29/08/2018 as 08:05

Eleição

"Não é bom trazer uma discussão só para usar como palanque político", alerta Cabo Amintas

O vereador disse, ainda, que "muitas pessoas acabam se utilizando desse momento para fazer campanha eleitoral".

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Comissão de Correição 1
Na próxima sexta-feira, dia 31, entre 9h e 11h, a Comissão de Correição estará na sede da Procuradoria da República em Sergipe (PR/SE) disponível para ouvir a população. O objetivo é ter um canal de diálogo aberto para receber reclamações, denúncias e representações por parte de cidadãos e instituições tanto com relação à atuação dos procuradores da República quanto aos serviços prestados pelas unidades do MPF em Sergipe.

Comissão de Correição 2
Qualquer cidadão ou instituição pode participar: para isso, as pessoas físicas deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência e, no caso de representante de pessoa jurídica, cópia do ato constitutivo e de documento que comprove sua legitimidade. As petições, as representações ou as reclamações disciplinares formuladas por escrito deverão ser dirigidas ao corregedor-geral do MPF, contendo a identificação, a qualificação e o endereço dos interessados.

PL das carroças
Ontem, a coluna acompanhou toda a movimentação na Câmara para a votação do projeto que propõe o fim gradativo das carroças. Mas, como esperado, por falta de quórum a iniciativa não chegou a ser votada, apenas discutida. Quem acompanha o “mundo da política” sabe como é bem complicado fazer votação em anos eleitorais.

No Twitter
O senador Valadares (PSB) escreveu no seu perfil pessoal no Twitter: “Pressão indevida sobre comissionados: quem tiver cargo em comissão e não comparecer aos sinais com a bandeira do candidato a governador será demitido sumariamente. Esse método truculento e ultrapassado de fazer campanha causando constrangimento a servidores é uma vergonha”, registrou.

Pagamento 1
O Governo do Estado inicia o pagamento de servidores estaduais na próxima sexta-feira, dia 31, quando recebem integralmente os servidores da Educação (do magistério e administrativos lotados em escolas), Segrase, Agrese, Ipesaúde e Sergipeprevidência.

Pagamento 2
Também serão pagos na íntegra nessa data todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, o que corresponde a 70% do funcionalismo público. Servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem acima desse valor (R$ 3 mil), receberão na íntegra no dia 12 de setembro.

Eleição

E por falar em anos eleitorais, o vereador Cabo Amintas (PTB) alertou: “Estamos num período eleitoral. Precisamos ter cuidado com isso. Muitas pessoas acabam se utilizando desse momento para fazer campanha eleitoral. Não é bom trazer uma discussão só para usar como palanque político”.

Novo federal
É visível que vem se destacando a candidatura do advogado Alexandre Figueiredo em todo o Estado. Com o descrédito da política, Alexandre vem sendo bem aceito com a proposta de uma nova política para representar os sergipanos na Câmara Federal. A proposta do novo deputado federal já ecoa em todas as regiões de Sergipe, com grande influência na grande Aracaju, sobretudo nos bairros populares. Alexandre está em evidência e deverá ser a grande surpresa nas eleições de outubro para deputado federal.

Decepcionada 1
A vereadora Kitty Lima se mostrou decepcionada com a não votação do seu projeto sobre o fim das carroças em Aracaju. “Eu estou muito decepcionada. Tivemos uma discussão sadia durante toda a manhã com os vereadores que tinham dúvidas sobre o projeto e que eu fiz questão de esclarecer ponto a ponto a cada um deles. Aracaju é a única capital do país que ainda permite a circulação de carroças e isso é um prejuízo enorme”, afirmou.

Decepcionada 2
Ele prosseguiu: “Mostrei o quanto o projeto é bom e nenhum vereador teve argumento para derrubar, mas infelizmente, mesmo assim, alguns optaram por deixar o plenário para que não houvesse quórum para a votação. Eles simplesmente se levantaram e foram embora. Nós tínhamos até alguns vereadores da base aliada do prefeito que reconheceram a importância do projeto, que disseram que votariam a favor dele, mas na hora do vamos ver deram para trás”, falou a parlamentar.

Pede Socorro 1
Socorro. Foi o que representantes da Associação de Empresas do Distrito Industrial de Socorro (Assedis) pediram a Valadares Filho, candidato ao governo pela coligação “Um Novo Governo para Nossa Gente”. De acordo com relato dos empresários, reunidos na manhã de ontem na sede da associação, das 80 indústrias instaladas hoje no distrito menos de 60 estão em funcionamento. A crise que atingiu o distrito industrial é responsável pelo fechamento de mais de quatro mil postos de trabalho.

Pede Socorro 2
Cerca de dez empresas do local não fizeram nenhum investimento este ano, indicativo de que podem arrumar as malas e partir para outro Estado. Ao ouvir as queixas do segmento, Valadares Filho ressaltou que o quadro caótico das indústrias de Socorro retrata a situação de todo o Estado. Cauteloso, preferiu não fazer promessas que não poderão ser cumpridas apenas para conquistar simpatias. “Minha disposição é a de dialogar, realizar um governo de parceria e cumplicidade para recuperarmos Sergipe”, disse.

Produtiva 1
Com Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus) de 98%, a Justiça Federal em Sergipe (JFSE) é a terceira mais produtiva de todo o Brasil. Esse desempenho, que consta no Relatório Justiça em Números 2018 (ano-base 2017), foi lançado oficialmente na última segunda-feira, 27, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante a reunião preparatória do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada em Brasília.

Produtiva 2
Já o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), do qual a JFSE faz parte, obteve o melhor desempenho entre os TRFs do país, apresentando 91% de eficiência. As Seções Judiciárias do Ceará, de Pernambuco e da Paraíba também se destacaram à frente de todas do país, com IPC-Jus de 97%, 87% e 83%, respectivamente. Mesmo o indicador da Paraíba, o menor da 5ª Região, é superior aos indicadores apresentados pelas seções judiciárias das demais regiões da Justiça Federal.