07/02/2019 as 07:41

Pacote

Rogério defende diálogo com a sociedade civil, especialistas em segurança e do sistema penitenciário

Comentário foi acerca do pacote de medidas apresentadas pelo ministro Sérgio Moro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Avaliação
De um político amigo do conselheiro Clóvis Barbosa (TCE) e do governador Belivaldo Chagas, sobre as farpas que eles trocaram recentemente: “Clovis é pura vaidade, parece que mora em Marte, não compreende a gravidade da crise financeira do Estado, e Belivaldo anda muito tenso, porque compreendeu que a crise financeira pode imobilizar o governo dele. Parece que isso gerou o primeiro round”.

Proposta
Lideranças e comerciantes do Grande Rosa Elze fizeram convite a José Firmo para disputar um mandato nas eleições de 2020 em São Cristóvão. Firmo é funcionário da Universidade Federal de Sergipe, tendo exercido diversos cargos na gestão da UFS, como prefeito do Campus e ouvidor geral, além de ter sido dirigente do sindicato da categoria dos técnico-administrativos. Vai pensar a proposta.

Eventos
Baseando-se na proposta de fortalecer a parceria entre a gestão estadual e os municípios sergipanos, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realiza desde o mês de novembro de 2018 a convocação dos 75 municípios para que apresentem o cronograma de eventos voltado para o corrente ano. O objetivo da ação é ampliar a divulgação das festividades locais e fomentar a cadeia turística na construção do “Calendário de Eventos Turísticos de Sergipe”.

Pacote

O senador Rogério Carvalho (PT) comentou ontem o pacote de medidas apresentadas pelo ministro Sérgio Moro: “Antes de mais nada, precisa abrir o debate com a sociedade civil, especialistas em segurança pública e do sistema penitenciário para que o projeto anticrime tenha a legitimidade da população. Sem esse debate, o pacote se torna autoritário, incentivador da violência contra o pobre e o desassistido. E sem qualquer vínculo com a realidade penitenciária”, afirmou o petista.

Audiências
RC afirmou que para atender a expectativa do povo brasileiro promoverá audiências públicas com especialistas em segurança e na preservação da vida, para ter consistência e construir um pacote de medidas reais que promova a vida e que de fato combata a violência, registrou Rogério.

Fafen
O Sindipetro e a PGE vão ingressar com uma ação contra a hibernação da Fafen. Advogado do sindicato, Henri Clay Andrade, tem acompanhado todos os debates. “O fechamento da Fafen causará graves danos sociais, econômicos e ambientais para Sergipe”, disse HC.

Com Alckmin

Em Brasília, ontem, o presidente do diretório estadual do PSDB Sergipe, Eduardo Amorim, esteve com o presidente nacional da sigla, Geraldo Alckmin. “Conversamos sobre o atual momento político do país e a participação do nosso partido neste novo cenário. Seguiremos trabalhando para fortalecer ainda mais o PSDB e seus diretórios, sempre a favor do Brasil e de Sergipe”, destacou Eduardo.

Extinguiu 1
O deputado estadual Iran Barbosa concedeu entrevista ao radialista Narcizo Machado na manhã de ontem, durante o “Jornal da Fan”. O parlamentar criticou várias medidas adotadas pelo Governo de Sergipe, avaliou sua eleição e ainda apontou como será sua conduta nos próximos anos de mandato. Entre as medidas criticadas, Iran repudiou o que classificou como a extinção do 13º salário.

Extinguiu 2
“Um direito garantido por lei infelizmente há pelo menos três anos o sergipano precisa de muito esforço para ter acesso e isso de forma parcelada. É um absurdo”, destacou, referindo-se à estratégia do governo de conceder o 13º salário via empréstimo bancário e por parcelamento.

Fafen
O deputado federal Fábio Reis (MDB) registrou na rede social a reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária. “Discutimos soluções para a não hibernação da Fafen em Sergipe e Bahia pela importância das unidades na produção de fertilizantes. Encontro positivo e que firmou o apoio da ministra, junto à Petrobras, nesse pleito”, escreveu.

Sessão no TCE
Hoje será a primeira sessão da Corte do Tribunal de Contas deste ano. Após o recesso, os conselheiros retornam para o julgamento das pautas do dia.

Em Brasília
O governador Belivaldo Chagas (PSD) participou ontem, em Brasília, da reunião com os governadores do Nordeste. Na oportunidade, os gestores definiram as pautas em comum para dialogar com o Governo Federal.

Itabaiana
A Prefeitura de Itabaiana abriu processo seletivo para o preenchimento de 300 vagas em diversos cargos pelo período de um ano. Os interessados deverão fazer a inscrição até o dia 11 de fevereiro na sede da prefeitura.