05/11/2018 as 07:43

Coordenador

Gustinho Ribeiro vai coordenar no Nordeste a campanha de Rodrigo à reeleição

Durante a semana, Gustinho conseguiu barrar a articulação do senador Valadares, que trabalhou para que a escolha do novo coordenador da bancada de Sergipe fosse feita sem ouvir os novatos no Congresso Nacional.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Procuradoria
O governador Belivaldo Chagas assinou decreto nomeando o procurador Eduardo D’Ávila Fontes para o comando da Procuradoria Geral de Justiça. Ele concorreu na disputa do Ministério Público do Estado com o promotor Manoel Cabral Machado Neto, que foi o mais votado. Fontes foi o segundo colocado. O governador tem direito legal de escolher o que preferir.

Coordenador

O deputado federal eleito Gustinho Ribeiro (SD) tomou café da manhã ontem, 1°, na residência oficial da presidência da Câmara, com o presidente Rodrigo Maia (DEM). Gustinho foi convidado para coordenar no Nordeste a campanha de Rodrigo à reeleição. O sergipano será o articulador com os deputados que estão chegando ao parlamento.

Vistas
E falando em Gustinho Ribeiro, durante a semana ele conseguiu barrar a articulação do senador Valadares, que trabalhou para que a escolha do novo coordenador da bancada de Sergipe fosse feita sem ouvir os novatos no Congresso Nacional. Gustinho articulou com os congressistas que estão chegando e conseguiu barrar a ideia de Valadares.


Não há problema
O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou em entrevista concedida à Rádio Fan FM, na manhã desta quinta-feira, que não há problemas com o PT. O gestor lembrou seu engajamento na campanha para Governo do Estado e destacou estar feliz por Eliane Aquino e Belivaldo Chagas terem saído vitoriosos.

Análise
Sobre a corrida eleitoral à presidência, Edvaldo declarou tristeza pela derrota de Haddad, mas analisou que “é preciso saber ganhar e perder”.

Logística 1
A não adoção da logística reversa por algumas empresas em Aracaju foi denunciada pela vereadora Kitty Lima (Rede) ao Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE). A medida foi anunciada por ela durante pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), quando lamentou ainda o fato de estabelecimentos que comercializam produtos poluentes ao meio ambiente estarem desrespeitando leis federal e estadual quanto ao assunto.

Logística 2
A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Com Moro
A delegada Danielle Garcia está em Curitiba, onde, juntamente com o juiz Sérgio Moro, participou do Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania. Na palestra, que foi realizada na quinta-feira, a delegada debaterá, ao lado do magistrado, sobre os 30 anos da Constituição Federal de 1988 e o combate à corrupção. Em seu tema específico, Danielle abordará o desmonte das estruturas de combate à corrupção na
Polícia Civil.

Compulsória
Por sete votos a cinco, o Tribunal de Justiça decidiu na quarta-feira manter a aposentadoria compulsória do juiz José Anselmo de Oliveira, que foi condenado por conduta incompatível com a magistratura. Seu advogado já anunciou que ele irá recorrer da decisão.

Monitorando 1
Durante sessão do pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quinta, a conselheira Susana Azevedo assegurou que irá monitorar e fiscalizar prefeituras e câmaras municipais, para acompanhar o cumprimento da transparência, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e controle interno, principalmente no que diz respeito ao gasto de pessoal.


Monitorando 2
Na oportunidade, a conselheira Susana Azevedo relembrou a reunião dos gestores e prefeitos que realizou nesta semana, conforme o JORNAL DA CIDADE acompanhou. “Sobre a LRF, 90% dos meus jurisdicionados estão acima dos 65% do limite. É um dado altíssimo, onde a grande parte está com 69%”, disse ela, que em reunião com prefeitos tirou as dúvidas para que possam cortar os cargos em comissão e outras coisas necessárias para poder adequar os municípios à LRF”, pontuou.

Mesa Diretora TJ 1
Em sessão extraordinária, o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe escolheu os desembargadores que vão compor a Mesa Diretora para o biênio 2019-2021. Eleitos por aclamação, o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho assumirá a presidência, o desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite a vice-presidência e a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva será a corregedora-geral da Justiça.

Mesa Diretora TJ 2
“Na minha gestão haverá continuação e respeito ao planejamento estratégico, bem como aos projetos e programas que contribuem para que o TJSE seja reconhecido como um dos melhores do país, além do destaque à priorização do 1º grau de jurisdição”, comentou o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, que será empossado no cargo no primeiro dia útil de fevereiro de 2019.

TRE
Já no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ficou definido o desembargador José dos Anjos como novo membro, em substituição ao desembargador Ricardo Múcio de Abreu Lima. “Agradeço aos colegas pela indicação. Compor a Corte Eleitoral é uma tarefa que engrandece a trajetória profissional do magistrado. Espero que Deus me ilumine e inspire para com sabedoria seguir com o excelente trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral”, ponderou.


Tarifa de ônibus
O vereador e líder da oposição, Cabo Amintas (PTB), indagou o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) sobre a possibilidade do aumento da passagem de ônibus. “Qual é a desculpa do prefeito agora? Qual é a desculpa para essa proposta do Setransp? Nós sabemos muito bem o que vai acontecer. Jogam o valor de R$ 4,44, a proposta do Setransp, para negociarem diretamente com o prefeito. Vejam em que mundo nós vivemos na política do Brasil!”, disse Amintas.