17/04/2019 as 10:03

Brasil

Senador Alessandro Vieira vai apresentar pedido de impeachment dos ministros

O senador informou que iria encaminhar os pedidos ainda ontem à Presidência do Senado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Senador Alessandro Vieira vai apresentar pedido de impeachment dos ministros

O senador Alessandro Vieira vai apresentar pedido de impeachment dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do STF, por crime de responsabilidade e abuso de autoridade. O senador informou que iria encaminhar os pedidos ainda ontem à Presidência do Senado.

Operação Aluminium 1
O Gaeco/MPSE, prestando apoio operacional ao Ministério Público do Ceará (MPCE), em parceria com a Secretaria da Fazenda, a Receita Federal e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, deflagrou ontem a Operação Aluminium, de combate à sonegação fiscal. Foram cumpridos mandados judiciais de prisão e/ou de busca e apreensão no Ceará, Sergipe e São Paulo.

Operação Aluminium 2
A investigação descobriu a existência de uma organização criminosa envolvendo mais de 20 empresas, a maioria de fachada. Juntas, teriam movimentado mais de R$ 5 bilhões nos últimos quatro anos. Estima-se que a empresa apontada como a principal beneficiária do esquema criminoso tenha sonegado cerca de R$ 220 milhões de 2014 a 2018.

Posse na PF 1
O governador Belivaldo Chagas, acompanhado da vice-governadora Eliane Aquino, dos secretários geral de Governo, José Carlos Felizola, e da Justiça, Cristiano Barreto, e do prefeito Edvaldo Nogueira, participou ontem da posse do novo superintendente regional da Polícia Federal em Sergipe, Marcos Renato da Silva Lima. A solenidade foi realizada no auditório do TCE e contou com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo.

Posse na PF 2
O governador desejou boas-vindas ao novo superintendente e destacou a necessidade do trabalho conjunto entre as forças policiais do Estado e a Federal no combate à criminalidade em Sergipe. “É extremamente importante essa parceria, pois quem ganha é a sociedade sergipana. Quero desejar sucesso a Marcos Lima no desempenho das suas novas atividades e sei que o fato de ele já trabalhar aqui há mais de ano vai facilitar o seu trabalho na nova função”, declarou Belivaldo.

Posse na PF 3
O delegado federal Marcos Lima passa a ocupar o cargo deixado pela delegada federal Erika Mialik Marena, que deixou a função em 1º de janeiro de 2019 para integrar a equipe do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Lima informou ainda que na sua gestão priorizará o cumprimento de duas metas: “Dar todo o suporte para que possamos continuar investigações relevantes para Estado e lançar os fundamentos para que possamos construir uma nova sede da Polícia Federal em Sergipe”.

 

Alerta 1
A Defesa Civil do Estado informou ontem que pode ocorrer chuva de moderada a forte intensidade nos próximos dias, podendo gerar acumulados expressivos em alguns pontos do Estado. Ainda conforme indica o boletim, há risco moderado de ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. A Defesa Civil Estadual recomenda que a população se mantenha atenta e evite enfrentar o mau tempo.

Alerta 2
São indicados pelo CPTEC os municípios de Aracaju, Carira, Itabaianinha, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Tobias Barreto, Arauá, Cristinápolis, Itaporanga d’Ajuda, Pedra Mole, Salgado, Tomar do Geru, Areia Branca, Estância, Lagarto, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Umbaúba, Barra dos Coqueiros, Frei Paulo, Laranjeiras, Pinhão, São Cristóvão, Boquim, Indiaroba, Macambira, Poço Verde, São Domingos, Campo do Brito, Itabaiana, Malhador, Riachão do Dantas e Simão Dias.

TCU e TRE 1
Na manhã de ontem, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Rubêns Lisboa, recebeu a visita de Jackson Luiz Araújo Souza, secretário do Tribunal de Contas da União (TCU), da Secretaria do TCU no Estado de Sergipe. O objetivo do encontro foi promover ações relacionadas ao aperfeiçoamento da governança e da gestão.

TCU e TRE 2
A coordenadora de Controle Interno do TRE-SE, Ana Maria Rabelo de Carvalho Dantas, presente à reunião, ressaltou a importância do encontro. “Essa articulação com o TCU, órgão de controle externo, é fundamental para o aprimoramento da administração pública em benefício da sociedade”, disse.

Tribuna vazia
Ontem, a chuvarada foi tanta que muitos cidadãos ficaram “impedidos” de transitar pela capital sergipana e isso incluiu alguns vereadores. O cenário no plenário na Câmara de Aracaju, por exemplo, estava com poucos presentes e a tribuna estava completamente vazia.

Comissão de Saúde
Por falar em Câmara, ontem o presidente da Comissão de Saúde, vereador Seu Marcos (PHS), contou que realizou uma vistoria no Hospital Nestor Piva na segunda-feira, dia 15, e a proposta é fazer o mesmo trabalho em todas as unidades de saúde da capital.