13/05/2019 as 07:36

Previdência em SE 1

Conselheira afirma que Estado utiliza 25% da receita líquida para pagar folha dos aposentados

Para ela, o Estado deixa de investir em outras áreas por conta desse déficit

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Previdência em SE 1

Em evento do TCE para debater a reforma da Previdência, a conselheira Susana Azevedo afirmou que o Estado de Sergipe utiliza quase 25% da sua receita líquida para pagar a folha dos aposentados, deixando de investir em outras áreas por conta desse déficit. 

Previdência em SE 2
“Enquanto o Estado esquece da criança e da juventude, está gastando já com o idoso. Não podemos deixar que isso continue, porque é um desequilíbrio muito grande nas contas públicas. Temos que ter uma previdência que não tenha déficit, que realmente venha a cumprir o seu papel, mas que não retire daqueles serviços que o Estado precisa prestar, como saúde e educação”, completou.

É favorável
Já durante outro evento que debateu a reforma da Previdência, realizado pela Acese, o deputado Laércio Oliveira (PP) deixou claro o seu ponto de vista: “Sou favorável à reforma da Previdência, porque ela é uma fábrica de desigualdades. Quem legisla tem as maiores aposentadorias – e por esse motivo desde o meu primeiro dia de mandato, em 2011, renunciei à aposentadoria especial de parlamentar”, falou Laércio.


É favorável 2
O deputado prosseguiu: “Quem julga tem as maiores aposentadorias, e o povo brasileiro as menores. Além disso, atualmente o custo da Previdência é quatro vezes maior do que investimentos em saúde e educação juntos. E para crescer o país precisa fazer mais investimentos especialmente em infraestrutura e educação. A reforma não vai atingir o trabalhador. Vamos mirar naqueles que ganham muito e contribuíram pouco”, explicou o deputado.

Privatização não
Na próxima segunda-feira, 13 de maio, será realizado o Dia Nacional de Mobilização contra a Medida Provisória 868/2018, que altera o marco legal do saneamento básico em favor da privatização do setor. A ação ocorrerá em várias capitais brasileiras. Em Sergipe, o Sindisan estará promovendo ato contra a MP 868/2018, a partir das 7 horas, em frente à sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), com paralisação das atividades e um abraço simbólico à empresa.

Sem canudos
O projeto de lei que proíbe a utilização de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais na capital, de autoria da então vereadora Kitty Lima (Rede), foi aprovado esta semana na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O projeto, que tem como objetivo reduzir o impacto do material plástico no meio ambiente diante do descarte irregular, segue agora para sanção do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Razão social 1
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac realiza dia 18, das 9h às 15h, na Praça Mariana Moura, Bairro 17 de Março, Zona de Expansão de Aracaju, o projeto Razão Social. Será um grande mutirão de cidadania, visando atender comunidades de baixa renda e que têm dificuldade de acessar serviços essenciais como emissão de documentos, cadastro de empregos, consultas ao INSS e atendimento jurídico através da Defensoria Pública, entre outros serviços.

Razão social 2
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, a estimativa é atender cerca de mil pessoas através do esforço coletivo de levar ações que venham diminuir o abismo social existente no Bairro 17 de Março, onde a realidade de vulnerabilidade social é gritante, diante da ausência de políticas públicas efetivas. “Com a chegada do Sesc e o apoio do Senac, este cenário vem mudando por meio de ações educativas nas áreas de saúde, cultura e lazer, mas ainda é preciso avançar”, destacou Laércio Oliveira.

Cidadão
O professor universitário Alcides Anastácio de Araújo Filho tornou-se cidadão aracajuano nesta quinta-feira, 9. A honraria, proposta pelo vereador Lucas Aribé, foi entregue durante sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que reuniu amigos e familiares do catarinense. Lucas foi aluno de Alcides Araújo e enalteceu o espírito de liderança que norteia a trajetória do novo cidadão aracajuano.

Calçados
O grupo West Coast, que há nove anos aportou em Sergipe, onde produz botas em couro, pretende expandir seus negócios no Estado. Com unidades nas cidades de Salgado (corte e costura) e Nossa Senhora Aparecida (montagem e distribuição), a empresa criou, recentemente, mais 90 novas vagas de trabalho no Estado. Ao todo, o grupo gera cerca de 800 postos de trabalho com as duas unidades.

Biometria TRE 1
De 13 a 15, de 20 a 22 e de 27 a 29 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai realizar o Atendimento Biométrico Itinerante (ABI) em Pedra Mole. Os serviços de revisão, alistamento, transferência e segunda via de títulos eleitorais serão feitos no Colégio Estadual Augusto Franco, no município.

Biometria TRE 2
O objetivo do ABI é viabilizar a assistência aos eleitores, tendo em vista que a distância entre o município de Pedra Mole e a sede da 29ª ZE (Carira) é de 36km. Para o atendimento, o eleitor deve comparecer ao colégio munido de documento oficial com foto e de comprovante de residência atualizado (conta de água, de luz, de telefone).

Produtores de leite 1
A deputada estadual Janier Mota (PR) conseguiu junto com o presidente do Banese, Fernando Mota, o compromisso de liberar uma linha de crédito para incentivo e fomento dos pequenos produtores de leite e queijo do sertão sergipano.

Produtores de leite 2
Dessa maneira, estão sendo disponibilizadas linhas de crédito com recursos do próprio banco e também com repasses do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), oriundo do Banco do Nordeste. O capital será destinado ao pequeno empresário do ramo, que tem sua fabriqueta regularizada, para que ele possa ter o financiamento necessário e desenvolva melhor seu negócio, fomentando assim a economia estadual.