21/05/2019 as 07:37

Qualificar o debate

Marcos Aurélio já trabalha uma pré-candidatura a vereador em Aracaju

Para ele, é preciso qualificar o debate na Câmara, focando em temas que verdadeiramente interessam à sociedade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Qualificar o debate 1

O radialista Marcos Aurélio, diretor de Imprensa da Assembleia Legislativa de Sergipe, já trabalha uma pré-candidatura a vereador em Aracaju, no próximo ano. Questionado pela coluna sobre a eleição, Marcos avaliou que é preciso qualificar o debate na Câmara, focando em temas que verdadeiramente interessam à sociedade.  

Qualificar o debate 2
“Ficar discutindo pra saber quem grita mais alto, ou quem tem mais coragem pra denunciar e alcançar likes nas redes sociais, em nada ajudará as pessoas que precisam de qualidade nos serviços públicos”, disse o radialista. Ainda segundo ele, também é necessário buscar meios para que a prefeitura e a própria Câmara qualifiquem as pessoas.

Qualificar o debate 3
“É isso que estou fazendo, e é isso que continuarei a fazer. Se entender que posso ampliar essa ação através de um mandato de vereador, e a sociedade entender isso também, que seja através do parlamento essa ampliação. Mas quero registrar que eu já estou fazendo isso”, falou.

Gás 1
Em conversa com a coluna, uma fonte do governo afirma que o preço do gás em Sergipe é menor do que em diversos outros estados, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás e São Paulo. Alguns estados conseguem ter um preço menor devido a quantidade (escala) nas vendas, garantiu a fonte.

Gás 2
Vale lembrar que a Sergas é hoje uma empresa de gestão mista, tendo o Governo do Estado como sócio minoritário (17%). O governo ainda não se pronunciou sobre uma possível venda das suas ações na Sergás.

Em SP
O conselheiro Carlos Alberto Sobral, vice-presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), e a diretora Técnica, Patrícia Verônica, estiveram ontem em visita institucional ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP), onde foram recebidos pelo presidente do órgão, conselheiro João Antônio da Silva Filho. Carlos Alberto e Patrícia Verônica são casados. E essa não foi a primeira missão institucional em que eles viajaram juntos.

Federal
O deputado federal Fábio Reis (MDB) tem real interesse em disputar a Prefeitura Municipal de Lagarto, no próximo ano. É por isso que cresce a especulação de que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) pode disputar um mandato de deputado federal, em 2022. No comando de Lagarto, Fábio poderia apoiar Jackson Barreto, que fecharia seu ciclo eleitoral com uma honrosa vaga na Câmara Federal. Mas este entendimento ainda é distante.

Causas impossíveis
Entrevistado pelo radialista Narciso Machado, na Fan FM, o ex-governador Jackson Barreto foi instigado a falar sobre seu ex-aliado, Valadares Filho (PSB), ao que ele respondeu, de pronto: “É melhor falar sobre Santa Rita de Cássia, que é a santa das causas impossíveis”.

“Razão Social” 1
O presidente do Sistema Fecomércio, deputado Laércio Oliveira, ficou satisfeito com o projeto “Razão Social”, que o Sesc realizou no Bairro 17 de Março, neste sábado, que atraiu a presença de duas mil pessoas, com o oferecimento de serviços como exames médicos, emissão de documentos, orientação jurídica, corte de cabelo e cadastro de currículos.

“Razão Social” 2
Laércio acredita que o projeto e demais ações do Sistema no 17 de Março cumprem o objetivo de diminuir o abismo social existente naquele local, onde a realidade de vulnerabilidade social é gritante. “Com a chegada do Sesc e o apoio do Senac este cenário vem mudando por meio de ações educativas nas áreas de saúde, cultura e lazer, mas ainda era preciso avançar. E o Razão Social deu um passo mais à frente”, falou.

Milhão
Com o perdão do quase trocadilho, o perímetro irrigado Piauí, da Cohidro, em Lagarto, avalia que deve colher quase um milhão de espigas de milho até o São Pedro. A perspectiva é de que a produção chegue perto das 80 toneladas. A irrigação é o diferencial para a boa produção no Centro-Sul de Sergipe.

Reforma da Previdência 1
Para esta coluna, o deputado federal João Daniel (PT) contou que há zunzunzuns na Câmara de Deputados sobre mudanças no projeto da reforma da Previdência. “Têm rumores de que o presidente da Câmara [Rodrigo Maia, DEM-RJ], com os partidos que dão sustentação, estão querendo propor um novo projeto que tramite e passe”, comentou.

Reforma da Previdência 2
Segundo João Daniel, a iniciativa vem sendo levantada, “tendo em vista que esse não passará”. “Querem diminuir a maldade, eu acho”, acrescentou.

Na rua 1
Após o protesto ocorrido no dia 15, manifestantes programam a data 30 de maio para ir às ruas novamente para protestar contra os cortes na educação, principalmente na esfera das universidades e instituições públicas.

Na rua 2
Por falar em mobilização, no próximo domingo, dia 26, haverá um ato em prol do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em Aracaju, o ato será a partir das 15h30 e com concentração no Mirante da 13 de Julho, localizado na Avenida Beira Mar.