02/10/2018 as 07:49

Boletim de Urna

Eleitor pode conferir resultados apurados nas urpas pelo smartphone

Muitos eleitores não sabem, mas o sistema de votação brasileiro embute um mecanismo pelo qual é possível auditar o resultado do pleito e atestar a confiabilidade das urnas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Eleitor pode conferir resultados apurados nas urpas pelo smartphoneFoto: Divulgação

Não pode 1
A Justiça Eleitoral tem lembrado que arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna no dia da votação é crime. A regra, prevista no parágrafo 5º do artigo 39 da lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), estabelece como punição detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a 15 mil UFIRs.

Não pode 2
Também constituem crimes, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, bem como a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. O eleitor que for flagrado praticando tais crimes receberá as mesmas punições aplicadas à boca de urna.

Boletins de urna
Está na moda questionar o resultado das eleições, por conta da utilização das urnas eletrônicas. Muitos eleitores não sabem, mas o sistema de votação brasileiro embute um mecanismo pelo qual é possível auditar o resultado do pleito e atestar a confiabilidade das urnas: trata-se do Boletim de Urna (BU), documento que registra os votos recebidos pelos candidatos nas diferentes seções eleitorais. Por meio dele, qualquer cidadão pode conferir os resultados apurados nas urnas diretamente do seu smartphone.

Sem tropas
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER/SE) não deverá solicitar a presença de tropas federais para a eleição deste ano. A informação é do portal Infonet, em reportagem da jornalista Cássia Santana. Segundo a Assessoria de Imprensa do TRE, “os juízes eleitorais realizaram várias reuniões e observaram que o clima de tranquilidade é mantido em Sergipe, tornando desnecessária a solicitação de reforço policial à União”.

Técnico 1
O candidato a governador Milton Andrade (PMN) disse ontem que só uma gestão técnica é capaz de tirar Sergipe do quadro caótico em que se encontra. “Os empresários à beira da falência me chamam e, com gestão e motivação da tropa que faz parte da empresa, conseguimos salvá-la, mantendo os empregos e, consequentemente, a geração de renda. Já fiz isso dezenas de vezes, recuperando centenas de empregos. Como governador eu posso fazer muito mais. Posso gerar 65 mil empregos diretos”, garantiu.

Técnico 2
O candidato falou ainda que “Sergipe vem sofrendo em virtude do desemprego, da violência, da saúde... Tudo isso é fruto da falta de comprometimento dos que passaram e dos que estão no poder. Infelizmente, temos um governador que está preocupado só com política. E os que estão há anos aí e se apresentam como novos só pensam em fazer conchavos para se manter no poder”, disse Milton.

Crimes eleitorais 1
Historicamente, a semana que antecede o primeiro turno das eleições gerais no Brasil tende a registrar um crescimento do número de denúncias por crimes eleitorais. Segundo a Polícia Federal (PF), isso se deve à intensificação da disputa pelo voto dos eleitores – e exige um incremento da atuação da polícia judiciária eleitoral.

Crimes eleitorais 2
Segundo o delegado federal Thiago Borelli, coordenador-geral de Defesa Institucional da PF, em entrevista à Agência Brasil, cerca de 40% dos 1.660 procedimentos investigatórios instaurados durante o período eleitoral das últimas eleições gerais, em 2014, foram ajuizados na semana que antecedeu o primeiro turno.

Outubro Rosa 1
Começou ontem, em todo o país, mais uma edição da campanha Outubro Rosa. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade de um modo geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Outubro Rosa 2

Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada Goretti Reis (PSD) é autora da lei estadual de nº 7.526/2012, que instituiu a campanha como evento oficial no Estado de Sergipe. “Com isso, estaremos conscientizando as mulheres e a população quanto à importância de cuidar da saúde se protegendo contra a incidência do câncer de mama e do colo de útero”, afirmou a parlamentar.

Feiras 1
A Emsurb vai antecipar, excepcionalmente na semana dos pleitos eleitorais que ocorrem no mês de outubro, as feiras livres que acontecem as sextas, sábados e domingos. As feiras dos Bairros América, Coqueiral e Santa Maria e dos Conjuntos Bugio, Dom Pedro I e Jardim Esperança, que aconteceriam no domingo, 7, dia do primeiro turno das eleições, serão antecipadas para o sábado, 6.

Feiras 2
Na sexta-feira, 5, serão realizadas as feiras do Cirurgia, Coroa do Meio, Santo Antônio, Grageru, Mosqueiro, 18 do Forte, São Carlos, Cidade Nova e dos Conjuntos Santa Tereza e Leite Neto, que ocorrem normalmente aos sábados. Já as feiras livres dos Bairros Suíssa, São José, Lamarão e Aruana, dos Conjuntos Médici, Sol Nascente, Jessé Pinto Freire, Castelo Branco, Agamenon Magalhães e Loteamento Porto Sul/Costa Nova, que acontecem às sextas-feiras, serão antecipadas para a quinta-feira, 4.