, tem mantido uma agenda intensa de inaugurações de comitês e carreatas. Nos últimos dias ele esteve no Augusto Franco, Bugio, e toda a zona norte aracajuana, onde ele esteve levando propostas e conversando com os moradores.


Carreatas 2
Na lista, André garantiu apoios de peso: os candidatos a deputado estadual Talysson de Valmir, Maria Mendonça, Ibrain Monteiro e Janier Mota inauguraram comitês nas cidades de Itabaiana, Lagarto e Itabaianinha. Já o candidato a deputado federal Valdevan Noventa inaugurou comitê em Estância. Em todos os eventos, Moura marcou presença e foi bem recebido.