14/03/2019 as 07:50

Apenas especulações

Belivaldo descarta possibilidade de exoneração de Valberto Lima

O médico é responsável por administrar a pasta da Secretaria de Estado da Saúde.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Previdência
No final da década de 1970 até o início dos anos de 1990, muitos recursos da Previdência Social do Estado eram repassados para o Banese. Que fim levou esse dinheiro?

Saco de pancadas
As secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública são os principais sacos de pancadas do Governo de Sergipe. Historicamente, os serviços das duas pastas deixam muito a desejar, e a população reclama.

Apenas especulações 1
Durante a transmissão de ontem do Programa Papo Reto, o governador Belivaldo Chagas descartou qualquer possibilidade de mudanças na administração da Secretaria de Estado da Saúde, falando sobre uma possível exoneração do secretário Valberto Lima.


Apenas especulações 2
“Em nenhum momento, disse que estava querendo tirar o secretário de Saúde. Valberto tem minha inteira confiança. Ontem mesmo, estivemos juntos e fizemos uma reunião de avaliação da visita do pessoal de Barretos aqui. Portanto, Valberto continua seguro em seu cargo”, afirmou.

PPP’S
O governador Belivaldo Chagas anunciou a formalização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para administração da Central de Abastecimento de Itabaiana (Ceasa) e do Centro de Convenções de Sergipe. O objetivo, segundo Belivaldo, é de garantir, a partir da gestão do setor privado, mais investimentos e melhorias. A obra do município do Agreste sergipano deverá ser entregue ainda neste primeiro semestre e representa um investimento de cerca de R$ 30 milhões. Já as obras do Centro de Convenções possuem investimentos de R$ 19.314.300, oriundos de recursos do governo estadual e do Ministério do Turismo.

Desvios de água 1
O governador Belivaldo Chagas foi taxativo ao afirmar, durante a live, que vai apertar o cerco contra os desvios ilegais de água. Ele solicitou que a população tenha consciência do bom uso da água e denuncie, por meio do 08000790195, a presença dessas ações fraudulentas.

Desvios de água 2
“A operação de fiscalização intensiva dos desvios ilegais de água será iniciada na cidade de Simão Dias, com cerca de 10 mil ligações regulares. De lá, recebemos a informação de cerca de 1.500 desvios ilegais de captação de água. Isso é inadmissível e vamos combater”, afirmou Belivaldo.

Sem aposentadoria

Em meio à discussão da reforma da Previdência no Congresso Nacional, o senador Alessandro Vieira (PPS) e os nove deputados federais eleitos com ajuda do RenovaBR anunciaram que abrem mão da aposentadoria especial para políticos. Com a decisão, os parlamentares cumprem o compromisso que têm com o RenovaBR e a sociedade de usar o dinheiro público com responsabilidade e combater privilégios. A proposta de reforma da Previdência elaborada pelo governo já prevê alteração no Plano de Seguridade Social dos Congressistas, mas as lideranças formadas pelo RenovaBR preferiram se antecipar, independentemente da aprovação. 

Laranjas 1
As investigações do Ministério Público Eleitoral (MPE) em Sergipe sobre as candidaturas laranjas podem recair sobre candidatos que foram eleitos e já estão exercendo mandatos. Como acontece no escândalo que estourou nacionalmente, há suspeitas de que mulheres foram utilizadas como laranjas, para preencher o número mínimo de candidaturas femininas. Elas teriam repassado os recursos para candidatos dos seus partidos.

Laranjas 2
O MPE não tem divulgado muitos detalhes das investigações, para não comprometer o processo, mas já ouviu várias das possíveis candidatas que podem ter sido utilizadas como laranjas. Resta saber se os políticos que utilizaram essas senhoras vão também ser atingidos – e se podem ter seus mandatos cassados.

Onda azul 1
Ontem, Valmir de Francisquinho (PR) voltou ao cargo na Prefeitura de Itabaiana. O gestor, que foi preso e afastado durante as investigações da Operação Abate Final, teve uma recepção “onda azul” – fazendo alusão à sua cor utilizada na campanha eleitoral.

Onda azul 2
Na chegada em Itabaiana, a população fez festa ao ver Valmir de Francisquinho. Para recepcioná-lo, estavam presentes os deputados estaduais Talysson de Valmir (PR) e Gilmar Carvalho (PSC).

Decisão do TJ 1
Após o Tribunal de Justiça de Sergipe ter concedido a liminar determinando a readequação da terceirização do Hospital Nestor
Piva na última terça-feira, dia 12, os vereadores discutiram o tema
na Câmara de Aracaju.

Decisão do TJ 2
O vereador Elber Batalha (PSB) comemorou a decisão. “Essa foi uma grande vitória do Sindicato dos Médicos, como também de todos os servidores da área da Saúde. Vem num momento que o presidente do sindicato passa por um imenso constrangimento de ser tratado pelo prefeito Edvaldo Nogueira como um infrator da lei. O TJ faz um feito à ordem, traz o diálogo e a legalidade aos trilhos e garante ao servidor público a estabilidade e a segurança necessárias para quem prestou concurso público”, frisou.