04/04/2019 as 07:47

Cota

Rogério é a favor da cota das mulheres nas candidaturas partidárias

A CCJ do Senado vai avaliar projeto que acaba com a cota. Senador acredita que maioria dos parlamentares vão votar pela manutenção.


Cortando na carne
A equipe do governo está em fase de conclusão de estudos para gerar maior economia e cortar gastos. A previsão é de que na próxima semana o governador Belivaldo Chagas (PSD) deve enviar à Assembleia Legislativa alguns projetos de lei que visam enxugar despesas em áreas específicas. A expectativa é de que haverá polêmica...

Novas nomeações
Assessores próximos ao governador Belivaldo Chagas garantem que ele pode fazer ajustes na sua equipe de auxiliares a qualquer momento – desde que ele sinta esta necessidade. O fato é que mudanças não estão descartadas – mas, ao que parece, também não estão sendo analisadas no momento. O governador avalia o desempenho dos secretários – e só mais à frente, com resultados em mãos, pensa em avaliar modificações.

Cota

A CCJ do Senado vai avaliar projeto que acaba com a cota para mulheres nas candidaturas partidárias. O senador Rogério Carvalho (PT), que integra a comissão, disse à coluna que seu posicionamento e da bancada do PT é de manutenção da cota de mulheres. “Na minha avaliação, deve prevalecer a regra atual”, falou, complementando acreditar que a maioria dos parlamentares vota pela manutenção da cota.

Sucatas 1
Inconformada com o valor abusivo de R$ 4,00 cobrado pelas empresas que comandam o sistema de transporte coletivo na capital, em seu discurso na manhã de ontem, na Tribuna da Câmara Municipal (CMA), a vereadora Emília Corrêa (Patriota) criticou situação dos ônibus que circulam na Grande Aracaju.

Sucatas 2
Segundo Emília Corrêa, os usuários sofrem diariamente com o descaso, e o valor pago pela passagem não condiz com a qualidade do serviço ofertado pelas empresas. “Como se não bastasse a falta de segurança, superlotação, atrasos, as pessoas que dependem dessa alternativa como meio de locomoção ainda sofrem com o estado deplorável dos veículos: verdadeiras sucatas”, declarou.

Licitação 1
Já o vereador Anderson de Tuca (PRTB) cobrou novamente
a abertura da licitação do Transporte Coletivo na Grande Aracaju. Ele disse que já foi usuário do transporte público em Aracaju, na época em que era estudante, e sabe “na pele” da realidade difícil que os usuários enfrentam diariamente.

Licitação 2
“Quem anda de ônibus, principalmente em horário de pico, vê que os usuários andam parecendo uma sardinha na lata com a superlotação dos ônibus. Todos os terminais da cidade apresentam más condições”, comenta Anderson. O parlamentar destaca que Aracaju pode melhorar o serviço de transporte coletivo e cita alguns modelos que deram certo em outras cidades do Nordeste, como, por exemplo, Fortaleza e Salvador.

Bem próximos
O governador Belivaldo Chagas viajou para Recife ao lado da sua vice, Eliane Aquino. Eles foram prestigiar a posse do desembargador Vladimir Carvalho como presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, e na sequência o jantar que comemorou a conquista. Na “bagagem”, muitas conversas sobre o governo e as diretrizes traçadas na Oficina de Planejamento que aconteceu no começo da semana.

Sem apetite
Para o presidente estadual do PSB, ex-deputado federal Valadares Filho, o prefeito da capital não tem apetite. “Edvaldo não tem apetite de um gestor moderno. Basta fazer uma breve análise do período em que ele está à frente da prefeitura. Foram seis anos como prefeito na gestão anterior, está no terceiro ano desta gestão e passou outros seis anos como vice-prefeito. Ao todo são quase 15 anos gerenciando a capital e os problemas são os mesmos”, observa Valadares Filho.

Lembranças
O presidente do PSB relembra que dentro das promessas de campanha de Edvaldo estava a licitação do transporte público. “Não saiu do programa de televisão. Todos os anos o valor da passagem aumenta. O usuário do transporte público paga hoje uma das tarifas mais altas do país para utilizar de um serviço de péssima qualidade”. Outro caso que onera o contribuinte é o Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana, que o prefeito disse que revogou o aumento do IPTU e não o fez.

Quer debate 1
Após apresentar na sessão de ontem um áudio do governador Belivaldo Chagas (PSD), dando conta de que não foge do debate, o deputado Rodrigo Valadares (PTB) informou ter elaborado, juntamente com os colegas que formam o chamado G4 (Kitty Lima, Georgeo Passos e Dr. Samuel), um convite ao gestor para comparecer à Alese.

Quer debate 2
“Os deputados de oposição estão aqui com um convite e logo após a sessão, vamos protocolar no expediente. Nós que formamos o G4 esperamos que o governador venha aqui nesta tribuna e discuta debates, respondendo às perguntas de todos aqui desta Casa”, ressaltou Rodrigo Valadares.

Quer debate 3
No áudio, o governador destacou sobre a última vez que esteve no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe: “Não estava posto que teríamos debate, mas se quiserem me convidar, irei sem nenhum problema, pois o debate é no campo das ideias”.

Queixa-crime 1
Ontem, o vereador Elber Batalha (PSB) informou que esteve no Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE) e pegou toda documentação do relatório apresentado pela entidade à Câmara Municipal de Aracaju na semana passada, referente à privatização do Hospital Nestor Piva.

Queixa-crime 2
“Faremos uma representação no MP sobre a questão desse contrato que já foi provado que foi realizado de forma totalmente ilegal. Prepararei o relatório esse final de semana e, provavelmente, na outra vamos apresentar, toda a oposição em conjunto. Por isso que fomos no SEESE para anexar em nossa representação. Vamos apresentar coisas novas nessa queixa-crime”, garantiu o parlamentar.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.