05/09/2018 as 08:11

Outra visão

Apoiadores de Belivaldo avaliam que pesquisas não refletem realidade das ruas

Eles têm dados melhores para seu candidato majoritário.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Tarantella indeferido 1

Atendendo a um pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe indeferiu ontem o pedido de candidatura de João Paes da Costa, o “João Tarantella”, ao Governo do Estado de Sergipe. O candidato foi impedido de participar do pleito porque o Partido Social Liberal (PSL) teve o demonstrativo de regularidade partidária (Drap) indeferido no Tribunal. Ainda cabe recurso. 

Tarantella indeferido 2
Como consequência, nenhum candidato do PSL, seja a governador, senador, deputado federal e deputado estadual, terá a candidatura deferida, pois a regularidade do Drap é pré-requisito para participação do partido na eleição. De acordo com o parecer do MP, o partido não cumpriu a cota de gênero. A procuradora regional Eleitoral Eunice Dantas explica que a legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Pesquisas
Em Sergipe, temos pesquisas para todos os gostos. Circulam por todo o Estado pesquisas com Valadares Filho (PSB) na frente na disputa pelo Governo de Sergipe, outras com Eduardo Amorim (PSDB) e ainda aquelas em que Belivaldo Chagas (PSB) é “o cara”. Temos ainda pesquisas em que os votos nulos, brancos e indecisos somam 45%, 40%, 37%, 18% e 12%. Qual delas expõe a realidade do eleitorado sergipano? Nem os institutos sabem.

Prefeito novo
O presidente da Câmara de Riachão do Dantas, vereador Pedro da Lagoa, assume hoje o comando da administração municipal. Ele substitui a prefeita Gerana Costa, que foi cassada por abuso de poder econômico na eleição de 2016. Ele deverá recorrer da decisão do TRE de Sergipe junto ao TSE, em Brasília.

Em campanha
O candidato a senador pelo PSC, deputado federal André Moura, é recebido diariamente por centenas de populares nos municípios onde visita. Normalmente, as bases interioranas do seu grupamento político recebem o candidato em clima de festa e apresentam propostas para concretização quando for eleito e empossado.

Juventude 1
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) subiu à tribuna do Senado, nesta tarde, para falar sobre a importância da participação dos jovens na construção do futuro do país e da necessidade da inclusão das demandas dos jovens nas políticas públicas.

Juventude 2
“Nas andanças pelo meu querido Sergipe, vi no rosto do povo a esperança de um futuro melhor. Vi que minha gente não está disposta a abrir mão de seu destino. Vi no olhar de centenas de jovens o desejo ardente de romper barreiras e conquistar um futuro”, disse.

Outra visão
Apoiadores do governador Belivaldo Chagas (PSD) avaliam que os números das últimas pesquisas não refletem a realidade das ruas. Têm dados bem melhores para seu candidato majoritário.

Não para
Em busca de um novo mandato de deputado federal, Fábio Reis (MDB) circula por todo o Estado. Ele participa de atos públicos, reuniões, eventos sociais e conversa com o eleitorado nas ruas e residências dos municípios. Tem uma boa base de apoio organizando a sua agenda, que é intensa.

Obras inacabadas 1
Ontem, durante discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual Georgeo Passos (Rede) enumerou as ordens de serviço concedidas pelo Governo do Estado que não foram concluídas. Ele relatou que o objetivo dos recursos foi para a pavimentação asfáltica de ruas e recuperação de rodovias de municípios.

Obras inacabadas 2
“O atual governo promete, faz ordem de serviço, mas infelizmente não entrega as obras à população sergipana. Temos aqui alguns exemplos de como esse desgoverno está maltratando o povo sergipano ao longo desses quatro anos. Se recordar sobre as obras do Proinveste, pouca coisa ou quase nada saiu do papel”, criticou o deputado.

Verbas federais
Os deputados federais que disputam a reeleição propagam muito que trouxeram recursos federais para Sergipe. Ainda assim, querem distância do presidente Michel Temer, segundo as pesquisas eleitorais, o arqui-inimigo dos brasileiros (mais de 80% de rejeição). Por isso citam apenas que são autores das emendas ao Orçamento Geral da União (OGU). A única pessoa de Sergipe que continua fiel amigo do presidente é o ex-governador Albano Franco.

PL das carroças 1
O vereador Fábio Meireles (PPS) defendeu a legalização da atividade de carroceiro e mantém voto contra o projeto que tramita na Câmara e que versa sobre a extinção de carroças em Aracaju. “Eu sou contra qualquer tipo de maus-tratos contra animais, mas não podemos concordar com a extinção da atividade, sem que haja outra alternativa”, ponderou o parlamentar.

PL das carroças 2
De acordo com Meireles, a iniciativa em retirar as carroças de Aracaju certamente vai gerar desemprego entre muitos pais de família. “Não podemos generalizar ao dizer que todo cavalo sofre maus-tratos quando estão puxando carroças. Isto não é verdade. Tem pessoas que cuidam bem do animal e não merecem deixar de trabalhar por causa de outros. Quem maltratar deve ser punido! Mas é inaceitável tirar o pão de cada dia de centenas de trabalhadores, por isso votei contra o projeto logo quando entrou em análise em primeira discussão”, afirmou.

Parcial
Até ontem, dos 513 candidatos inscritos para participar do pleito deste ano, apenas 401 já são considerados aptos para a disputa, enquanto que 35 são inaptos. Conforme o sistema de divulgação de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 77 ainda aguardam o julgamento da Justiça Eleitoral.