22/05/2019 as 08:23

Sergipe precisa

Belivaldo dá importante passo por Sergipe ao se aproximar de Bolsonaro

Estado vive um momento muito ruim em suas finanças e precisará de ajudas federais para seus projetos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe precisa

O governador Belivaldo Chagas (PSD) deu um importante passo por Sergipe ao se aproximar um pouco mais do presidente Jair Bolsonaro. O Estado vive um momento muito ruim em suas finanças e precisará de ajudas federais para seus projetos, além de conclusão das obras da BR-101 e a volta da operação da Fafen.

Cedro de São João
Com a circulação da informação dando conta de que os municípios de Lagarto, Itabaiana, Capela e Tobias Barreto trabalham a ideia de colocar em operação os seus matadouros, outras prefeituras têm sido criticadas por falta de iniciativa para fazer o mesmo. É o caso de Cedro de São João, onde o prefeito Neudo Alves (DEM) nem se movimenta para viabilizar as licenças ambientais junto à Adema.

Fake news nas redes
Ignorando completamente a informação verdadeira, uma fake news circulou nas redes e motivou até entrevista em rádio da vice-governadora Eliane Aquino, que não confirmou a veracidade do boato. O secretário Bittencourt considerou acertada a posição de Eliane, afinal, com tantos problemas no Estado exigindo dedicação exclusiva da vice-governadora, ela não ia mesmo dar importância às fake news que tentam plantar intrigas no meio político.

Estranhou 1
Aliás, o vereador e secretário municipal de Assistência Social do Município, Antônio Bitencourt (PCdoB), achou estranha a informação de que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) teria autorizado a exoneração de 50 cargos em comissão da Secretaria Municipal de Assistência Social, veiculada em alguns canais das redes sociais.

Estranhou 2
A bem da verdade, ele disse, o que existe de fato é a substituição de 12 funções da secretaria, das quais uma pessoa pediu exoneração por livre decisão e outras três serão remanejadas para outros setores. Assim, somente oito ocupantes de CCs estão efetivamente sendo exonerados. Segundo a informação que circulou, Edvaldo teria determinado tais demissões em retaliação à ex-vice-prefeita Eliane Aquino.

Cidadão
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá nesta quarta-feira, 22, o título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Francisco Gualberto da Rocha. O parlamentar será homenageado em sessão solene no plenário da Casa Legislativa, às 16h. A propositura é de autoria do ex-vereador Emmanuel Nascimento.

Peritos 1
Ontem, a diretoria do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado de Sergipe (Sinpose) se reuniu com o deputado Talysson de Valmir (PR) para discutir a reestruturação da carreira de perito oficial, além da implantação do Complexo Instituto de Criminalística/Instituto Médico Legal em Itabaiana, proposta apresentada pelo parlamentar aos seus pares na Assembleia Legislativa. 

Peritos 2
Na oportunidade, os peritos enfatizaram a necessidade de um novo concurso público para perito oficial, a fim de suprir esta nova demanda pleiteada pelo deputado.


Rechaça 1
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) rechaçou a declaração do governador da Bahia, Rui Costa, também filiado do PT, sobre a educação pública do país, que afirmou que estudantes de universidades públicas devem pagar mensalidades.

Rechaça 2
“Quero dizer que o governador Rui Costa é do meu partido, mas não fala, neste caso, pelo Partido dos Trabalhadores. O PT tem definições a respeito da defesa da escola e da universidade pública. Quando ele faz essa afirmação não expressa a vontade da maioria do povo brasileiro. Rui Costa está na contramão do partido, da juventude petista e da história da educação que se consolidou na defesa da educação pública e de qualidade social”, destacou, acrescentando que a declaração precisa ser rechaçada.

Reajuste militares 1
Por falar em Assembleia, ontem o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) usou o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira, 21, para levar à tribuna dois temas importantes para os policiais e bombeiros militares: a lei complementar 10/2018 – que garantia reajustes para aqueles que cumpriram 30 anos de serviço – e o auxílio-alimentação pago pelo governo.

Reajuste militares 2
A LC 310 teve seu efeito suspenso no mês passado após decisão do Tribunal de Contas do Estado. Georgeo informou que nos últimos dias a Procuradoria Geral do Estado emitiu um parecer dizendo que o governo deveria cumprir a medida e não pagar o reajuste ao final deste mês. “Contudo, a PGE colocou a decisão para o governador Belivaldo”, explicou o parlamentar.