05/04/2019 as 08:01

2020

Garibalde e Robson Viana querem disputar Prefeitura de Aracaju

Ambos possuem base consolidada na capital sergipana


Sabe
O empresário Albano Franco informou à coluna que está negociando a venda da Sabe com três empresas que atuam no mesmo ramo de produção de lácteos. Não revelou nomes, mas sabe-se que a Vigor está entre elas. A Sabe, que tem unidade industrial no município de Muribeca (SE), paralisou as suas atividades há pouco mais de um mês por conta da crise que atinge o país.

2020

O deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB) e o suplente Robson Viana (PSD) andam conversando sobre a disputa pela Prefeitura de Aracaju, no próximo ano. Ambos possuem base consolidada na capital sergipana – e também nutrem vontade de disputar a prefeitura há bastante tempo. Será que a hora chegou?

Negócios 1
O deputado federal João Daniel acompanhou a audiência sobre a proposta de reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que teve a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, nessa quarta-feira. Segundo o parlamentar, o que se pode observar durante o debate com os deputados é que o ministro defende uma proposta que só interessa aos interesses dos banqueiros e do grande capital.

Negócios 2
“Paulo Guedes é um homem que entende de negócios, de bancos. Ele não tem um mínimo de noção sobre o povo brasileiro. Ele não tem nada a servir a este país e ao povo brasileiro”, declarou João Daniel, em discurso na Câmara. De acordo com o parlamentar, o ministro da Economia representa o governo Bolsonaro, que a cada lugar que vai envergonha a pátria e o povo brasileiro.

Autismo 1
O prefeito Marcos Santana, de São Cristóvão, sanciona hoje lei que garante proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo. A solenidade ocorre no Paço Municipal, praça São Francisco, às 9h.

Autismo 2
A lei de número 387/2019 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores do município e institui garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta de Marcos representa uma inovação nas políticas públicas municipais de inclusão e garante estímulo à inserção da pessoa com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho; atendimento preferencial nas unidades de saúde, entre outros.

Caiu 1
A gestão da ex-vice-prefeita Hilda Ribeiro não completou um mês, mas já sofreu a primeira baixa no secretariado. Lívia Almeida deixou a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, assumindo em seu lugar o ex-secretário adjunto da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju, Valdiosmar Vieira Santos. Lívia Almeida é esposa de Magson da Academia (SD), aliado do deputado Gustinho Ribeiro (SD).

Caiu 2
Circula nos bastidores políticos de Lagarto que a prefeita Hilda Ribeiro deseja celeridade nas ações sociais da administração e Lívia não estaria correspondendo às expectativas da gestora. Por isso, a necessidade de nomeação de um profissional da área para o cargo.

Emendas

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) considerou positiva a decisão do Senado que aprovou em dois turnos, por ampla maioria, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina a execução obrigatória de emendas de bancada (PEC 34/2019). “O modelo que sempre funcionou é bem fictício e não atende a expectativa daquilo que foi pleiteado por instituições e entes federados, não respeitando, de fato, as demandas da coletividade”, salientou Maria.

Democrática
Após a abertura do processo seletivo para o cargo de direção das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), pela Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) salientou que a medida, embora mais avançada do que o modelo de indicações políticas até agora vigente, não pode ficar restrita a uma iniciativa de governo, suscetível a alterações a cada mudança de secretário e/ou governante, e sem debate mais amplo com os setores diretamente interessados no processo.

Reforma da Previdência
No dia 12 de abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai discutir a reforma da Previdência. Para a data, o órgão pretende trazer profissionais com experiência no tema para melhor elucidar o tema.

Concurso de Tobias
O Sintese denunciou o concurso da Prefeitura de Tobias Barreto no TCE. Segundo o sindicato, há irregularidades no certame. Para estudar o caso, os conselheiros decidiram ontem que a administração municipal será oficiada para esclarecer os pontos levantados.

Ato de filiação
Hoje, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa de Sergipe, será feito um ato de filiações partidária do diretório de Aracaju do PSC. Durante a ação, estará presente o dirigente estadual da sigla, o ex-deputado federal André Moura.


Eleição 2022
O PSD vem sendo o partido que mais cresce em Sergipe. Na última sexta-feira, por exemplo, a sigla conseguiu filiar nove prefeitos do Estado. Quem acompanha a atuação dos dirigentes observa que há um desejo explícito de disputar o governo nas eleições de 2022. Mais uma vez.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.