30/08/2018 as 10:09

Energia Solar

Proposta de Luciano Pimentel é aprovada

Segundo Luciano, o projeto contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

cassada
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) manteve a cassação da prefeita de Riachão do Dantas, Gerana da Costa, e do seu vice, Luciano Gois. O pleno da corte eleitoral rejeitou ontem recurso apresentado pelos advogados da gestora por cinco votos a dois e determinou seu afastamento, assim que a decisão for publicada no Diário Oficial. Ainda cabe recurso.

Energia Solar 1
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que institui a Política de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar no Estado. A proposta é de autoria do deputado Luciano Pimentel (PSB). “Nós estamos em uma região que tem o maior índice de intensidade solar no nosso país e precisamos explorar esse potencial, principalmente porque vivemos um momento de crise hídrica que tem feito com que os reservatórios não consigam acumular água suficiente para a produção de energia”, destacou.

                                            

Energia solar 2
Segundo Luciano, o projeto contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Ao criar essa política, o Governo de Sergipe estimula o surgimento de empresas que venham a produzir os componentes no próprio Estado, o que acaba barateando o produto, além de estar gerando renda e emprego para os sergipanos”, acredita.

Projeto FHS 1
Mais uma vez não foi votado ontem o projeto de lei enviado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) para garantir a estabilidade de emprego dos servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Para esta coluna, o líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), afirmou que a retirada da votação foi um pedido dos sindicatos, que querem discutir mais a proposta.

Projeto FHS 2
O deputado Georgeo Passos (Rede) acredita que a iniciativa de retirar o projeto é amadurecer a proposta. “Perspectiva agora é uma futura votação sem data prevista. Afinal de contas, esse período aqui será de poucas votações na Casa. Mas o que eles querem é amarrar alguns pontos e que hajam garantias para não perder os empregos”, contou.

Rápido
Por falar em Assembleia, ontem a sessão na Casa Legislativa Estadual foi no modo “The Flash” – bem rapidinho. Abriu, teve apenas um deputado para falar no pequeno expediente e acaboua atividade no pleno. Foi tudo bem rápido e quem chegou para ver alguma coisa até “perdeu a viagem”.

Comportamento
O vereador Anderson de Tuca (PRTB) comentou com esta coluna que a vereadora Kitty Lima (Rede) precisa ter comportamento adequado na Câmara. “Ela tem que saber respeitar os vereadores que votam contra o projeto dela. A vereadora Kitty Lima não está respeitando o contraditório. Infelizmente, está forçando a barra, até com choro, para poder conseguir voto. Ela tem que respeitar e não dizer que a pessoa não presta”, relatou.

Indelicado 1
O vereador Elber Batalha (PSB) considerou indelicada a nota emitida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que recomendou a vacinação aos que estiveram no velório do jornalista Vitor Amaral, falecido na semana passada e que morava em Manaus. “Por mais que seja uma boa intenção da SMS, a ação foi de uma infelicidade tremenda. Eles não entenderam que conviver com uma pessoa com sarampo não é igual ao convívio com uma pessoa com vírus ebola”, comparou.

Indelicado 2
Elber ainda disse que atrelar a notícia à ida de pessoas ao sepultamento foi um desrespeito com os familiares e com a memória do próprio jornalista. “A perda de Victor Amaral abalou a comunicação e todos ficamos muito chocados com a sua prematura partida. E a SMS foi extremamente infeliz com a nota, como só existisse em Aracaju uma pessoa com sarampo que estava no velório. Não existe nenhuma pessoa com sarampo em Aracaju e em Sergipe?”, indagou.


Frota 1
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) entregou 15 novas motocicletas aos agentes de trânsito municipais, ontem. Com um investimento de R$ 178 mil por ano, os novos veículos, com motores mais potentes, garantirão maior agilidade no atendimento de ocorrências e em atividades rotineiras dos profissionais. Esta renovação na frota acontece oito anos após a última mudança, que se deu em 2010, durante a gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, quando foram adquiridas 30 motos, que estão em uso até hoje.

Frota 2
“Esta ação integra um projeto grandioso, o nosso Plano de Mobilidade Urbana, através do qual investiremos R$ 130 milhões na construção de quatro corredores de transporte, recuperação dos terminais, construção de 150 novos abrigos e instalação de 150 semáforos inteligentes. Assim damos passos cada vez mais consistentes e significativos para tornar Aracaju uma cidade humana, inteligente e criativa”, afirmou o prefeito durante a solenidade na sede da SMTT.

Circulando
O deputado estadual Robson Viana (PSD) está numa verdadeira maratona pelos municípios sergipanos. No último fim de semana, 11 cidades receberam a visita do parlamentar, que vem ampliando sua base eleitoral e apresentando seu trabalho na Assembleia Legislativa. Robson esteve em São Cristóvão, Divina Pastora, Rosário do Catete, Maruim, Feira Nova, Nossa Senhora de Lourdes, Graccho Cardoso, Santo Amaro das Brotas, Lagarto, Simão Dias e Poço Verde.

Sem pizza 1
O vereador Anderson de Tuca (PRTB) repercutiu ontem o resultado da 10º reunião da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Saúde, que contou com a presença do ex-diretor do Hospital Cirurgia, Gilberto Santos. O vereador destacou que as investigações estão em curso e que assim que houver um resultado tudo será apresentado ao Legislativo.

Sem pizza 2
“Engana-se quem pensa que a CPI não vai esclarecer todas essas dúvidas referentes aos contratos dos hospitais filantrópicos e como a Saúde de Aracaju chegou a este caos. Tem gente achando que essas apurações não vão dar em nada. De uma coisa pode ter certeza, dou a minha palavra: a CPI da Saúde não vai terminar em pizza”, garantiu. Aguardemos!