04/04/2019 as 07:47

Cota

Rogério é a favor da cota das mulheres nas candidaturas partidárias

A CCJ do Senado vai avaliar projeto que acaba com a cota. Senador acredita que maioria dos parlamentares vão votar pela manutenção.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cortando na carne
A equipe do governo está em fase de conclusão de estudos para gerar maior economia e cortar gastos. A previsão é de que na próxima semana o governador Belivaldo Chagas (PSD) deve enviar à Assembleia Legislativa alguns projetos de lei que visam enxugar despesas em áreas específicas. A expectativa é de que haverá polêmica...

Novas nomeações
Assessores próximos ao governador Belivaldo Chagas garantem que ele pode fazer ajustes na sua equipe de auxiliares a qualquer momento – desde que ele sinta esta necessidade. O fato é que mudanças não estão descartadas – mas, ao que parece, também não estão sendo analisadas no momento. O governador avalia o desempenho dos secretários – e só mais à frente, com resultados em mãos, pensa em avaliar modificações.

Cota

A CCJ do Senado vai avaliar projeto que acaba com a cota para mulheres nas candidaturas partidárias. O senador Rogério Carvalho (PT), que integra a comissão, disse à coluna que seu posicionamento e da bancada do PT é de manutenção da cota de mulheres. “Na minha avaliação, deve prevalecer a regra atual”, falou, complementando acreditar que a maioria dos parlamentares vota pela manutenção da cota.

Sucatas 1
Inconformada com o valor abusivo de R$ 4,00 cobrado pelas empresas que comandam o sistema de transporte coletivo na capital, em seu discurso na manhã de ontem, na Tribuna da Câmara Municipal (CMA), a vereadora Emília Corrêa (Patriota) criticou situação dos ônibus que circulam na Grande Aracaju.

Sucatas 2
Segundo Emília Corrêa, os usuários sofrem diariamente com o descaso, e o valor pago pela passagem não condiz com a qualidade do serviço ofertado pelas empresas. “Como se não bastasse a falta de segurança, superlotação, atrasos, as pessoas que dependem dessa alternativa como meio de locomoção ainda sofrem com o estado deplorável dos veículos: verdadeiras sucatas”, declarou.

Licitação 1
Já o vereador Anderson de Tuca (PRTB) cobrou novamente
a abertura da licitação do Transporte Coletivo na Grande Aracaju. Ele disse que já foi usuário do transporte público em Aracaju, na época em que era estudante, e sabe “na pele” da realidade difícil que os usuários enfrentam diariamente.

Licitação 2
“Quem anda de ônibus, principalmente em horário de pico, vê que os usuários andam parecendo uma sardinha na lata com a superlotação dos ônibus. Todos os terminais da cidade apresentam más condições”, comenta Anderson. O parlamentar destaca que Aracaju pode melhorar o serviço de transporte coletivo e cita alguns modelos que deram certo em outras cidades do Nordeste, como, por exemplo, Fortaleza e Salvador.

Bem próximos
O governador Belivaldo Chagas viajou para Recife ao lado da sua vice, Eliane Aquino. Eles foram prestigiar a posse do desembargador Vladimir Carvalho como presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, e na sequência o jantar que comemorou a conquista. Na “bagagem”, muitas conversas sobre o governo e as diretrizes traçadas na Oficina de Planejamento que aconteceu no começo da semana.

Sem apetite
Para o presidente estadual do PSB, ex-deputado federal Valadares Filho, o prefeito da capital não tem apetite. “Edvaldo não tem apetite de um gestor moderno. Basta fazer uma breve análise do período em que ele está à frente da prefeitura. Foram seis anos como prefeito na gestão anterior, está no terceiro ano desta gestão e passou outros seis anos como vice-prefeito. Ao todo são quase 15 anos gerenciando a capital e os problemas são os mesmos”, observa Valadares Filho.

Lembranças
O presidente do PSB relembra que dentro das promessas de campanha de Edvaldo estava a licitação do transporte público. “Não saiu do programa de televisão. Todos os anos o valor da passagem aumenta. O usuário do transporte público paga hoje uma das tarifas mais altas do país para utilizar de um serviço de péssima qualidade”. Outro caso que onera o contribuinte é o Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana, que o prefeito disse que revogou o aumento do IPTU e não o fez.

Quer debate 1
Após apresentar na sessão de ontem um áudio do governador Belivaldo Chagas (PSD), dando conta de que não foge do debate, o deputado Rodrigo Valadares (PTB) informou ter elaborado, juntamente com os colegas que formam o chamado G4 (Kitty Lima, Georgeo Passos e Dr. Samuel), um convite ao gestor para comparecer à Alese.

Quer debate 2
“Os deputados de oposição estão aqui com um convite e logo após a sessão, vamos protocolar no expediente. Nós que formamos o G4 esperamos que o governador venha aqui nesta tribuna e discuta debates, respondendo às perguntas de todos aqui desta Casa”, ressaltou Rodrigo Valadares.

Quer debate 3
No áudio, o governador destacou sobre a última vez que esteve no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe: “Não estava posto que teríamos debate, mas se quiserem me convidar, irei sem nenhum problema, pois o debate é no campo das ideias”.

Queixa-crime 1
Ontem, o vereador Elber Batalha (PSB) informou que esteve no Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE) e pegou toda documentação do relatório apresentado pela entidade à Câmara Municipal de Aracaju na semana passada, referente à privatização do Hospital Nestor Piva.

Queixa-crime 2
“Faremos uma representação no MP sobre a questão desse contrato que já foi provado que foi realizado de forma totalmente ilegal. Prepararei o relatório esse final de semana e, provavelmente, na outra vamos apresentar, toda a oposição em conjunto. Por isso que fomos no SEESE para anexar em nossa representação. Vamos apresentar coisas novas nessa queixa-crime”, garantiu o parlamentar.