23/11/2018 as 07:42

Santa Maria

Vereador Dr. Gonzaga relata abandono em ruas do Santa Maria

Segundo o vereador, apesar do investimento feito recentemente no bairro, muitas outras ruas se encontram sem asfalto, cheia de buracos, bueiros entupidos e quebrados e muito lixo exposto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aposentadoria
Na seção de atos administrativos desta quinta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira, faz publicar ato administrativo em que anuncia a aposentadoria compulsória (punitiva), a partir de 22 de novembro de 2018, do magistrado José Anselmo Oliveira, juiz de Direito do Juizado Especial da Fazenda Pública, com vencimentos proporcionais ao tempo de contribuição.

Neópolis 1
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) retomou ontem o julgamento dos embargos do prefeito de Neópolis, Luiz Melo de França, e de seu vice, José Miguel Lobo. Eles tiveram seus mandatos cassados e recorreram da decisão judicial. A suspensão do julgamento ocorreu porque houve um pedido de vista do juiz Joaby Gomes Ferreira.

Neópolis 2
Mas a maioria dos magistrados votou pela rejeição dos embargos de declaração, mantendo a cassação dos mandatos. O julgamento deverá ter sua conclusão após a apresentação do voto de vista de Joaby. O prefeito, que é mais conhecido como “Dr. Luizinho”, foi cassado por ter atendido pacientes gratuitamente no município, durante a pré-campanha, ato que configura abuso de poder e compra de votos. Conforme a decisão do TRE-SE, os dois candidatos estão inelegíveis por oito anos.

Santa Maria 1

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) usou a Tribuna da Câmara de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, para falar da visita que fez esta semana aos conjuntos Padre Pedro, Paraíso do Sul e Governador Antônio Carlos Valadares, todos situados no Bairro Santa Maria. “Eu fui chamado por alguns moradores locais para ver a situação de abandono de algumas ruas, que há muito tempo não recebem a atenção dos órgãos municipais”, explicou o vereador.

Santa Maria 2
Dr. Gonzaga lembrou que apesar do investimento feito recentemente no bairro, para drenagem e pavimentação de 34 ruas na Invasão da Terra Dura, muitas outras ruas se encontram sem asfalto, cheia de buracos, bueiros entupidos e quebrados e muito lixo exposto. “Então, o que eles querem pedir à prefeitura é que pelo menos faça um paliativo nessas outras vias, até que as mesmas sejam também beneficiadas, aliviando o sofrimento dos seus moradores”, comentou o parlamentar, citando casos mais graves observados na Rua Contorno Um, Av. Auxiliar e muitas outras.

Abono
Durante a apreciação e votação de projetos na manhã de ontem, nas comissões temáticas e no plenário da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais aprovaram, por maioria, o PL do Poder Executivo que concede abono especial, de caráter indenizatório e transitório, aos servidores públicos, ativos e inativos, civis ou militares, aos empregados públicos da administração pública estadual e aos pensionistas pagos pelo Tesouro do Estado ou pelo Sergipeprevidência (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe). O abono especial tem sido a forma que o Governo do Estado encontrou para pagar a gratificação natalina (13º salário).

Outro matadouro
O deputado estadual Georgeo Passos (Rede), em pronunciamento ontem na Assembleia Legislativa, mostrou-se preocupado com a situação do matadouro público na cidade de Ribeirópolis, relembrando, inclusive, de decisão da Justiça, no pedido do Ministério Público Estadual, proferida no ano de 2017, onde foi determinada a interdição do local.

Comissão 1
O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) propôs a formação de uma comissão suprapartidária para que a Assembleia Legislativa possa acompanhar todas as ações do Ministério Público de Sergipe em relação aos matadouros.

Comissão 2
O parlamentar compreende as ações do MP/SE e sua vontade de que os matadouros funcionem de forma correta, mas defende que não se espere a elevação dos preços das carnes para buscar uma solução para a situação. “Não podemos conviver, por exemplo, com a situação de Itabaiana hoje. Nos interessa o funcionamento. O que foi investido no matadouro não se leva em conta? A situação dos marchantes e outros trabalhadores não se leva em conta? Não podemos cruzar os braços”, disse Gilmar.

Audiência pública 1
Enquanto a Assembleia Legislativa realiza a primeira votação da proposta orçamentária, a Câmara de Aracaju informa que irá fazer uma audiência pública no dia 28, a partir das 14h30, para discutir a Lei Orçamentária Anual de Aracaju.

Audiência pública 2
A proposta foi feita pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB), presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, e terá a explanação do secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio.

Soneca no PT
O vereador Palhaço Soneca (PPS) recebeu com entusiasmo o convite do senador eleito Rogério Carvalho para ingressar no Partido dos Trabalhadores (PT). Rogério elogiou o trabalho do parlamentar na Câmara Municipal de Aracaju e disse que Soneca tem perfil de defensor dos mais necessitados e da classe trabalhadora.

Em Sergipe 1
O ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, chega a Sergipe hoje a convite do deputado federal André Moura (PSC), para visitar obras da BR-235 e liberação de trechos da BR-101. Além disso, também vai assinar ordem de início das obras do encabeçamento da ponte sobre o Rio São Francisco.

Em Sergipe 2
Só em Sergipe, o ministério investiu mais de R$ 300 milhões para a malha rodoviária federal, viabilizados por André Moura. Hoje, a partir das 6h30, no Radisson Hotel Aracaju, Valter Casimiro faz uma coletiva para a imprensa.