04/02/2019 as 07:43

Sem tornozeleira

Sem utilizar tornozeleira eletrônica, deputado Valdevan Noventa (PSC) toma posse na Câmara Federal

Liminar suspendeu também o andamento da ação penal e de todas as medidas cautelares que implicassem em cerceamento à liberdade do deputado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sem utilizar tornozeleira eletrônica, deputado Valdevan Noventa (PSC) toma posse na Câmara FederalFoto: Divulgação

Diz muito
A disposição da maioria dos deputados estaduais de votar em Luciano Bispo para comandar a Assembleia Legislativa diz muito sobre a Casa. Bispo responde a uma série de processos por improbidade administrativa e outras coisas mais, acumulando inclusive algumas condenações – e só conseguiu assumir o novo mandato pela força de uma providencial liminar. Isso não tirou a disposição de muitos deputados em votar nele.

Deso
O governador Belivaldo Chagas (PSD) voltou a usar hoje as redes sociais para anunciar mais um nome que irá compor o seu secretariado. Ele informou que convidou o engenheiro Carlos Melo, que está como presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), para voltar a presidir a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O convite foi aceito.

Procuradoria
Vale lembrar que no dia 28 de janeiro a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestando pela revogação do habeas corpus concedido a Valdevan Noventa. Na manifestação, ela afirmou que, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já negou pedido da defesa, não caberia apresentação do remédio jurídico no órgão.

Prisão
Valdevan Noventa foi eleito deputado federal em outubro de 2018. Ele é acusado por ter articulado, juntamente com assessores, um suposto esquema para simular doações para a campanha, tendo como doadores 86 eleitores – parte deles beneficiária do Bolsa Família – dos municípios de Estância e Arauá.

Deixam a CMA
Kitty Lima (Rede) e Iran Barbosa (PT) deixaram a Câmara de Vereadores para assumir mandatos na Assembleia Legislativa de Sergipe. Com uma atuação mais solta, mais livre das amarras da política tradicional, ambos podem apresentar posicionamentos mais incisivos em questões delicadas. A conferir.

Sem tornozeleira

Sem utilizar tornozeleira eletrônica, o deputado Valdevan Noventa (PSC) tomou posse sexta na Câmara Federal, em Brasília. Ele foi beneficiado com uma liminar que permitiu a retirada da tornozeleira e participasse da solenidade. A liminar suspendia também o andamento da ação penal e de todas as medidas cautelares que implicassem em cerceamento à liberdade do deputado.

Sem convite
A delegada de Polícia Civil de Sergipe Daneile Garcia, que se encontra em Brasília, não confirmou ter recebido convite do ministro da Justiça, Sérgio Moro, para fazer parte de sua equipe. A informação foi transmitida por ela mesmo, em entrevista à Fan FM. Ela informou ainda que esteve em Brasília para prestigiar a posse do senador Alessandro Vieira e do deputado federal Laércio Oliveira.

ICMS
Após quase três anos, o Governo de Sergipe quitou os valores do ICMS dos municípios sergipanos que foram retidos indevidamente em 2016 e 2017. Quem confirma é o deputado estadual Georgeo Passos (PPS), que vinha denunciando o fato. O parlamentar descobriu que o governo não estava cumprindo a Constituição Federal, mais precisamente o artigo 158, que determina que 25% de tudo que é arrecadado com o ICMS tem que ser enviado aos municípios.

Em Tobias Barreto 1

Para esta coluna, o prefeito Diógenes Almeida (MDB) contou que o cenário em Tobias Barreto permanece o mesmo: sem chuvas. Dessa maneira, os serviços emergenciais no município continuam para abastecer a população.

Em Tobias Barreto 2
O prefeito disse ainda que a obra da adutora foi concluída e a água está sendo manobrada para chegar em Tobias Barreto para abastecer as caixas d’água. Além disso, a cidade continua sendo abastecida com carros-pipa.

Corrigindo 1
No artigo “Uma visita ao ‘Gabinete Maruinense de Leitura’”, o professor Afonso Nascimento citou a funcionária do Município Joelma Martins como diretora do Gabinete de Leitura de Maruim, porém, a diretora do espaço, há quase dois anos, é a professora maruinense Jacy Dantas.

Corrigindo 2
Na oportunidade, ressaltamos que o Gabinete de Leitura de Maruim, que completará 142 anos no dia 19 de agosto, funciona regularmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.