06/09/2018 as 07:52

Ciro em Sergipe

Candidato à presidência da República estará hoje em Aracaju

Na capital sergipana, às 10 horas, fará uma coletiva de imprensa no Real Praia Hotel.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Candidato à presidência da República estará hoje em AracajuFoto: Sérgio Lima

Ciro em Sergipe

Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República, estará em Aracaju hoje. Na capital sergipana, às 10 horas, fará uma coletiva de imprensa no Real Praia Hotel, localizado na Orla de Atalaia. Logo após a entrevista, ele participará de um ato público.

Cobrança
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) registrou na rede social, em seu perfil pessoal no Twitter, que ocupou a tribuna para falar sobre os jovens e o “Pacto pela Juventude”. Na oportunidade, ele escreveu: “Aproveitarei para cobrar ações do governo para amenizar os efeitos da longa estiagem. Estou em Brasília para participar de sessões do Senado no esforço concentrado, antes das eleições”.

Estiagem 1
Por falar em estiagem, a situação da seca no Estado é de alarmar o poder público. O JC vem acompanhando a situação dos municípios e salienta a gravidade do tema. Na edição de ontem, o JC revelou que os prefeitos estão fazendo “milagres” para poder manter o desenvolvimento econômico e social nas cidades.

Estiagem 2
Vale a pena o eleitor acompanhar as propostas dos candidatos ao governo nesta seara: soluções e ações para a seca no Estado. Em Carira, por exemplo, toda a produção de milho foi perdida. Vale frisar que o município é o maior produtor do Estado e agora só restam as palhas.

Plano de governo
Inclusive, sobre as propostas, todos os planos de governo dos candidatos já podem ser acompanhados no sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Grito
O arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, concederá uma coletiva de imprensa hoje, às 8h, na Cúria Metropolitana, sobre a nova organização do “Grito dos Excluídos”. A mobilização deste ano tem como tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Desigualdade gera Violência: Basta de Privilégios”. A manifestação pública acontece todos os anos logo após o desfile do dia 7 de setembro, em Aracaju.

Subvenções
O Tribunal de Justiça de Sergipe marcou para a quarta-feira, dia 19, a realização do julgamento dos embargos declaratórios de um dos processos do caso das verbas de subvenções sociais da Assembleia Legislativa, onde foram citados a Associação dos Moradores do Bairro Nova Veneza (Amanova) e os deputados estaduais Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho da Varzinhas (PSC).

Direito de resposta 1
Por decisão do juiz auxiliar da Propaganda Eleitoral, Roberto Eugênio da Fonseca Porto, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) acolheu os argumentos da representação ajuizada pela defesa de Belivaldo Chagas (PSD) junto à corte e concedeu ao candidato à reeleição direito de resposta no programa de TV do candidato Eduardo Amorim (PSDB) que foi ao ar ontem.

Direito de resposta 2
De acordo com o juiz Roberto Eugênio da Fonseca Porto, o candidato Eduardo Amorim “transbordou a mera crítica ao administrador público” e passou mensagem difamatória quando afirmou que o aparelho está parado e enferrujando dentro do Hospital Regional de Itabaiana, pois, ao contrário do que o candidato propagou, o tomógrafo está sendo utilizado em fase de testes, ao passo em que os operadores do equipamento estão sendo capacitados.

Apoio 1
Militantes da
esquerda tradicional, alguns dos quais ex-quadros do PCB, reuniram-se na semana passada no Cotinguiba Esporte Clube e decidiram apoiar a candidatura do ex-secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal (PT), para deputado estadual. Leal disse estar lisonjeado com a inicativa.

Apoio 2
“Já houve uma reunião no Cotinguiba e estão acontecendo outras reuniões. Declaram votos e já estão pedindo votos. Alegam o seguinte: ‘Sou de luta, tenho firmeza ideológica, tenho uma campanha militante e tenho compromisso de construir um mandato coletivo e com compromisso com a classe trabalhadora’”, explicou.

Apresenta 1
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) apresentará aos órgãos jurisdicionados o novo recurso tecnológico desenvolvido pela Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT): o “Processos e Comunicações Eletrônicas”. A apresentação acontecerá no dia 11 de setembro, às 9h, no auditório da Corte de Contas.

Apresenta 2
O recurso poderá ser acessado pelos usuários previamente cadastrados por meio do Portal do Jurisdicionado. Além dos serviços já existentes, como recebimento de avisos e encaminhamento de prestação de contas mensais, os jurisdicionados poderão consultar a situação dos protocolos e processos em tramitação no TCE e serão notificados sobre as comunicações processuais.

Receitas
Uma norma implementada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) sobre a política de distribuição gratuita de medicamentos nas unidades de saúde do município foi duramente criticada ontem pela vereadora Kitty Lima (Rede), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). De acordo com o novo regulamento, os estabelecimentos não poderão mais entregar medicamentos aos pacientes que apresentarem receitas médicas oriundas da rede particular de saúde.