22/11/2018 as 07:41

Pede presença

Georgeo Passos pede presença dos secretários da Fazenda e Saúde na Alese

O parlamentar deseja que eles façam a prestação de contas das referidas pastas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Magoado

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) afirmou, durante entrevista no programa de rádio “Comando Geral”, que saiu magoado ao fim das eleições, pois, segundo o parlamentar, não recebeu nenhum apoio do partido.

Votação
Hoje os deputados estaduais deverão colocar em votação os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa, entre eles a Lei Orçamentária Anual encaminhada pelo Poder Executivo em meados de outubro.

Natal de Lula
Ontem a deputada estadual Ana Lúcia (PT) anunciou que começou o movimento “Natal de Lula”. “Mandei fazer alguns cartões com a foto de Lula para que as pessoas possam mandar mensagens”, disse, durante sessão na Casa Legislativa.

Pede presença

Ainda na Assembleia, o deputado Georgeo Passos (Rede) fez um requerimento para chamar os secretários de Estado da Fazenda e da Saúde para que prestem contas da administração financeira das respectivas pastas.

Meio Ambiente
Foi aprovado ontem em redação final o projeto de lei de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede) que dispõe sobre o Fundo Municipal
do Meio Ambiente.

Vice assume
Depois da vice-prefeita de Itabaiana assumir o comando do município, agora será a vez da vice-prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, tomar posse no cargo. Com a decisão que determinou o afastamento do prefeito Valmir Monteiro por 180 dias, Hilda deve sentar na cadeira do prefeito em breve.

Valmir
A coisa não anda boa para o lado dos “Valmir”. Comandando os dois maiores municípios do interior sergipano, Itabaiana e Lagarto, Valmir de Francisquinho e Valmir Monteiro, respectivamente, estão enfrentando problemas judiciais. Ambos possuem vice-prefeitas, que devem comandar as cidades por alguns dias.

Sucessor 1
Reeleita e gozando de considerada popularidade entre os quase sete mil aparecideneses aptos a votar, a prefeita Vera Souza (MDB) começa a se movimentar para fazer seu sucessor em 2020 e garantir um aliado no comando da prefeitura. A primeira articulação começa com a eleição para a Câmara de Vereadores local, em que dois aliados de Vera disputam a presidência: Alexsandro Totô e José Bispo, conhecido como “Zé de Donira”, ambos do MDB.

Sucessor 2
Donira também é aliado de longas datas da deputada estadual Maria Mendonça e pretende presidir a Casa Legislativa. Mas o nome preferido de Vera para o cargo é mesmo Alexsando Totô, primo da gestora – e nome mais provável para encabeçar o projeto majoritário situacionsita em 2020.

Inverdade 1
O vereador Anderson de Tuca alegou que a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Celso Oliva é falsa. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) enviou nota afirmando que isso é uma inverdade. O que ocorre, de fato, é que a obra está paralisada. Por conta do período eleitoral, a verba parlamentar que seria usada para a conclusão ficou bloqueada e a administração aguarda a liberação do recurso para dar continuidade.

Inverdade 2
Além disso, segundo a assessoria da pasta, não existe nenhum documento que comprove o pagamento de serviços não realizados, como também alegou o vereador. Todos os serviços feitos no local possuem nota fiscal que estão à disposição.

Inverdade 3
O que vale ressaltar também é que existem outras 43 unidades de saúde que também demandam reparos. A respeito do Nestor Piva, a secretaria esclarece que o hospital está se adequando à classificação de risco e, com o prontuário eletrônico, o atendimento está sendo levado à risca, o que faz com que alguns pacientes da Ala Azul, por exemplo, tenham a sensação de demora. A SMS destaca também que mais de 50 notas de empenho foram disparadas e até o final do mês novos equipamentos chegarão ao hospital.

Segunda parcela 1
Servidores públicos, ativos e inativos, da administração pública estadual receberão o décimo terceiro em seis parcelas iguais a partir da remuneração de janeiro de 2019. Os servidores que optarem por receber a gratificação natalina de forma integral em dezembro poderão fazer por meio de operação de crédito no mesmo modelo dos anos anteriores.

Segunda parcela 2
Para isso, o Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei de abono de 12,42% a ser acrescido à segunda parcela do décimo terceiro. A medida beneficia também cargos de comissão, pensionistas pagos pelo Tesouro do Estado ou pelo Sergipeprevidência.

Lagarto
A Assessoria Jurídica da Prefeitura de Lagarto anunciou ontem que pretende recorrer da decisão do desembargador Roberto Porto que afastou o prefeito Valmir Monteiro do cargo por 180 dias.