19/02/2019 as 07:48

Com Moro

João Eloy viaja hoje para Brasília para reunião com Sérgio Moro

Todos os secretários de Segurança dos Estados brasileiros devem participar da reunião

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chegou para resolver

“É preciso mais amor”, declarou o governador Belivaldo Chagas (PSD), durante inauguração das novas instalações do internamento pediátrico de oncologia, no Huse. De acordo com um dos fundadores da Avosos, Wilson Melo, a instituição busca firmar parceria com o Estado há dez anos, mas sempre esbarrava em burocracia. Após Belivaldo ter conhecimento dessa oferta, em cerca de dois meses conseguiram concretizar a ideia.

Avosos 1
O governador Belivaldo Chagas, a vice-governadora Eliane Aquino e o presidente da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos), Wilson Melo, inauguraram ontem as novas instalações do Internamento Pediátrico da Oncologia “Maria Ruth Wynne Cardoso - Tia Ruth”, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A obra foi fruto da parceria do Governo do Estado com a instituição.

Avosos 2
Para Belivaldo, a entrega simboliza mais um esforço para oferecer serviço humanizado no Huse, em especial na área da oncologia. “A Avosos e o governo juntos estão de parabéns hoje. Ao entregarmos este espaço, podemos oferecer um melhor serviço à população sergipana, principalmente às nossas crianças, para que elas tenham um tratamento mais digno”, afirmou.

Galeguinho
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) escreveu na rede social: “O governador Belivaldo Chagas, de forma acertada, tem aberto à sociedade a realidade financeira do Estado. Para aqueles que o criticam por ser verdadeiro, eu digo que prefiro uma verdade amarga do que uma mentira doce. A solução está na união de todos. Conte comigo, Galeguinho!”.

Déficit na Previdência 1
Em artigo publicado no site Congresso em Foco, o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcântara, comentou, sobre a reforma da Previdência implantada em 2003: “No tocante ao setor público, a EC 41/2003 instituiu os Regimes Próprios de Previdência, de caráter contributivo e solidário e fez a segregação de massas nos Estados, com a instituição de novos fundos de Previdência capitalizados”.

Déficit na Previdência 2
Charles Alcântara continua: “Em razão disso, os novos servidores deixaram de integrar o regime de repartição simples dos Estados e passaram a recolher a sua contribuição previdenciária, bem como a contrapartida do Estado empregador, para os fundos capitalizados, cuja consequência foi a cessação dos ingressos financeiros dos novos servidores para o regime de repartição simples”. Seria essa uma das causas do impagável déficit da Previdência em Sergipe?

Com Moro 1
O secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Eloy, viaja hoje para Brasília, onde terá reunião com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e todos os secretários de Segurança dos Estados brasileiros. Na pauta, discussão sobre o pacote anticrime enviado por Moro ao Congresso, temas como o banco nacional de perfis genéticos e discussões sobre o sistema único de segurança pública (Susp).

Com Moro 2
Também está na pauta da reunião a destinação de recursos para os Estados – uma demanda quase unânime. O encontro acontece hoje e amanhã, debatendo ainda uma proposta de padronização de dados estatísticos.

IPTU 1
Em Porto Alegre foi aprovado por unanimidade um projeto que torna obrigatória a divulgação detalhada dos cálculos para a cobrança do IPTU. A prefeitura deverá divulgar na própria guia do imposto e em seu sítio oficial a fórmula de cálculo e variáveis envolvidas; instruções de como o cidadão pode contestar o valor; o valor arrecadado no bairro no ano anterior; e o percentual de inadimplentes na localidade.

IPTU 2
Com acesso a esses dados, o cidadão porto-alegrense poderá contestar valores e cobrar o retorno em serviços no seu bairro, baseado em dados reais de arrecadação. Não seria ruim um projeto similar em Aracaju. Algum vereador se habilita? A própria prefeitura também poderia ser autora da iniciativa.

Adepol e Alessandro Vieira
Na manhã de ontem, a diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) se reuniu com o senador e também delegado Alessandro Vieira (Rede). Na pauta, assuntos do cenário nacional, a exemplo da reforma da Previdência, além do debate sobre a valorização da carreira de delegado de polícia. Estiveram presentes o presidente da Adepol, Isaque Cangussu, e os vice-presidentes, Flávia Félix, Adelmo Pelágio e Tarcísio Tenório.

Enquanto isso...
Valadares Filho (PSB), ex-deputado federal, que foi candidato ao Governo do Estado, fez o registro: “O cinismo de Belivaldo em conclamar a sociedade para ajudá-lo a tirar Sergipe da crise é lamentável. Afinal, ele passou a campanha inteira falando que isso já estava sendo feito, que chegou pra resolver. Ele e JB são os responsáveis pelo maior caos financeiro da nossa história”.

Na medicina
Eduardo Amorim, ex-senador e presidente do diretório estadual do PSDB, após cumprir papel na política, retornou à profissão na área da medicina. O ex-parlamentar por Sergipe vem publicando sua rotina de qualificação como médico nas redes sociais.

Julgamento Valmir
Hoje, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe deve julgar o agravo regimental interposto por Valmir de Francisquinho (PR), prefeito afastado de Itabaiana. O tema está pautado na sessão do dia que será iniciada às 8h30.