12/03/2019 as 08:51

Política

Heleno Silva declara vagas para Mais Médicos

“É impressionante a falta de médicos em todo o estado”, disse Heleno, anunciando que está fazendo um levantamento das vagas do Mais Médicos que ainda não foram preenchidas, em Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Heleno Silva declara vagas para Mais Médicos

Olho nos cargos
Pelo menos três dos oito deputados federais - Laércio Oliveira, Fábio Reis e Gustinho Ribeiro - teriam interesse em indicar pessoas que lhes são próximas para cargos federais em Sergipe. Mas o governo Bolsonaro não deverá nomear
os indicados antes do voto favorável à reforma da Previdência.

O ex-deputado federal Heleno Silva (PRB) declarou ontem que cerca de 30 vagas do Mais Médicos não foram preenchidas na região do sertão sergipano, desde a partida dos cubanos. “É impressionante a falta de médicos em todo o estado”, disse Heleno, anunciando que está fazendo um levantamento das vagas do Mais Médicos que ainda não foram preenchidas, em Sergipe. 

SUS 1
Em Sergipe, o presidente da Fundação Pio XII, que é o responsável pelo Hospital do Amor, em Barretos, reconheceu a iniciativa do governador Belivaldo Chagas (PSD) em buscar referências de sucesso. Por outro lado, Henrique destacou o desafio dos gestores públicos dos estados que sofrem com a dificuldade financeira de um modo geral, e na área da Saúde, o empresário atribuiu parte dessa crise ao congelamento da tabela do Sistema Único de Saúde – SUS.

SUS 2
“Daí vem o fragmento maior que atinge os estados, municípios e, consequentemente, a população. O dinheiro é muito pouco para as necessidades(...). Estou aberto a ajudá-lo porque senti uma honestidade imensa na vontade de melhorar e acertar. Nós vamos começar na formação dos médicos em Sergipe, para que eles tenham consciência do valor do médico de saúde da família”, enfatizou Henrique Prata.

Na Alese
Na próxima semana, na quinta-feira, dia 21, o governador Belivaldo Chagas vai à Assembleia Legislativa apresentar a situação das finanças do estado. O pronunciamento é aguardado há muito tempo, desde quando o próprio anunciou que abriria as contas e deixaria a sociedade a par de tudo o que acontece no estado.

Mudanças
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) confirmou que irá implementar uma reforma administrativa e que haverá mudanças no seu secretariado. Ainda durante esta semana poderão ser anunciados novos nomes – e de acordo com Edvaldo, apenas Jeferson Passos é considerável “imexível”.

Convênio
O governador Belivaldo Chagas e o diretor do Hospital de Amor de Barretos assinam hoje convênio para que Sergipe receba mais uma carreta de serviços de saúde. O veículo será disponibilizado pelo Hospital de Barretos que, ao lado dos equipamentos oferecidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e pela licitação estadual já autorizada, somarão quatro carretas de atendimento à prevenção e tratamento de câncer no estado, além dos serviços já oferecidos por meio de outras instituições de saúde estaduais. A solenidade ocorre no Palácio dos Despachos, às 14h30.

Encontro PCdoB-PSB
O presidente municipal do PCdoB, Júnior Trindade, estranhou nota publicada nesta coluna na semana passada, na qual o ex-deputado federal Valadares Filho declarou que o encontro ocorrido entre ambos, antes do Carnaval, foi uma iniciativa do comunista. “Foi Valadares Filho quem nos procurou para conversar, tanto que tomamos café da manhã na casa dele. Se o convite tivesse partido de mim, o encontro não teria sido na residência dele”, disse. Trindade confirmou que o encontro serviu para uma discussão sobre temas nacionais.

Mais conversas
Júnior Trindade informa que, na condição de presidente do PCdoB de Aracaju, irá dialogar com todos os partidos. Ele também ressalta que esta agenda é de iniciativa da direção da sigla e que não partiu do prefeito Edvaldo Nogueira. “Edvaldo segue completamente focado na gestão, tanto que ele não sabia do nosso encontro com Valadares Filho, nem da nossa agenda com outras legendas. Esta é uma questão que o partido está conduzindo”, frisou.

Caça-Fantasmas
A situação está se complicando. Aquela “Operação Caça-Fantasmas” poderá culminar com prisões de pelo menos uns cinco ou seis envolvidos. É esperar para ver.

Sem grana
Os empregados de empresas prestadoras de serviços ao Governo do Estado e que estão sem receber a mensalidades combinadas pensam em organizar o “Movimento dos Sem Grana”. Logo em breve acontecerá a primeira mobilização.

Lagarto
Para esta coluna, a equipe de defesa do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), informou que ingressou com um agravo. “Os autos vão para o Ministério Público, onde tem cinco dias para se manifestar. Então, ainda está na tramitação. Essa semana não teremos novidades sobre o caso”, disse o advogado Evânio Moura.

 

Medicina
O curso de Medicina da UFS, em Aracaju (HU), atingiu nota 4,0 e está entre os melhores do Brasil. Segundo o reitor Angelo Antoniolli, isso é fruto da somação de esforços de professores, estudantes e a administração da instituição de ensino superior.

Aeroporto
O leilão da concessão de três blocos de aeroportos está marcado para a próxima sexta-feira, dia 15, na Bolsa de Valores de São Paulo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, 12 aeroportos devem ser leiloados, inclusive o de Aracaju.

Presidência do PT 1
No último sábado, dia 9, durante reunião do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, o senador Rogério Carvalho comunicou o seu afastamento da presidência da sigla pelo período de 90 dias, que pode ser prorrogado. Com isso, o deputado federal João Daniel assume a presidência do diretório.

Presidência do PT 2
“Levaremos adiante todo debate nacional da importância do Partido dos Trabalhadores na defesa da libertação imediata do presidente Lula, dos grandes temas que estão colocados contra o povo brasileiro, a exemplo da reforma da Previdência, e também debater e discutir como organizar o partido para a disputa nas próximas eleições para as câmaras de vereadores e gestões municipais”, destacou João Daniel.

Mudança
As mudanças no DER-SE atingiram o presidente Vasconcelos, assessores e alguns engenheiros. A nova equipe está sendo montada.