09/10/2018 as 07:54

Sem descanso

Belivaldo se preocupa em tocar as ações do governo

Chegando ao segundo turno, o governador e candidato a reeleição comemorou o resultado na noite do domingo, mas na segunda, às 8 horas, já estava no Palácio de Despachos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cavalheirismo

Assim que foi concluída a apuração dos votos, o governador Belivaldo Chagas (PSD) telefonou para o candidato Eduardo Amorim (PSDB) prestando solidariedade e o parabenizando pela participação no pleito eleitoral. Belivaldo disse a Amorim que ele havia sido claramente prejudicado pelo resultado das pesquisas que vinham sendo divulgadas. 

Sem descanso 1
Chegando ao segundo turno, o governador Belivaldo Chagas comemorou o resultado na noite do domingo, mas na segunda, às 8 horas, já estava no Palácio de Despachos, em reunião com os secretários de obras, de finanças e de comunicação. Belivaldo se preocupa em tocar as ações do governo, para que elas não sejam prejudicadas por conta do andamento da campanha.

Sem descanso 2
Ontem mesmo, depois de despachos administrativos, Belivaldo iniciou contatos com lideranças que estavam apoiando Eduardo Amorim (PSDB). É pouco provável uma aliança com Eduardo, mas muitos prefeitos, vereadores e apoiadores de Amorim devem migrar para Belivaldo no segundo turno. As conversas começaram ontem mesmo, com personalidades políticas fortes. Os próximos dias prometem novidades...

Edvaldo 1
Aliados foram unânimes em reconhecer que o bom resultado do governador Belivaldo Chagas (PSD) em Aracaju teve a contribuição decisiva do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). No pronunciamento de membros do grupo, na noite do domingo, todos que usaram o microfone, durante ato na Avenida Barão de Maruim, agradeceram a Edvaldo. Fábio Mitidieri, Rogério Carvalho, Eliane Aquino, Jackson Barreto e o próprio Belivaldo destacaram o empenho e trabalho do prefeito.

Edvaldo 2
Em Aracaju, o governador Belivaldo Chagas obteve 32,61% dos votos, o equivalente a 87.039 votos, número que superou em 26 mil a quantidade de sufrágios do segundo colocado, Valadares Filho, lembrando que o candidato do PSB já disputou duas eleições para prefeito da capital. Mas VF viu seus votos minguarem na cidade. Ele teve apenas 59 mil votos, quantitativo bem próximo do terceiro colocado em Aracaju, Dr. Emerson, que foi opção de 43.059 eleitores.

Com Belivaldo
Edvaldo acompanhou a apuração dos votos ao lado do governador Belivaldo Chagas, desde o final da tarde do domingo, no apartamento da filha do candidato. Por lá também estavam familiares de Belivaldo, além do jornalista Carlos Cauê. Também passaram por lá Eliane Aquino
e o ex-governador Jackson Barreto. Juntos, eles se dirigiram ao comitê da coligação onde foi feito o ato de comemoração.

PCdoB
Embora não tenha feito um deputado federal, o PCdoB de Sergipe conseguiu atingir 1% dos votos no Estado, na disputa proporcional, índice importante para a cláusula de barreira imposta na mais recente reforma eleitoral. Por alcançar este índice, o partido continua tendo direito ao fundo partidário. “Eu me comprometi com a direção nacional do partido em trabalhar para chegar a este número”, disse Edvaldo. Pelo PCdoB, foram candidatos Márcio Doria, que obteve 0,62% dos votos e Lucimara Passos, que atingiu 0,39%.

Abstenções
Em Sergipe, 1.279.582 eleitores foram às urnas. Deste total, houve 987.285 votos válidos; 63.994 brancos e 228.303 nulos. O número de eleitores que não foi votar (abstenções) foi de 18,83% do eleitorado – o que representa 296.770 eleitores, um aumento de 14,7% em relação a 2014. Vale registrar que houve também um crescimento de 34% no eleitorado, neste período.

Réu
A imprensa brasileira repercutiu matéria do jornal Folha de São Paulo, que apontou: vários políticos envolvidos na Operação Lava Jato não conseguiram se eleger. Na lista a Folha cita o sergipano André Moura (PSC) entre 11 congressistas que são réus no STF, em casos não ligados à operação, mas que também não conseguiram se eleger.

Aracaju
Diferente do que publicou a coluna na edição especial de ontem, na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, Gilmar Carvalho (PSC) liderou os votos na capital sergipana, com 14.128 eleitores. Foi seguido por Iran Barbosa (PT), com 14.099.

Recursos
A eleita para o cargo de deputada estadual Janier Mota (PR) conseguiu reunir R$ 952.200 em recursos para realizar a campanha eleitoral. Porém,
R$ 950 mil foram fornecidos pelo partido.

Não foi
Drª Emília Correa (Patriota) não conseguiu uma vaga na Câmara de Deputados. Mas foi por pouco. A candidata obteve 52.921 votos e por causa da legenda ficou de fora da vaga.

Itabaiana
O Município de Itabaiana, sozinho, conseguiu colocar quatro representantes na Assembleia Legislativa de Sergipe na próxima legislatura: Gilmar Carvalho (PSC), Luciano Bispo (MDB), Maria Mendonça (PSDB) e Talysson de Valmir de Francisquinho (PR).

Tranquilo
Logo após o resultado da eleição, Eduardo Amorim, candidato ao governo pelo PSDB, concedeu entrevista coletiva à imprensa. “Estou tranquilo e consciente. Agradeço ao povo de Sergipe pela luta. Com certeza fizemos uma campanha limpa, transparente e propositiva, sonhando com um Sergipe muito melhor. Continuarei sonhando com o hospital do câncer e outros projetos que beneficiam o coletivo”, afirmou.