05/04/2019 as 08:01

2020

Garibalde e Robson Viana querem disputar Prefeitura de Aracaju

Ambos possuem base consolidada na capital sergipana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sabe
O empresário Albano Franco informou à coluna que está negociando a venda da Sabe com três empresas que atuam no mesmo ramo de produção de lácteos. Não revelou nomes, mas sabe-se que a Vigor está entre elas. A Sabe, que tem unidade industrial no município de Muribeca (SE), paralisou as suas atividades há pouco mais de um mês por conta da crise que atinge o país.

2020

O deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB) e o suplente Robson Viana (PSD) andam conversando sobre a disputa pela Prefeitura de Aracaju, no próximo ano. Ambos possuem base consolidada na capital sergipana – e também nutrem vontade de disputar a prefeitura há bastante tempo. Será que a hora chegou?

Negócios 1
O deputado federal João Daniel acompanhou a audiência sobre a proposta de reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que teve a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, nessa quarta-feira. Segundo o parlamentar, o que se pode observar durante o debate com os deputados é que o ministro defende uma proposta que só interessa aos interesses dos banqueiros e do grande capital.

Negócios 2
“Paulo Guedes é um homem que entende de negócios, de bancos. Ele não tem um mínimo de noção sobre o povo brasileiro. Ele não tem nada a servir a este país e ao povo brasileiro”, declarou João Daniel, em discurso na Câmara. De acordo com o parlamentar, o ministro da Economia representa o governo Bolsonaro, que a cada lugar que vai envergonha a pátria e o povo brasileiro.

Autismo 1
O prefeito Marcos Santana, de São Cristóvão, sanciona hoje lei que garante proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo. A solenidade ocorre no Paço Municipal, praça São Francisco, às 9h.

Autismo 2
A lei de número 387/2019 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores do município e institui garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta de Marcos representa uma inovação nas políticas públicas municipais de inclusão e garante estímulo à inserção da pessoa com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho; atendimento preferencial nas unidades de saúde, entre outros.

Caiu 1
A gestão da ex-vice-prefeita Hilda Ribeiro não completou um mês, mas já sofreu a primeira baixa no secretariado. Lívia Almeida deixou a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, assumindo em seu lugar o ex-secretário adjunto da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju, Valdiosmar Vieira Santos. Lívia Almeida é esposa de Magson da Academia (SD), aliado do deputado Gustinho Ribeiro (SD).

Caiu 2
Circula nos bastidores políticos de Lagarto que a prefeita Hilda Ribeiro deseja celeridade nas ações sociais da administração e Lívia não estaria correspondendo às expectativas da gestora. Por isso, a necessidade de nomeação de um profissional da área para o cargo.

Emendas

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) considerou positiva a decisão do Senado que aprovou em dois turnos, por ampla maioria, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina a execução obrigatória de emendas de bancada (PEC 34/2019). “O modelo que sempre funcionou é bem fictício e não atende a expectativa daquilo que foi pleiteado por instituições e entes federados, não respeitando, de fato, as demandas da coletividade”, salientou Maria.

Democrática
Após a abertura do processo seletivo para o cargo de direção das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), pela Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) salientou que a medida, embora mais avançada do que o modelo de indicações políticas até agora vigente, não pode ficar restrita a uma iniciativa de governo, suscetível a alterações a cada mudança de secretário e/ou governante, e sem debate mais amplo com os setores diretamente interessados no processo.

Reforma da Previdência
No dia 12 de abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai discutir a reforma da Previdência. Para a data, o órgão pretende trazer profissionais com experiência no tema para melhor elucidar o tema.

Concurso de Tobias
O Sintese denunciou o concurso da Prefeitura de Tobias Barreto no TCE. Segundo o sindicato, há irregularidades no certame. Para estudar o caso, os conselheiros decidiram ontem que a administração municipal será oficiada para esclarecer os pontos levantados.

Ato de filiação
Hoje, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa de Sergipe, será feito um ato de filiações partidária do diretório de Aracaju do PSC. Durante a ação, estará presente o dirigente estadual da sigla, o ex-deputado federal André Moura.


Eleição 2022
O PSD vem sendo o partido que mais cresce em Sergipe. Na última sexta-feira, por exemplo, a sigla conseguiu filiar nove prefeitos do Estado. Quem acompanha a atuação dos dirigentes observa que há um desejo explícito de disputar o governo nas eleições de 2022. Mais uma vez.