23/04/2019 as 07:57

Improbidade

TJ/SE aceita denúncia de improbidade administrativa contra Gustinho

O Superior Tribunal de Justiça rejeitou recursos apresentados pela defesa do deputado federal

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Improbidade

O Superior Tribunal de Justiça rejeitou recursos apresentados pela defesa do deputado federal Gustinho Ribeiro (SD). Com a rejeição, o STJ permitiu ao Tribunal de Justiça de Sergipe que aceitasse denúncia de improbidade administrativa contra o deputado. A denúncia aponta irregularidades na aplicação de recursos de subvenção da Assembleia Legislativa quando Gustinho era deputado estadual.

Ligações clandestinas
Em uma ação conjunta, a Deso, a SSP e o Ministério Público de Sergipe realizaram ontem uma grande operação para barrar as ligações clandestinas de água na região do Loteamento Novo Horizonte, na região do Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro. A ação gerou prisões em flagrante e as informações devem ser divulgadas hoje pelas instituições envolvidas. A coluna apurou que se fala em mais de mil ligações clandestinas detectadas nos últimos tempos.

Sem atrasos
Na entrevista concedida ao JORNAL DA CIDADE no último fim de semana, a presidente do Sintese, Ivonete Cruz, deixou uma notícia importante: não há atrasos sistemáticos nas folhas de pagamentos dos professores, nos municípios do interior do Estado. Já em relação ao governo, a categoria é uma das poucas a não amargar atrasos. É que o setor possui recursos próprios, verbas carimbadas.

Aracaju
No MDB já está definido que o ex-governador Jackson Barreto passará a comandar o Diretório Municipal de Aracaju. E isto não é à toa. Ano que vem tem eleição municipal e todo mundo sabe que Jackson conhece como ninguém a realidade política da capital e os segredos da eleição na Grande Aracaju. O candidato que receber seu apoio larga na frente.

Acidentes
Atendendo a um convite da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), o procurador José das Mercês Carneiro, do Ministério Público do Trabalho, falará no espaço reservado ao grande expediente na Assembleia Legislativa, sobre as ações que vêm sendo adotadas pelo órgão, visando o combate aos acidentes de trabalho. A participação está marcada para o próximo dia 25, às 10h.

Socorro em ação
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro mais uma vez mobiliza todas as secretarias do município para realizar no próximo dia 27, a partir das 8h, a 3ª edição do projeto “Prefeitura de Socorro em Ação”. O objetivo é atender ao maior número de socorrenses, por isso a terceira edição do projeto será realizada na Escola Municipal Santa Terezinha, no Povoado Sobrado. Serão oferecidos serviços de saúde, trabalho e assistência social, além das atrações culturais e apresentações artísticas.

Comissão de Ética 1
O presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho (PSD), comentou ontem, durante entrevista, que a Comissão de Ética deve analisar os atos do vereador Cabo Amintas, que na semana passada viralizou nas redes sociais, xingando e chamando o vereador Vinícius Porto para a briga. “Neste caso, poderá existir um procedimento de quebra de decoro parlamentar”, falou Nitinho, complementando que precisa haver um requerimento para que a comissão aja. Isso pode partir do vereador Vinícius Porto (DEM), Thiaguinho Batalha (PMB), do próprio Nitinho – ou até os três juntos.

Comissão de Ética 2
“Não cabe mais aquele tipo de comportamento na Câmara de Aracaju com os colegas. Acho que as agressões já passaram dos limites e não é desta forma que se faz política. Ele tem uma política agressiva para com os colegas. O embate e a discussão são importantes, defender suas ideias também. Já vi de tudo na Câmara, mas não uma política de ir de encontro aos colegas. Nós vereadores vamos olhar esse fato com carinho e tomar as devidas providências”, finalizou Nitinho.

Ensino
O prefeito Marcos Santana vem investindo no fortalecimento da rede municipal de ensino. Após garantir fardamento novo para os alunos, ele entrega readequações estruturais nas escolas Lourival Baptista e Manoel Assunção do Nascimento. Os serviços melhoraram a acessibilidade e oferecem conforto para estudantes e professores. Hoje será entregue a Lourival Baptista. Amanhã, a solenidade é na Manoel Assunção do Nascimento, no Povoado Parque Santa Rita.

Produção da Petrobras
O governador Belivaldo Chagas (PSD) deverá se reunir com o superintendente da Petrobras em Sergipe. A pauta principal será o previsto aumento na produção de gás e petróleo no Estado.

Impeachment 1
Mesmo após terem revogado a censura imposta à revista digital Crusoé e ao site O Antagonista, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o ministro Alexandre de Moraes deverão ser alvo de pedido impeachment no Senado. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pretende apresentar, na manhã desta terça-feira, 23, requerimento de abertura de processo contra os dois ministros por crime de responsabilidade.

Impeachment 2
O recebimento da ação depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que resiste a criar uma CPI para investigar integrantes de tribunais superiores, também proposta por Alessandro Vieira. Os ministros não comentam o assunto. Alessandro vê na abertura do inquérito e nas buscas e apreensões determinadas sem o aval do Ministério Público, risco de ameaça ao regime democrático e à estabilidade das instituições.

JB no Insta
O ex-governador Jackson Barreto (MDB) aderiu à onda do Instagram. Vira e mexe aparece fazendo publicações de fotos da sua vida social – inclusive, totalmente fora do universo político.

Regularizar o título
O eleitor que está com título irregular deve comparecer à Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio para regularizar a situação. De acordo com as informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sergipe possui 25.638 títulos irregulares.