10/05/2019 as 07:45

Coaf

Rogério Carvalho (PT) vota pelo retorno do Coaf para o Ministério da Economia

Já o senador Alessandro Vieira (PPS) defendeu que o ministro Sérgio Moro ficasse com o Coaf.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Coaf 1

A decisão que determina o retorno do Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf) para o Ministério da Economia foi tomada pela maioria da Comissão Especial do Congresso designada para analisar o fato. Dos 25 senadores que compõem a comissão, 14 votaram favoráveis à mudança, entre os quais o senador Rogério Carvalho (PT/SE).

Coaf 2
Carvalho discursou em plenário defendendo a preservação do direito à privacidade dos brasileiros. Para ele, o Coaf é uma unidade de inteligência financeira e tem acesso às informações de transações econômicas privadas, as quais têm proteção constitucional.

Coaf 3
“O que a população não sabe é que a bancada do PT no Senado já solicitou ao governo informações sobre os supostos ‘laranjas’ do PSL, partido do presidente, e sobre o Fabricio Queiroz, onde existem fundadas suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro, e para tais situações que expõem o governo Bolsonaro as informações são mantidas em sigilo”, falou Rogério.

Foi contra
Já o senador Alessandro Vieira (PPS) defendeu que o ministro Sérgio Moro ficasse com o Coaf. Outra medida negativa aprovada, contra o voto de Alessandro, é a que limita a atuação de auditores fiscais, que não poderão investigar indícios de crimes como lavagem de dinheiro ou formação de quadrilha e nem enviar os dados para outros órgãos.

No passado
Em entrevista ao radialista Narciso Machado, da Fan FM, o ex-vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, disse que ficou no passado a frase que disse enquanto estava no cargo: “A equipe de João só quer saber de roubar”. Machado comentou: “Estamos sujeitos, em uma conversa com amigos ou em um momento de raiva, fazermos declarações assim. Mas passou, é um assunto que eu não quero mais tocar”, afirmou.

Algo errado 1
Questionado sobre as declarações feitas pela senadora Maria do Carmo em entrevista ao “Jornal da Fan”, na qual ela diz que sua cunhada, à época, secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju, fazia o prefeito da capital, João Alves, assinar documentos que ele nem sabia do teor, Machado afirmou que não tem conhecimento dessa situação.

Algo errado 2
“Eu era vice-prefeito. Percebia que tinha algo erado, mas não posso dizer aqui que João já estava doente e que não sabia o que estava fazendo. Mas uma coisa é certa: ele pensava muito para tomar decisões, era um João bem diferente do que eu conheci há mais de 40 anos”, destacou.

Estratégica
Em entrevista por telefone ao “Jornal da Fan” desta quinta-feira, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse que Aracaju é estratégica para o partido e que o PDT está de braços abertos para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Lupi disse que Edvaldo tem um peso político e por isso exerce força estratégica na região, apesar de ser uma cidade de baixa densidade populacional.

Afastado
Afastado do dia a dia do partido desde 25 de abril, o ex-presidente do Diretório Estadual do DEM em Sergipe, ex-deputado federal Mendonça Prado, disse que não tem acompanhado os debates sobre o futuro da sigla e que só pretende se inteirar sobre esse assunto no segundo semestre deste ano. “Resolvi ficar distante dos debates políticos por um tempo. “Confesso-lhe que não tenho acompanhado essa discussão sobre o futuro da sigla”, comentou. Ele afirmou não saber quando o DEM definirá os novos dirigentes.

Merenda escolar 1
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) voltou a criticar a falta de merendeiras nas escolas da rede estadual de ensino, localizadas em Ribeirópolis. “Agora nas escolas do Estado em Ribeirópolis chegou a merenda e não tem merendeiras para fazer o lanche; não resolveu o problema. Recebi a reclamação de um pai um aluno, pedindo que eu fizesse um apelo mais uma vez na Assembleia para que a secretaria faça algo”, afirma.

Merenda escolar 2
“Além do transporte escolar, a merenda também é muito importante porque muitas vezes é a única refeição que aquele aluno vai ter ao longo do dia. Fica o nosso apelo para que o secretário de Educação adiante o quanto antes esse planejamento, pois nesse caso a merendeira deixou o Estado para trabalhar de forma efetiva no Município de Ribeirópolis”, acrescentou.

Sem fusão
Embora exista uma especulação nacional sobre a possibilidade de fusão entre o DEM e o PSDB, o ex-senador Eduardo Amorim, que comanda o ninho tucano em Sergipe, não acredita que isso venha a acontecer.

Rodovias 1
A deputada Maisa Mitidieri solicitou ao Governo do Estado o recapeamento asfáltico e melhoria na sinalização de rodovias da região sul de Sergipe. A primeira propositura refere-se à SE-290, que liga as cidades de Umbaúba, Itabaianinha, Tobias Barreto e Poço Verde.

Rodovias 2
A segunda indicação tratou da recuperação da rodovia a SE-160, que liga as cidades de Boquim a Colônia 13, em Lagarto, a SE-100, que liga as cidades de Boquim a Pedrinhas, e a SE-318, que liga a cidade de Boquim a Estância. Estas propostas são obras de grande repercussão para toda a economia da região sul, entende Maisa Mitidieri.