08/11/2018 as 08:41

Diplomação

TRE aprova por unanimidade os relatórios gerais do 1º e 2º turno das eleições

Em Sergipe, diplomação dos eleitos acontecerá no dia 17 de dezembro de 2018, às 17h, no Teatro Atheneu.


Diplomação 1
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), durante a sessão plenária de ontem, aprovou por unanimidade os relatórios gerais do 1º e 2º turno das Eleições 2018 e proclamou o resultado definitivo, habilitando os candidatos eleitos para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual para a diplomação, que acontecerá no dia 17 de dezembro de 2018, às 17h, no Teatro Atheneu.

Diplomação 2

O relator do processo, desembargador Diógenes Barreto, frisou em seu voto que nos dias 7 e 28 de outubro do corrente ano a Justiça Eleitoral, mais uma vez, cumpriu com excelência seu encargo constitucional, realizando o 1º e o 2º turno das eleições gerais em todo o país, salientando que todas as formalidades e exigências contidas no Código Eleitoral, na resolução TSE nº 23.554/2017 e demais normativos de regência, foram devidamente cumpridas pela Comissão Apuradora deste Tribunal.

Diplomação 3
Dando prosseguimento ao voto, o desembargador ressaltou que, em razão da existência de recursos ainda pendentes de julgamento pelas instâncias superiores e tendo em vista também a tramitação ou a possibilidade do ajuizamento de ações eleitorais específicas visando à cassação de registro ou diploma de candidatos, poderá haver eventuais e pontuais modificações no resultado ora aprovado, ensejando inclusive a retotalização dos votos apurados.

No TRE 1
Em sessão extraordinária, o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe escolheu o desembargador José dos Anjos para exercer o cargo de membro do Tribunal Regional Eleitoral, na classe dos desembargadores, em substituição ao desembargador Ricardo Múcio de Abreu Lima, atual presidente do TRE-SE, que encerrará seu mandato no dia 2 de fevereiro de 2019.

No TRE 2
Na mesma sessão, o TJ/SE elegeu, por aclamação, para o biênio 2019-2021, os desembargadores que comporão a Mesa Diretora do TRE. Osório de Araújo Ramos Filho assumirá a presidência, o desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite ocupará a vice-presidência e a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva será a próxima corregedora geral da Justiça.

CPI 1
“Tenho certeza que a CPI da Saúde contribuiu muito para esse pedido do Ministério Público de afastamento da direção do Hospital Cirurgia”, afirmou ontem o vereador Jason Neto (PDT). Ele informou que os vereadores que compõem a CPI procuraram o Ministério Público (MP) e entregaram documentos importantes para compor o pedido à Justiça de afastamento da diretoria.

CPI 2
Jason lembra que fez um pronunciamento na manhã da última terça, cobrando um posicionamento do Ministério Público. No mesmo dia, a Justiça determinou o afastamento da diretoria. “Parabenizo o juiz da 7ª Vara Cível de Aracaju, Aldo Albuquerque de Melo, que determinou o afastamento de toda a direção do Hospital de Cirurgia, a pedido do Ministério Público Estadual. Os motivos expostos na determinação judicial passam pelo mal uso do dinheiro público, e para o juiz os fatos são estarrecedores”, destacou o vereador.

Improbidade 1
O juiz da Comarca de Aquidabã, Raphael Silva Reis, acatou em parte o pedido do Ministério Público e condenou o prefeito José Nicárcio Aragão, do Município de Graccho Cardoso, por improbidade administrativa. Na denúncia, o MP diz que Cassinho, como é conhecido, teria usado o programa assistencial “Bolsa Graccho” para fins eleitoreiros e por isso teve a suspensão dos direitos políticos e perda da função pública.

Improbidade 2
A sentença foi divulgada na última segunda-feira, 5. O magistrado considerou procedentes em parte os pedidos iniciais para reconhecer que José Nicárcio Aragão praticou atos de improbidade administrativa, imputando o pagamento de multa no valor de R$ 20 mil.

Exame
Inclusive, falando no prefeito Valmir de Francisquinho, ontem mesmo ele foi ouvido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecco), encaminhado para o IML onde fizeram exames de corpo de delito e depois para o Presídio Militar (Presmil) por possuir foro por prerrogativa de função.

Provas 1
Ontem, durante coletiva de imprensa para esclarecer as investigações da Operação Abate Final, a delegada geral Katarina Feitosa frisou que há provas “incontestes” do esquema de Valmir de Francisquinho (PR) com as taxas do matadouro de Itabaiana.

Provas 2
“O inquérito está muito robusto, existem provas incontestes de que estava havendo desvio de verba pública, onde participavam o prefeito, o secretário de Agricultura do Município e mais três pessoas”, contou.

Projeto de lei 1
Ontem, os deputados estaduais aprovaram por unanimidade os projetos de lei complementares de autoria dos Poderes Legislativo e Executivo. O TCE, por exemplo, pediu a reestrutura o quadro de pessoal efetivo do órgão, com o objetivo de normatizar a escolaridade exigida para os cargos em comissão, bem como adequar o quadro de pessoal efetivo do respectivo órgão.

Projeto de lei 2
Além desse, a Sefaz solicitou a redução de juros e multas de débitos relacionados ao ICMS, objetivando a consecução de medidas que propiciem o desenvolvimento socioeconômico do Estado. A proposta visa tornar mais justa a compensação, ao deixar de exigir que o contribuinte renuncie aos créditos excedentes aos débitos do Estado, negociados nos termos da lei.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.