24/04/2019 as 09:10

Armado na CMA

Parlamentar armado na Câmara

Sobre a fala, Cabo Amintas (PTB), integrante da Polícia Militar, comentou para esta coluna que “não seria a primeira vez que um parlamentar vem armado para a Casa”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Parlamentar armado na Câmara

Conforme o JC acompanha, o vereador Nitinho (PSD) já levantou o questionamento sobre parlamentar entrar armado na Câmara de Aracaju. Sobre a fala, Cabo Amintas (PTB), integrante da Polícia Militar, comentou para esta coluna que “não seria a primeira vez que um parlamentar vem armado para a Casa”.

Armado na CMA 2
Ainda com esta coluna, Cabo Amintas acrescentou não cometer ilegalidade, pois possui porte de arma. “Espero que a Casa se adeque a isso. Não sou eu que tenho que me adequar numa situação dessa. Existem casos em vários lugares do Brasil em que policiais foram eleitos e é necessário que a Casa se adeque. Eu tenho uma pergunta para fazer à população aracajuana: Eu uso uma pistola ponto 40 de uso restrito da polícia, vou deixar onde?’”, questionou.

Armado na CMA 3
“Eu venho para cá desarmado? O que querem? Antecipar minha morte? Então, não tenho como. Se a Casa me disser que existe um policial aqui para receber minha arma, eu fico muito à vontade em relação a isso. Não tenho preocupação em vir desarmado. Estar desarmado no plenário, não tem problema. Daqui a pouco vão cassar meu direito de estar armado”, concluiu Cabo Amintas.

Cobra diálogo 1
Ontem, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) pediu ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, que mantenha o diálogo com os servidores deste Poder.

Cobra diálogo 2
Segundo o deputado, é importante que o TJ cultive as conversas no sentido de atender a pauta de reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sindijus), que inclui a recomposição salarial e o reajuste dos auxílios alimentação e saúde.

Candidatura 1
Questionado pela coluna se a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, irá disputar a eleição municipal no próximo ano, o deputado federal Gustinho Ribeiro (esposo da atual prefeita) afirmou à coluna que no momento o seu grupo está preocupado com a recuperação da imagem do município, “em organizar a gestão do ponto de vista ético, administrativo e fiscal. Achamos que falar em eleição após o que aconteceu na cidade é um desrespeito à população”, avaliou.

Candidatura 2
Gustinho disse ainda ao Periscópio que seu grupo só pretende discutir candidaturas no próximo ano. Questionado sobre a manutenção da aliança com o prefeito afastado, Valmir Monteiro, o deputado comentou: “Após a prisão de Valmir me mantive discreto em respeito ao drama pessoal que ele está vivendo e em respeito à família dele. Da nossa parte, o clima está o mesmo de sempre. Mas já em relação ao grupo deles, eu não sei responder”.

Multas 1
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da sua Coordenadoria Jurídica (Cojur), tem adotado medidas que buscam dar maior agilidade e efetividade na execução das multas aplicadas aos entes jurisdicionados. As inovações têm surtido efeitos, inclusive com o aumento no número de multas quitadas.

Multas 2
Em meio às novidades, estão a nova organização do núcleo de execuções e monitoramento da Cojur, o envio ao gestor condenado de boleto para pagamento de multa tão logo intimado da decisão e a implantação do sistema Sagres, em que as comunicações e envio de informações ao TCE/SE foram facilitados.

Novo voo 1
A operadora Gol anunciou um novo voo direto entre Brasília e Aracaju. A rota estará disponível a partir de 1º de maio deste ano, com saída da capital federal às 21h30 e chegada prevista para as 23h50 na capital sergipana. O anúncio foi fruto das negociações realizadas durante reunião entre representantes da operadora e do Governo do Estado, no início de abril.

Novo voo 2
A Gol está analisando ainda a possibilidade de novos voos para Salvador, o que deverá ser definido nas próximas semanas. Paralelo a isso, o governo estadual estabelece tratativas com a Azul para definição de novas rotas. “Estamos trabalhando para reverter as perdas de voos em Sergipe, usando os instrumentos que temos em mãos, a exemplo da diminuição da alíquota de ICMS sobre o combustível de aviação para 12%. O governo corre atrás e faz sua parte”, explicou o governador Belivaldo Chagas.

Novo vereador 1
Após o vereador Palhaço Soneca (PPS) ter entrado com pedido de licença para tratamento de saúde, ontem o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) foi empossado para ocupar o cargo durante este período. O novo parlamentar já é a quarta mudança de quadro registrada na Câmara de Aracaju apenas no primeiro semestre deste ano.

Novo vereador 2
Com o afastamento do Palhaço Soneca, Armando Batalha Júnior, 1º suplente da coligação, foi convocado para assumir a função de parlamentar em Aracaju. Para o JORNAL DA CIDADE, o vereador novato disse que, a priori, as atividades que irá exercer são de avaliar os projetos que já estão em tramitação. “Analisar aqueles que por ventura estão travados na Comissão de Constituição e Justiça e também poder verificar a possibilidade de protocolar outros novos projetos”, acrescentou.