29/05/2019 as 08:02

Quarteto Fantástico

Na Alese houve suposto rompimento do 'quarteto fantástico'

Essa é uma uma referência aos quatro deputados oposicionistas mais atuantes: Kitty Lima (Rede), Georgeo Passos (Rede), Rodrigo Valadares (PTB) e Dr. Samuel Carvalho (PPS).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pros 1
O suplente de deputado estadual Robson Viana (PSD) surpreendeu ontem ao reunir um grande grupo de lideranças para anunciar que o Pros em Sergipe será comandado pelo seu irmão, Cézar Viana. O foco da nova direção será a eleição do próximo ano em Aracaju. Com a proposta de não aceitar parlamentares com mandato, o partido conseguiu reunir importantes lideranças dos bairros e contabiliza que pode eleger até dois vereadores.

Pros 2
“Assim todos terão oportunidade de disputar um mandato, em pé de igualdade. Isso dá mais energia para que os novos nomes busquem o seu mandato”, disse Cézar Viana, em conversa com a coluna. Aliás, essa foi uma das tônicas da reunião: a busca de uma renovação na Câmara de Aracaju, com nomes novos, honestos e que representem bem suas comunidades.

Quarteto fantástico 1

Na Assembleia Legislativa circula o boato de que houve um rompimento no “quarteto fantástico” – uma referência aos quatro deputados oposicionistas mais atuantes: Kitty Lima (Rede), Georgeo Passos (Rede), Rodrigo Valadares (PTB) e Dr. Samuel Carvalho (PPS). 

Quarteto fantástico 2
Samuel Carvalho e Rodrigo Valadares estão pegando leve e parece que não querem mais “bater” no governo. O quarteto então tornou-se uma dupla, com Kitty e Georgeo. A conferir.

Emendas 1
O deputado federal Fábio Henrique (PDT), que integra a Comissão da Reforma da Previdência, está buscando assinaturas para apresentar emenda ao projeto enviado pelo governo ao Congresso. Fábio quer a retirada das mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a manutenção das regras atuais para a aposentadoria de professores.

Emendas 2
Fábio também busca apresentar emendas no sentido de manter a atual regra para aposentadoria de trabalhadores rurais, com idade mínima de 55 para mulheres e 60 para homens, com 15 anos de contribuição.

Emendas 3
FH ainda quer igualar policiais militares, civis e federais, bombeiros, guardas municipais, agentes prisionais, agentes socioeducativos e agentes de trânsito às mesmas regras das Forças Armadas. Ele também é contra a alteração na idade mínima e tentará apresentar emenda no sentido de manter a idade mínima de 60 para mulheres e 65 para homens, com regras de transição.

Em São Cristóvão 1
Em São Cristóvão já começam as movimentações para a disputa municipal. O prefeito Marcos Santana é candidato natural à reeleição – mas seu vice, Adilson Júnior, vem dizendo que não será candidato a vice novamente – apesar de não ter afirmando ainda que será candidato a prefeito. A oposição já iniciou as conversas, mas não definiu ainda quem será o candidato do grupo.

Em São Cristóvão 2
Quem também quer entrar na disputa é o coronel Rocha, que é o presidente municipal do Cidadania. Ele tem a intenção de apresentar-se como uma terceira via à população. “Serei candidato a prefeito com o apoio em massa dos parlamentares do meu partido”, disse ele, lembrando que faz oposição à atual gestão, mas sem ligações com a oposição tradicional do município.

Prazo acabando
As empresas sergipanas que estão sem movimentação há mais de dez anos na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) e correm o risco de ter o registro empresarial cancelado têm até esta sexta-feira, 31, para comunicar à autarquia o funcionamento, a paralisação temporária ou ainda arquivar alteração contratual em caso de modificação dos dados.

Audiência
Até o dia 27 de junho, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) convida a população para enviar contribuições para a audiência pública do setor de gás canalizado. O objetivo é receber e discutir alterações no Regulamento dos Serviços de Distribuição de Gás Canalizado no Estado de Sergipe e Revisão da Margem Regulatória.

Greve geral 1
Com estudantes, professores, servidores e trabalhadores de várias categorias já mobilizados, na próxima quinta-feira, dia 30, em todo o país serão realizados atos em defesa da educação e contra os cortes realizados pelo Governo Federal nas instituições de ensino superior. Em discurso na Câmara dos Deputados na sessão desta terça-feira, dia 28, o deputado federal João Daniel (PT/SE) disse que este é o momento de serem realizadas grandes mobilizações, repetindo o êxito dos atos realizados no último dia 15. Em Aracaju, a mobilização acontece às 15 horas, na Praça General Valadão.

Greve geral 2
“O povo brasileiro já sabe que o governo Bolsonaro é um governo falido, fracassado, é uma mentira, um fake news, um ataque ao povo brasileiro. E não há outra saída que não seja a construção da greve geral, as grandes mobilizações”, afirmou. Para o parlamentar, o recado contra os cortes que vão inviabilizar as universidades e institutos federais de Educação tem que vir das ruas, para ter condições de barrar esse retrocesso à educação e à ciência que o governo Bolsonaro quer causar.

Pagamento 1
O Governo do Estado inicia o calendário de pagamento referente ao mês de maio na próxima sexta-feira, 31. Nesta data, recebem os servidores com vínculo efetivo ativos, aposentados e pensionistas com vencimentos até R$ 3 mil, além de servidores efetivos do Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase, Agrese e servidores lotados em escolas da Secretaria da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

Pagamento 2
No dia 12 de junho, recebem os demais servidores ativos, aposentados e pensionistas cujos vencimentos estão acima de R$ 3 mil, bem como todos os servidores comissionados sem vínculo. Já no dia 17 de junho, o governo paga a quinta parcela do saldo remanescente do décimo terceiro de 2018 para todos os servidores. Todos os valores serão creditados na conta dos servidores sempre às 9 horas.